Fundados sob premissas de conquistas e busca de poder absoluto, a origem dos impérios sempre parte de uma pessoa que busca ter, acima de tudo, soberania. Seja ela sob povos, culturas, territórios e até países.
A maioria dos impérios nasceu a partir de guerras, traições e conquistas. Estiveram presentes durante quase toda a história humana registrada, por isso é muito importante entender o que é e qual é a origem dos impérios.
Qual a origem dos impérios?
Império é um termo que deriva da palavra “Imperium”, do Latim, que significa poder, comandante ou autoridade. Um império é, por definição, um território vasto composto por regiões, povos e culturas diversas, tudo isso sob o comando de uma figura soberana, o imperador ou a imperatriz.

Geralmente, a origem dos impérios se dá em batalhas, onde o exército de uma região, ao vencer o exército de outra região, anexa a cultura e o povo deste território ao império, transformando-o em uma periferia. O centro de um império, também chamado de metrópole, funciona como uma capital, exercendo poder sobre as periferias, sendo os territórios conquistados.
Quais foram os primeiros impérios?
Antes mesmo dos gregos e dos romanos adotarem políticas imperialistas e iniciarem suas expansões, a origem dos impérios se deu no Egito Antigo. Por volta de 3100 a.C, através da unificação das cidades nas margens do Rio Nilo, o Império Egípcio foi fundado, sendo comandado pelo Faraó, que detinha poder absoluto sobre a religião, o exército e a administração dos territórios.
Muito tempo depois dos egípcios, a humanidade passou a presenciar a origem dos impérios que também se tornariam muito conhecidos e duradouros, como o Império Maia, fundado por volta de 1500 a.c e que durou quase 3000 anos.
Um dos impérios mais conhecidos é o Império Romano, que durante 5 séculos, de 27 a.c até 395 d.C, conquistou inúmeros territórios na Europa, na Ásia e na África. Após momentos de crise devido à má administração e de constantes invasões, o Império Romano quebrou, o que resultou na origem dos impérios romanos do ocidente e do oriente.
Como se formaram os impérios?
A origem dos impérios quase sempre se dá pelo mesmo motivo, a qual é a busca por poder. Em um mundo dividido por cidades, países e territórios, a forma mais fácil de alcançar cada vez mais poder é conquistando tais territórios e anexando seus povos e suas culturas na sua administração. Assim, com conquistas após conquistas, vemos a formação de impérios enormes e duradouros.
Qual foi o último império do mundo?
A maioria dos últimos impérios foram sumindo no início do século XX devido à Primeira Guerra Mundial. Mas foi só após a Segunda Guerra que o Japão, após a sua derrota, deixou de se denominar como Império em 1947, tornando-se oficialmente um país.

Motivados por uma busca incessante de dominação e subjugação de outros povos e culturas, conquistadores resultam na origem dos impérios e acabam assim se transformando em imperadores. Que, apesar de trazerem avanços enormes para a humanidade como os egípcios e os romanos, fazem isso por meio de guerras, escravidão e extermínio.
Atualmente, o termo “imperialismo” é usado para países que expandem suas políticas, suas empresas e até suas culturas para países estrangeiros, “forçando” suas culturas sobre outros países e fazendo quase que uma colonização moderna. Os Estados Unidos e vários países da Europa são constantemente acusados de adotarem políticas imperialistas, mesmo não sendo impérios.