Origem dos Jogos de tabuleiro!

Você sabe qual a origem dos jogos de tabuleiro, afinal de contas? Os chamados board games já foram um dos mais populares tipos de jogos do mundo, e provavelmente você já jogou algum.

Mas quais são os primeiros registros dessa forma de entretenimento e por onde ele começou a florescer?

Certamente, esse tipo de jogo perdeu um pouco o seu apelo, embora ainda tenha seu público cativo, a categoria tem disputado muito com os jogos digitais, que por conta da tecnologia estão a frente na disputa.

Então, nada mais justo que honrar a história desses jogos ao relembrar suas origens. Venha com a gente aprender a origem dos jogos de tabuleiro!

O que são e qual origem dos jogos de tabuleiros?

O ato de jogar sempre presume um exercício da imaginação em que duas ou mais pessoas aceitam regras determinadas de modo arbitrário, para causar um certo desafio em determinado cenário onde acontecerá o jogo.

Tentar descobrir a origem dos jogos de tabuleiro é muito difícil quando sabemos que já foram encontrados registros desses objetos que podem datar de até 6.000 anos a.C. Esses registros vêm da África, mais precisamente na região do Egito e da Mesopotâmia, onde os povos tinham com os jogos de tabuleiro uma relação quase sacerdotal, em que vinham simbolismos iniciáticos, que faziam referência ao mundo espiritual.

O que são e qual origem dos jogos de tabuleiros
Fonte/Reprodução: original

Os jogos, claro, eram um tanto rudimentares e bem mais simples perto do que nós temos hoje. Imagina-se que consistia em truques simples como retirar sementes de um recipiente, mas em outras culturas, como na China em 2.000 a.C. já existiam protótipos do Go, que até hoje é jogado.

Outra antiguidade do mundo dos jogos do tabuleiro é o Xadrez, que desde 1.000 a.C. já era jogado em versões primárias na Índia e Pérsia.

Mas, no geral, o que é dito como o jogo de tabuleiro mais antigo é o Mancala, um jogo africano que existe a mais ou menos 7 mil anos e ainda hoje existe em diferentes versões.

Jogos de tabuleiro épicos

Os primeiros jogos de tabuleiro, obviamente, eram muito mais modestos, sem toda a criatividade que existe hoje. A guinada para os jogos épicos e mais criativos só aconteceu depois da industrialização, onde peças ainda mais espetaculares foram criadas.

Qual o jogo considerado o marco da era moderna de Jogos de tabuleiro?

Os jogos de tabuleiro permaneceram por muito tempo encarcerados em fórmulas de estratégia, jogados de forma prática, pouco lúdica. Isso até a criação do “Jogo Da Vida”, que mudou para sempre a forma de se fazer os board games!

Qual o jogo considerado o marco da era moderna de Jogos de tabuleiro
Fonte/Reprodução: original

A partir dele, os jogos de tabuleiro passaram a ser mais elaborados, sofisticados e, principalmente, mais criativos.

6 jogos de tabuleiros mais conhecidos

Vamos conhecer agora 6 jogos de tabuleiros, os mais conhecidos e populares de todos os tempos:

Xadrez

Um jogo de tabuleiro mais do que clássico! Tenho certeza que mesmo que você não saiba jogar, conhece muito bem qual é!

Damas

Outro dinossauro dos jogos de tabuleiro, com sua origem rastreada até o Egito Antigo, cerca de 2.000 a.C. Damas é até hoje muito jogado, por ter uma mecânica simples, mas que exige boa estratégia.

Monopoly

Simplesmente aquele que detém o posto de jogo de tabuleiro mais vendido de todos os tempos! Monopoly é um fenômeno comercial.

Batalha Naval

Um clássico dos jogos de estratégia, cuja origem está relacionada às grandes guerras que ocorreram no século passado.

Go

Um clássico oriental! O Go ainda está vivo depois de mais de um milênio de vida, que ainda hoje rende campeonatos profissionais e desafios ao redor do mundo.

Jogo da Vida

O responsável por trazer todo o frescor dos jogos mais modernos! O jogo da vida é um marco na história dos board games. Por isso, até hoje é respeitado e querido pelos fãs.

Embora os jogos de tabuleiro tenham perdido seu espaço, ainda hoje há uma espécie de retorno às origens que parece destinado a manter esses jogos vivos. O que é maravilhoso e torçamos para que os board games sobrevivam por muito tempo!

Gostou de conhecer a origem dos jogos de tabuleiro? Continue conosco no Origem das Coisas para muito mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário