Qual a origem do Zaqueu? Confira!

Você sabe a origem do Zaqueu? A bíblia conta com diversas personalidades interessantes que nos passam lições fundamentais para quem é cristão.

Zaqueu foi um dos homens ricos citados no Evangelho de Lucas como o proprietário da figueira em que Jesus se sentou para falar. Ele era um homem pobre e pecador, mas Jesus o elogiou por sua fé e o perdoou de seus pecados.

Zaqueu se arrependeu de seus pecados e decidiu se tornar um homem justo e de bem, doando a metade de todos os seus bens para ajudar os pobres.

Neste conteúdo você conhecerá mais sobre a origem do Zaqueu, qual a história dele, quais lições bíblicas e muito mais. Continue lendo para conferir.

Qual a origem do Zaqueu na bíblia?

Mas qual a origem do Zaqueu? Sabemos que Zaqueu foi muito abençoado por Jesus segundo a bíblia. Ele era um chefe de publicanos ou cobradores de impostos em Jericó, na Judeia, durante o tempo de Jesus.

Qual a origem do Zaqueu na bíblia
Fonte/Reprodução: original

Ele aparece pela primeira vez no capítulo 19 do livro de Lucas, onde é descrito como um homem rico e muito pequeno de estatura.

Jesus viu Zaqueu e disse que iria ficar hospedado na casa dele. Graças ao encontro de Jesus com Zaqueu, este teve a sua vida transformada, pois se arrependeu e devolveu os salários que havia recebido de forma injusta.

Qual a história de Zaqueu?

A história e origem do Zaqueu são muito interessantes. Quando Jesus viu o homem na árvore, ele então chamou Zaqueu para descer;

Qual a história de Zaqueu
Fonte/Reprodução: original

Ao se arrepender dos seus pecados, Zaqueu decidiu devolver quatro vezes o valor a todos aqueles que havia prejudicado cobrando impostos. Ele ainda disse que ia doar metade de seus bens aos pobres.

Jesus então declarou que Zaqueu havia se arrependido de seus pecados, e que ele havia sido salvo. A partir daí, Zaqueu se tornou um seguidor de Jesus e, após a ascensão de Jesus, Zaqueu foi um dos primeiros discípulos a pregar o Evangelho. Ele também foi um dos primeiros a receber o batismo de João Batista.

Lições bíblicas sobre Zaqueu?

Por meio da origem do Zaqueu podemos ver que existem lições maravilhosas que traz esperança para quem a lê. Confira abaixo:

  1. O arrependimento leva à salvação;
  2. Deus nos salva independentemente de nossa posição social;
  3. A generosidade deve ser uma das características do cristão.

Zaqueu mostrou generosidade ao devolver quatro vezes o valor a todos aqueles que ele prejudicou cobrando impostos. Isso nos ensina que devemos ser generosos.

Textos sobre ele

A origem do Zaqueu vem dos textos bíblicos de Lucas nos capítulos 15 onde é citado, além do 19, onde de fato sua história começa. Em outras passagens bíblicas como Levítico capítulo 6 e o capítulo 5 do livro de Números, ele também é citado. Zaqueu também é citado no livro de Gálatas capítulo 3.

A origem do Zaqueu mostra para os cristãos quais devem ser as suas principais preocupações. Quando Zaqueu se arrependeu de seus pecados e foi salvo mostrou que o arrependimento é o primeiro passo para a salvação, por exemplo.

Outra característica boa que Zaqueu conseguiu mostrar após o seu arrependimento, foi a generosidade, onde além de devolver os valores dos impostos que haviam sido cobrados, ele também doou aos pobres parte dos seus bens. Dessa maneira, é muito importante e fundamental para os cristãos demonstrar generosidade imitando as ações de Zaqueu.

Deixe um comentário