Qual a origem dos primeiros instrumentos musicais?

Conheça a Origem dos primeiros instrumentos musicais e a importância deles para a humanidade aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento dos instrumentos leia aqui!

A origem dos instrumentos musicais é um tema que interessa principalmente músicos e estudiosos da História, mas que, na verdade, diz respeito a todos. Isso porque, para entender melhor quem somos, temos que olhar para o passado e para o desenvolvimento das primeiras culturas. Esse exercício, por sua vez, leva para campo da música.

É conhecido pelos pesquisadores que uma das primeiras manifestações comunicativas do ser humano foi a música, seja cantada ou tocada. E aí é onde a origem dos instrumentos musicais torna-se importante. Esse assunto é muito intrigante e enriquecedor. Para mergulhar nele e saber qual é de fato a origem dos instrumentos musicais continue a leitura deste artigo.

O que é um instrumento musical?

Não é interessante conhecermos a origem dos instrumentos musicais se não soubermos primeiro o que é isso. Portanto, vamos a uma explicação mais elementar: o que é um instrumento musical.

O que é um instrumento musical
Fonte/Reprodução: original

Entende-se como instrumento musical o objeto que, nas mãos de um compositor, produz música. Eles são fabricados com esse propósito específico e são feitos com diferentes materiais.

No mundo existem inúmeros tipos de instrumentos, com formatos, histórias e sonoridades únicas. Cada um deles, inclusive, ajuda a explicar a trajetória humana pela Terra, de modo que conhecê-los é também aprender sobre nós mesmos.

Qual a origem dos instrumentos musicais?

Por ser de um período muito antigo, a origem dos instrumentos musicais é de difícil definição. O que é certo é que eles já estavam presentes em sociedades primitivas de dezenas de milhares de anos atrás.

De acordo com estudiosos, a música foi uma das primeiras manifestações humanas de comunicação. Foi nesse contexto, então, que se deu a origem dos instrumentos musicais mais antigos. Como e quando exatamente eles surgiram, provavelmente nunca saberemos.

Qual a origem dos instrumentos musicais
Fonte/Reprodução: original

Uma suposição aceitável é que, em algum momento no passado, os povos primitivos perceberam os sons que a natureza fazia e resolveram tentar imitá-los por meio de objetos. Talvez tenham batido alguma coisa na outra, esfregado ou até assoprado nelas, mas o que de fato aconteceu não temos como saber.

Uma coisa que dá para apontar com mais clareza, no entanto, é que, na origem dos instrumentos musicais, o primeiro objeto utilizado para produzir música, foi uma flauta primitiva. Isso é indicado pelo estudo em carbono feito em um exemplar de flauta construída em osso e que foi encontrada na Alemanha. O objeto data de aproximadamente 42 mil anos atrás.

Qual seu primeiro registro?

Os primeiros registros históricos que nos ajudam a conhecer melhor a origem dos instrumentos musicais foram feitos em pinturas rupestres. Eles datam de cerca de 60.000 a.C. e revelam a representação de instrumentos de sopro, como flautas e apitos. Isso ajuda a entender como esses foram de fato os primeiros objetos musicais da história.

Qual a importância dos instrumentos musicais ao longo da história?

Desde a origem dos instrumentos musicais esses objetos têm muita importância para a cultura dos povos. Muitos deles, lá no início de tudo, estavam associados a práticas religiosas, por exemplo.

A comunicação entre diferentes grupos humanos também foi algo beneficiado com a origem dos instrumentos musicais, principalmente com os de percussão. O tambor, nesse contexto, foi usado, milhares de anos atrás, para transmitir mensagens à grande distância.

Práticas guerreiras e laborais também estavam ligadas ao uso de alguns instrumentos no passado. Até atividades simples, como a leitura, muitas vezes eram acompanhadas de música instrumental (neste caso específico, a lira era bastante usada).

Foi apenas na recente Idade Moderna, período já bem distante da origem dos instrumentos musicais, que esses objetos passaram a ser utilizados puramente com intuito de promover entretenimento. Hoje, eles estão associados ao teatro, cinema, televisão, desenhos animados, entre outras coisas.

Quais os tipos de instrumentos musicais?

Como vimos acima, a origem dos instrumentos musicais data de um período muito antigo. Isso faz com que, com o passar do tempo, muitos tenham surgido e, hoje, existe uma variedade consideravelmente grande.

O que determina os tipos de instrumentos são diferentes aspectos, como o material em que foi fabricado, qual é a mecânica de execução, qual a natureza do som produzido, que partes o integram, entre outras coisas.

Instrumentos musicais: o que são as três famílias?

Uma boa forma de entender os tipos de instrumentos existentes hoje é conhecer o que se chama de três famílias. Trata-se, apenas, de uma forma de classificação baseada na determinação de três famílias específicas: corda, sopro e percussão.

Violão, guitarra, harpa, violino e violoncelo são exemplos da primeira família. A flauta, clarinete e saxofone integram o segundo grupo (sopro). Já a percussão é formada por coisas como bateria, triângulo, pandeiro e agogô.

O que podemos deduzir depois de todas essas informações sobre a origem dos instrumentos é que eles sempre foram importantes para a humanidade. Seja por questões religiosas, guerreiras ou de puro entretenimento, esses objetos têm na história uma marca indelével e de grande relevância.

6 comentários em “Qual a origem dos primeiros instrumentos musicais?”

Deixe um comentário