Qual a Origem dos Estados Nacionais?

A origem dos Estados Nacionais como conhecemos hoje, os ditos países, está associada a forma com que as pessoas se estabeleciam em determinados territórios, com mesma cultura e identidade.

Também chamados de Estados-Nação, os países representam não somente sua população, mas sua soberania política e militar até onde se formam suas fronteiras.

Você realmente conhece o seu país e sabe sobre a origem dele? Sabe como foi a formação dos países modernos? Afinal, qual é a origem dos Estados Nacionais, como eles eram antes de serem divididos como são hoje?

O que são estados nacionais?

São estados nacionais os territórios constituídos por uma massa de cidadãos comuns entre si, em relação à:

  • Língua que falam;
  • Cultura que carregam;
  • Religião oficial;
  • Moeda;
  • Hino Nacional.

E claro outros costumes praticados no país. Também está incluído seus cidadãos, os quais são considerados parte de uma identidade, desde a origem dos estados nacionais. Ou, como parte de uma mesma nação.

Qual a origem dos estados nacionais?

Sabemos que os países atuais são estados-nações, mas é comum refletir em qual é a origem dos estados nacionais que hoje fazemos parte. Porém, tenha em mente que há diferenças entre a origem de cada um, desde a questão geográfica até a cultural.

A origem dos estados nacionais está associada ao período em que eles se industrializaram entre os séculos XVIII e XIX. Antes, a Europa era organizada conforme o feudalismo. Mas a autonomia de diversos povos permitiu essa origem.

Qual a origem do estados nacionais
Fonte/Reprodução: original

Portugal e Espanha, foram os primeiros na linha de origem dos estados nacionais modernos. Estes países se uniram em 1492, na Guerra da Reconquista, com o objetivo de retirarem os povos mouros da Península Ibérica.

Por outro lado, a França, de 1337 a 1453 (após a Guerra dos Cem Anos) e Inglaterra 1455 – 1485 (Guerra das Duas Rosas), firmaram suas bases durante a origem dos estados nacionais modernos.

Como eram os estados nacionais?

A origem dos estados nacionais, ou como eram os países modernos, é explicado através da divisão geográfica internacional. Na Europa, foi, na maioria, uma divisão com bases políticas, mas com a monarquia. Era evidente a dinâmica política e econômica na origem desses países.

Ou seja, foi com apoio da burguesia em garantir o fortalecimento econômico, que estava sem ordem, que origem dos estados nacionais europeus foi motivada. Os países tinham seu comércio protegido, o que alimentou o sentimento nacionalista desde então. Embora houvessem conflitos entre eles.

Como ocorreu o processo de formação dos estados nacionais modernos?

A criação, ou formação dos estados modernos se deu a partir de sua nação unificada. Isso nos ajuda a entender o sentimento nacionalista na origem dos estados nacionais.

Curiosamente, esses eventos teve grande atuação dos comerciantes burgueses, que eram afetados pelas leis dos feudos, atividade econômica encarecida. Sem falar na falta de uma moeda única. Assim, nobreza também estava enfraquecida com as guerras, cruzadas, e falta de um figura mais forte e um governo político novo.

Como ocorreu o processo de formação dos estados nacionais modernos
Fonte/Reprodução: original

Mesmo com poder absoluto de reis, o modelo capitalista deu origem aos estados como conhecemos. Mas, apesar das divergências, a origem dos estados nacionais superou os conflitos e teve seu poder centralizado com maior representação da nação.

Com isso, você conheceu a origem dos Estados Nacionais, como conhecemos hoje e o que levou a essa mudança. Então ser quer conhecer mais sobre outros eventos históricos da sociedade, continue navegando em nosso site.

Deixe um comentário