Qual origem dos gatos e algumas curiosidades

Descubra qual foi a real Origme dos gatos e veja algumas curiosidades sobre aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento dos gatos leia aqui!

Os gatos estão entre as principais escolhas para animais domésticos. No ranking mundial, ele está presente na terceira colocação. No Brasil, a escolha por esse animal está em crescimento. Conforme o IBGE, a população desses animais é de 23,9 milhões. A previsão é que até o final de 2022, esse número atinja a marca de 30 milhões.

A preferência por esses animais não é à toa. Eles são considerados animais curiosos e muito independentes. Cada um com sua personalidade própria. Além disso, a origem dos gatos está relacionada a uma história repleta de simbologia e curiosidades.

Onde se originaram os gatos?

Ao contrário do que se acredita sobre a origem dos gatos, esses animais foram os responsáveis pela aproximação dos humanos. Em busca de alimento, eles acabaram por se deslocar do ambiente selvagem e começaram a viver perto dos humanos.

Onde se originaram os gatos
Fonte/Reprodução: original

Segundo pesquisas, a origem dos gatos se deu há pelo menos 100 mil anos no Oriente Médio, Até o gato doméstico que conhecemos, os felinos passaram por até cinco variedades.

Os cientistas afirmam que até hoje existem gatos selvagens com o mesmo DNA dos felinos domésticos em algumas localidades do mundo como: Emirados Árabes; Israel; Bahrein e Arábia Saudita.

Como os gatos ganharam o mundo?

Sabe-se que a origem dos gatos aconteceu há cerca de 130 mil anos. Porém, sua aproximação com os humanos demorou um pouco. Sabe-se que essa aproximação aconteceu de 10 a 12 mil anos atrás.

A aproximação entre os gatos e humanos aconteceu por iniciativa dos próprios animais. Foi justamente na época em que os agricultores começaram com suas lavouras, o que atraiu uma grande quantidade de ratos. Desse modo, os felinos foram atraídos para as grandes lavouras por conta dessas caças.

Para os agricultores, a presença dos gatos foi muito benéfica. Pois, eles eram responsáveis pelo controle dessas pragas que destruíram as plantações. Desse modo, os humanos começaram a deixar alimentos aos arredores das lavouras para deixar os felinos cada vez mais próximos.

Assim, o ser humano iniciou sua história com o Felis Silvestris, o gato selvagem. Esse gato tem como seu ancestral o Felis Silvestris Lybica, o mesmo do gato doméstico de hoje em dia, Felis Catus.

A relação entre felinos e humanos se iniciou através da troca de favores, porém hoje a realidade é diferente. Os gatos habitam lares de muitas famílias por todo o mundo. Eles são conhecidos por serem animais carinhosos, preguiçosos e extremamente curiosos, o que faz deles um dos animais mais amados de todo o mundo.

O gato e o seu misticismo histórico

Na história da origem dos gatos também há o envolvimento de muita simbologia e alguns mitos. No Egito Antigo, os gatos eram adorados por conta da deusa Bastet. Essa deusa, considerada símbolo da fertilidade e do amor, era representada com uma cabeça de gato em um corpo de mulher.

De acordo com os registros egípcios, esses animais andavam livremente por toda corte e mantinham uma relação bem próxima dos humanos. Eles acreditavam que os gatos eram de fato criaturas mágicas e podiam trazer sorte a quem os tratassem bem.

Alguns historiadores afirmam que durante o período do Egito Antigo, as pessoas raspavam as próprias sobrancelhas quando um gato morria. Era o método de demonstrar luto por eles. Além disso, a maquiagem tradicional que as mulheres usavam era feita para imitar o olhar dos gatos.

Quando um gato morria, eles recebiam ritos fúnebres. Em XIX, alguns arqueólogos encontraram pelo menos 300 mil múmias de gatos localizadas em Tall Bastah.

Durante a Era cristã, a relação do ser humano com o gato não era tão boa quanto no Egito. Nessa época, iniciou-se a demonização dos gatos. Esse processo aconteceu por conta dos dos pagãos que utilizam o símbolo do gato em seus cultos e também por causa dos muçulmanos.

Sensitividade dos gatos

Os gatos são animais muito sensitivos e são capazes de prestar atenção em tudo que ocorre à sua volta. Eles utilizam de uma visão e audição excelentes. Por isso, muitas pessoas acreditam que eles podem sentir todas as vibrações de um mundo astral, e assim filtrar as más energias, permitindo um ambiente mais limpo.

Mesmo assim, há quem ainda tenha preconceito com esses animais. Os gatos de pelo preto são os que mais sofrem, por serem associados a bruxas ou energia pesada. Até hoje existem casos de maus tratos contra esses animais.

Quando os gatos chegaram ao Brasil?

Por conta da difusão em peso do Império Romano, esses animais puderam se espalhar pela Europa. Ao passar dos anos, iniciou a fase das grandes navegações que cruzavam os oceanos. Foi assim, que o gato chegou ao Brasil e a todos os países do mundo inteiro.

Desde 2013, o número de pessoas que escolhem adotar um gatinho aumentou em 8,1%. Por conta disso, alguns estudos demonstram que o número tem tendência de crescer ainda mais.

Quais as principais raças de gatos no Brasil?

Há milhares de raças de gatos espalhados por todo o mundo. No Brasil, existem as que são mais populares e fáceis de encontrar. Segundo pesquisas, a raça mais popular é a Persa e Himalaia, mas também é muito comum encontrar a raça Siamês, Maine Coon, Angorá, Ragdoll e é claro a SRD, o famoso gato sem raça definida.

3 comentários em “Qual origem dos gatos e algumas curiosidades”

Deixe um comentário