Para entender um pouco a origem dos primeiros estudos sociais, é necessária uma análise do contexto histórico do século XIX. Onde data a época da primeira revolução industrial, na qual, consequentemente, deu uma enorme discrepância para as diferenças entre classes sociais.
Com isso, entenda, neste conteúdo, a origem dos primeiros estudos sociais e outras curiosidades sobre esse período, confira.
O que são os Primeiros Estudos Sociais
Um dos primeiros e mais famosos autores, Émile Durkheim, considerado o primeiro sociólogo de fato, durante a origem dos primeiros estudos sociais, dizia que a sociedade poderia ser entendida através do estudo das ações de um indivíduo.
Por esse motivo, entrou em conflito com as ideias de filósofos anteriores, nos quais diziam que o ser humano haveria uma natureza bruta, como Thomas Hobbes.

Dentre os primeiros estudos da sociologia, Durkheim criou uma metodologia científica adequada para consolidar essa nova ciência de uma forma segura, e em muitos de seus argumentos, ele diz sobre o tal “fato social”.
O fato social, de acordo com Durkheim, seria tudo o que obriga ou exerce influência sobre um indivíduo para que ele se encaixe ou adapte-se ao quadro social construído através dos contextos históricos. Dessa forma, o fato social seria a explicação dos comportamentos de toda uma sociedade.
Qual a origem dos Primeiros Estudos Sociais?
A origem dos primeiros estudos sociais se deve ao fato do contexto histórico do século XIX, contexto da revolução industrial, no qual gerou conflitos entre as classes sociais e a forma de vida que o proletariado levava.
Émile Durkheim presenciava a sociedade francesa instável politica e socialmente, se preocupando com o desenrolar de uma sociedade conflituosa. Com isso, iniciou suas pesquisas e a escrever suas teorias para tentar solucionar esses problemas.
Mesmo assim, a origem dos primeiros estudos sociais também pode ser entendida como as ideias de Auguste Comte, pois suas teorias sobre a sociedade europeia tiveram grande relevância, apesar de não ter sido considerado o primeiro sociólogo.
Qual é a história dos Primeiros Estudos Sociais?
Acredita-se que a origem dos primeiros estudos sociais começaram pelo filósofo positivista Auguste Comte, no qual analisava, muitas vezes, em suas teorias, a sociedade europeia. Mais tarde, a sociologia viria a se consolidar como ciência, de fato, a partir das ideias e métodos de Émile Durkheim.
Antes de a sociologia ser entendida como uma ciência em si, Auguste Comte reafirmava para o cenário científico que a sociedade deveria ser um objeto de estudo importante para a ciência. Ele dizia que o ser humano passavam por um amadurecimento individual a partir de três partes, sendo essas:
- Fase teológica: onde os fenômenos do mundo são explicados por atividades divinas, como na idade média;
- Fase metafísica: onde o ser humano passou a argumentar ao invés de responder os fenômenos através da cosmogonia. Essa fase se iniciou no renascentismo;
- Estado positivo: onde as explicações dos fenômenos deveriam ter uma prova concreta da veracidade do argumento, mas Comte não tomava a argumentação empírica ao dizer isso, apenas procurava consolidar os argumentos de forma segura.
A partir disso os autores debatiam e criavam teorias para entender a sociedade e claro, tentar oferecer soluções para os problemas, a fim de evitar o colapso dela.
Quais foram os primeiros Estudos Sociais?
A origem dos primeiros estudos sociais proveio dos pensamentos do sociólogo francês Émile Durkheim, no qual ele denominou como “fatos sociais”. Sendo esses, leis que geriam toda uma sociedade, ajudando a explicar o comportamento dos indivíduos e fatores psicológicos.

Durkheim também criou métodos científicos para que a ciência dos estudos sociais fosse consolidada de uma forma segura, evitando que caísse no senso comum. Apesar de ter sido um importante sociólogo e tenha feito um papel memorável nessa área da ciência, ainda há muitos outros sociólogos que moldaram os estudos sociais até termos a sociologia que conhecemos hoje.
Entender a origem dos primeiros estudos sociais é fundamental para entender toda a sociologia, pois molda uma base muito forte para tal ciência. E claro, entender como alguns problemas que vivemos hoje em dia surgiram.
1 comentário em “Qual a Origem dos Primeiros Estudos Sociais?”