Veja como foi a origem do Youtube e sua história

Conheça a origem do Youtube e como é a sua história aqui no Origem das coisas. Se você quer saber mais sobre o surgimento da plataforma leia aqui!

Atualmente, muitas pessoas se perguntam qual a origem do Youtube. Logo, diariamente é notável que a plataforma ganha mais acessos e, consequentemente, mais conteúdos diversificados para atender às várias demandas.

Entretanto, será que você sabe mesmo qual a origem do Youtube e como ele atingiu o patamar que chegou nos dias de hoje? Para conferir esses pontos e outros, continue a leitura do texto e ainda saiba como a monetização funciona, parte muito importante para os criadores.

O que é o Youtube?

Antes de falar sobre a origem do Youtube, cabe primeiramente dizer o que é esse aplicativo tão popular. O próprio nome sugere bastante, já que ele é uma fusão das palavras da língua inglesa “You” e “Tube” que se traduzirmos ao pé da letra, teremos algo como “sua televisão”.

O que é o Youtube
Fonte/Reprodução: original

Portanto, o Youtube é uma plataforma criada com a ideia de compartilhar vídeos e os assistir sem precisar baixá-los. Agora que você já sabe qual o objetivo do site de vídeos, podemos nos aprofundar sobre qual é a origem do Youtube logo no próximo tópico.

Qual a origem e a história do Youtube?

Tudo começou em 2005, com Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen. Todos eram funcionários da empresa PayPal e tinham como objetivo principal criar uma plataforma para compartilhar vídeos com mais facilidade e praticidade, já que naquele tempo só era possível o compartilhamento por meio do e-mail, e o processo era lento e limitado.

Entretanto, devido à proposta do projeto ser muito a frente de seu tempo, o site ficou extremamente popular entre os usuários, coisa que começou a chamar a atenção de grandes empresas, como foi o caso da Nike, onde utilizou a plataforma para a postagem de um vídeo com o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho com suas chuteiras.

Uma curiosidade interessante é que esse vídeo foi o primeiro a atingir um milhão de visualizações na plataforma. Após esse tempo, mais especificamente em 2006, o Google comprou a ideia por US$ 1,65 bilhão, preço esse que para muitos é considerado pouco para o tamanho da plataforma e potencial que ela tem atualmente.

Como o Youtube funciona?

Com a origem do Youtube devidamente explicada, vamos nos aprofundar em relação ao funcionamento da plataforma. Assim como uma rede social, o Youtube utiliza da relação entre criadores de conteúdo e espectadores, onde ambas as partes podem assistir ou criar conteúdos. Dito isso, aqui vão as principais funções presentes na plataforma:

  • Compartilhamento de vídeos;
  • Recomendações da plataforma de acordo com os assuntos em alta da semana;
  • Pesquisa de conteúdos através da luneta do site;
  • Criação de playlists;
  • Interação com outros usuários através dos comentários em vídeos;
  • Inscrição em canais e notificações de novas postagens.

Com essa lista, você com certeza é capaz de saber todo o funcionamento do Youtube e como usar essas ferramentas para melhorar suas pesquisas. No entanto, por que essa plataforma fez tanto sucesso? É sobre isso que vamos conferir abaixo.

Qual o motivo do sucesso do Youtube?

É válido dizer que o Youtube foi um projeto bem-sucedido tanto por atender uma necessidade que abrangia muitos usuários da internet daquela época, como por ser bastante ambicioso, principalmente para o tempo em que a internet estava nos seus primeiros passos.

Qual o motivo do sucesso do Youtube
Fonte/Reprodução: original

Outro grande motivo que alavancou o sucesso desde a origem do Youtube foi a praticidade para se achar conteúdos diversos, já que com o tempo, é possível achar desde vídeos de entretenimento como gameplays e afins, como também conteúdos mais profissionalizantes como cursos para provas e outras coisas.

Como funciona a monetização do Youtube?

A monetização é parte essencial para todo criador de conteúdo da plataforma, já que sofre constantes atualizações a fim de buscar melhorias. Logo, a monetização funciona através do Google AdSense que disponibiliza anúncios que aparecem no decorrer dos vídeos de canais com certo número de visualizações e inscritos.

A cada mil visualizações, um valor diferente se converte em dólar e por aí vai. Um ponto interessante é que, com o passar do tempo, várias empresas optaram por anunciar na plataforma, o que fez com que muitos vídeos monetizados tivessem uma média de três anúncios, muito diferente de quando a plataforma deu seus primeiros passos.

Como funciona a recomendação de conteúdo do Youtube?

Por fim, outro ponto de extrema importância são os critérios que o Youtube leva em consideração para a recomendação de conteúdo. O primeiro é o que o usuário consome, ou seja, a plataforma analisará outros canais assistidos pelos usuários para ver se o seu vídeo apresenta pontos parecidos.

O outro ponto e talvez mais importante é se o seu conteúdo não apresenta coisas como violência, nudez, conteúdo sexual, incitação de ódio e afins. Caso encontre algum conteúdo desse tipo, é possível denunciar e o canal responsável pode ser banido ou receber punição temporária pela plataforma, fica a critério dos analisadores.

Com isso, fechamos por aqui. Espera-se que com todo o conteúdo proposto você saiba qual é a origem do Youtube e como foi toda sua trajetória durante os anos de atuação na internet. Com o intuito de ajudar na divulgação deste texto, compartilhe-o em seus meios de comunicação e retorne sempre que precisar de boas informações para este site.

Deixe um comentário