A origem do Zorro é pouco conhecida, mas sua história é um grande sucesso. Se você viveu de verdade os anos 90, com certeza conhece ou já ouviu falar no Zorro, ele é conhecido como um dos maiores personagens de ação de todos os tempos.
Zorro é retratado como um vigilante mascarado que defende os pobres oprimidos da antiga Califórnia. Sua vestimenta é uma das coisas mais marcantes do personagem, seu traje é completamente preto, ele usa um chapéu, uma máscara que cobre metade de seu rosto, além de uma capa marcante.
Muito estiloso, Zorro possui uma notória habilidade com as espadas, que o fez ser conhecido como o maior espadachim da época, mas sua sede por justiça não o permite ficar de braços cruzados diante das injustiças sociais.
Qual a Origem do Zorro?
O personagem Zorro foi criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Desde sua criação, o personagem se tornou um verdadeiro sucesso no mundo inteiro, o que o fez ganhar vários livros e adaptações em formato de séries e filmes.

O sucesso do Zorro foi tão grande que só na Europa foram produzidos mais de 28 filmes do Zorro e, ainda, foram feitos 6 no México, e pelo menos 10 nos Estados Unidos.
O herói passou por muitas modificações durante o tempo, mas a origem do Zorro é sempre a mesma, um homem que se revolta ao ver as injustiças que o povo sofria nas mãos dos Dons, os antigos senhores de Terra, que praticavam a escravidão na Califórnia. Zorro, então, decide fazer justiça com as próprias mãos.
Quem é o Zorro?
Zorro é, na verdade, a identidade secreta de Don Diego de la Vega, um jovem de família bastada, filho de Don Alejandro de la Vega, um dos homens mais ricos de toda a Califórnia. Diego finge ser um covarde almofadinha, para esconder sua verdadeira identidade e ocultar que é o justiceiro mascarado.
Diego se tornou um perito na arte da espada enquanto estava na universidade na Espanha, foi então que seu pai o convocou para ajudá-lo a livrar a Califórnia de um ditador opressor, foi aí que se deu origem do Zorro.
Diego vivia boa parte do seu dia em uma enorme fazenda junto do seu pai. Fazenda essa, cheia de passagens secretas e túneis subterrâneos, que ligam a famosa caverna secreta do Zorro, é lá também que está Tornado, seu fiel cavalo.
Quando o Zorro apareceu pela primeira vez?
Zorro apareceu pela primeira vez em 1919, em um romance independente chamado The Curse of Capistrano. Mas o personagem fez tanto sucesso que convenceu McCulley a escrever mais histórias sobre ele.

Em mais de quatro décadas, desde a origem do Zorro, o personagem apareceu em cinco histórias serializadas e 57 contos, estes últimos apareceram em uma versão impressa postumamente em 1959, o ano após a morte do autor.
Desde então, o Zorro é apresentado em diversas mídias ao redor do mundo, com diferentes caracterizações, muitas das quais nem correspondem à origem do Zorro de McCulley.
Curiosidades sobre o Zorro
Eis algumas curiosidades que podem tornar esse personagem tão icônico ainda mais interessante:
- Um fato que poucas pessoas conhecem é que o nome Zorro, em espanhol, significa “Raposa”, o herói recebeu até mesmo o apelido de “Raposa Raivosa” em alguns países.
- The Curse of Capistrano se tornou um verdadeiro sucesso, e vendeu mais de 50 milhões de cópias e se tornou um dos livros mais vendidos de todos os tempos.
- Bob Kane, criador de Batman, inspirou-se no Zorro para criar seu famoso personagem. Eles realmente são bem parecidos, não acha?
Realmente, o Zorro ultrapassa gerações e acredito que ainda ouviremos muito sobre o Zorro durante muitos séculos! É um personagem que ficou eternizado na vida de todos nós e que serviu de inspiração para uma geração inteira de apaixonados por filmes e heróis. Viva o Zorro!