Dono de muitos pratos que agradam vários públicos do Brasil, poucas pessoas conhecem a fundo a origem dos pratos típicos de Roraima, na região Norte do país.
Vários desses pratos acabam rompendo as fronteiras das regiões, chegando a diversos outros estados do país e, assim como no seu local de origem, fazem sucesso por onde passam. Pensando nisso, trazemos um pouco sobre a origem dos pratos típicos de Roraima.
Onde fica Roraima?
Antes de abordarmos melhor a origem dos pratos típicos de Roraima, vamos explorar um pouco mais o estado em si. Localizado na Região Norte, o estado faz divisa com o Amazonas e Pará, além de fazer fronteira com a Venezuela e a Guiana.

Seu nome vem da linguagem indígena e mistura três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”. Atualmente, Roraima possui cerca de 657 mil habitantes espalhados em 15 municípios, sendo a capital, Boa Vista, a cidade mais habitada do estado.
Quais os pratos típicos de Roraima?
Iniciando nossa abordagem das origens dos pratos típicos de Roraima, separamos aqui alguns dos principais pratos que vem diretamente do estado:
- Pé de Moleque;
- Paçoca com Banana;
- Sucos de Frutas Amazônicas;
- Damurida.
Alguns inclusive extremamente conhecidos em boa parte do território nacional.
Qual a origem dos pratos típicos de Roraima?
Confira a Origem de cada prato típico de Roraima:
Pé de Moleque
A origem do Pé de Moleque leva até o período da colonização, onde a Rapadura, iguaria muito popular em Portugal, era trazida constantemente ao Brasil. Com o início da preparação do prato no país, muitas vezes acontecia de ocorrer erros no ponto do cozimento, o que acabou originando a nova iguaria.
Diferente do Pé de Moleque tradicional, o prato vindo da região norte tem um grande diferencial nos seus ingredientes, a ausência de amendoim. Além disso, o prato é assado enrolado com folha de bananeira, preservando seu sabor.
Paçoca com Banana
Nesse caso em específico sobre a origem dos pratos típicos de Roraima, temos uma certa controvérsia. Muitos estudiosos discutem sobre o ponto de origem da Paçoca com Banana, onde uns acreditam ter se iniciado com os tropeiros nordestinos que iam até a Região Norte, já outros direcionam a origem do prato para tribos indígenas.
Os tropeiros nordestinos que viajavam ao Norte costumavam colocar mantas de carne seca nas selas dos cavalos, que eram trituradas durante a viagem. Após isso, o ingrediente era misturado ao restante. Já na parte indígena, existe a contribuição do pilão, objeto comum nas tribos para triturar ingredientes, além, é claro, da abundância de bananeiras nas plantações.
Sucos de Frutas Amazônicas
Com frutas extremamente populares em todo o país sendo originárias da Floresta Amazônica, sem sombra de dúvida uma das mais requisitadas iguarias de Roraima são os sucos dessas frutas, que são fonte de várias proteínas e vitaminas.
Damurida
Um dos principais pratos típicos de Roraima, a Damurida é um prato vindo diretamente do povo indígena, passando por gerações e, até hoje, é celebrado em todo o estado. Não se sabe ao certo há quanto tempo a iguaria existe, pois, como falado antes, a Damurida é passada por gerações, com muitos desconhecendo sua real origem.
Como fazer os pratos típicos de Roraima?
Confira abaixo como fazer os pratos típicos de Roraima:

Cada um são bem simples.
Pé de Moleque
O Pé de Moleque da região Norte é feito com farinha de mandioca, açúcar, canela, castanha e erva-doce. Misturando esses ingredientes, a massa é enrolada em folhas de bananeira e levada ao forno para assar.
Paçoca com Banana
Utilizando farinha, banana e carne bovina bem seca ou charque batida no pilão, a Paçoca com Banana é feita em duas etapas. Primeiro, é necessário criar uma massa com banana e farinha, misturando com a carne bovina após finalizada.
Sucos de Frutas Amazônicas
O mais fácil de todos os pratos típicos, os sucos podem ser feitos de várias formas, seja triturando as frutas em água ou leite, e adicionando outros ingredientes para dar viscosidade. O principal ingrediente é o que não deve faltar.
Damurida
Utilizando diversas pimentas tradicionais de Roraima, a Damurida nada mais é que peixe temperado com sal, limão, pimentas e outros condimentos, banhado no Tucupi, e caldo retirado da mandioca.
Conhecendo um pouco mais da origem dos pratos típicos de Roraima e suas receitas, sem dúvida deve ter dado água na boca para experimentar algumas dessas iguarias. Mesmo que sejam tradicionais da região Norte, o que não faltam são opções e formas de conhecermos um pouco mais dessa culinária.