Saiba qual foi a Origem do Wi-Fi e o que significa aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da tecnologia leia aqui!
Nossa sociedade hoje provavelmente já não poderia viver sem o Wi-Fi, mas você sabe qual a origem do Wi-Fi?
Conhecer a origem do Wi-Fi parece ser um exercício muito construtivo para darmos mais base à forma de vermos o nosso mundo e as nossas necessidades. Pois algo tão importante assim merece ter sua existência conhecida e discutida. Hoje iremos aprender qual a origem do Wi-Fi, porque ele existe e como foi criado essa ferramenta que é absolutamente necessária para nossa vida diária. Confira!
O que é o Wi-Fi?
Para entendermos a origem do Wi-Fi vamos tentar identificar em primeiro lugar o objeto alvo de nosso assunto. O Wi-Fi nada mais é do que um sistema para enviar dados sem o uso de fios ou cabos. Esses dados são enviados por ondas eletromagnéticas e existem em diferentes tipos de conexão, algumas mais velozes, outras com capacidade de conectividade mais robustas.

Também existem para diversos fins, alguns foram criados para comandar dispositivos eletrônicos à distância, outros simplesmente para comunicação.
O que significa Wi-Fi?
Um fato curioso que está ao redor da origem do Wi-Fi, é uma curiosidade sobre o nome desse tipo de serviço. O nome Wi-Fi não significa nada exatamente. Esse nome foi criado pura e simplesmente como uma estratégia de marketing, pois o título do projeto inicial era uma série de números de protocolo que nada teriam de atraente ao grande público.
O nome original desse projeto era “IEE 802.11a”, algo nenhum pouco memorável e identificável pelo grande público e que teria um apelo comercial praticamente nulo.
Então, na tentativa de trazer mais atenção ao seu projeto de origem do Wi-Fi, os pesquisadores e inventores decidiram entrar em contato com uma agência de marketing que criou por esse nome muito mais acessível ao público.
Qual a origem do Wi-Fi?
Agora vamos falar mais especificamente da origem do Wi-Fi e como o projeto chegou ao que nós conhecemos hoje!

A ideia nasceu simplesmente da proposta utópica do envio de arquivos sem o uso de fios ou cabos. Um órgão norte americano chamado de Comissão Federal de Comunicação autorizou em 1989 o uso de algumas faixas de frequência para algum desenvolvimento utilizando-as como base.
Um ano depois, alguns órgãos de tecnologia já começaram a trabalhar nesse tipo de desenvolvimento e assim foi se dando a origem do Wi-Fi e nascendo os primeiros projetos de sucesso. Primeiro com conectividade modesta e velocidades bem lentas, mas ao pouco o projeto foi sendo lapidado para algo mais próximo do que é hoje.
Como é a história do Wi-fi?
Mas mesmo que a origem do Wi-Fi tenha se dado nas décadas de 80 e 90 muito do seu desenvolvimento veio de anos atrás. Uma das figuras mais importantes desse desenvolvimento de um Wi-Fi mais rudimentar e da conexão sem cabos é a atriz Hedy Lamarr.
Isso mesmo, uma atriz! Pois Hedy não era somente uma atriz hollywoodiana, mas também uma cientista, pesquisadora e inventora brilhante. Tanto que seus esforços deram origem a uma tecnologia que na Segunda Guerra Mundial foi capaz até de guiar torpedos, obviamente, sem uso de cabos ou fios.
Qual a importância do Wi-fi atualmente?
Muitas pessoas se interessam sobre a origem do Wi-Fi devido a importância dessa ferramenta nos dias de hoje. Muitos trabalham utilizando o Wi-Fi, conversam com seus familiares utilizando essa ferramenta e fazem todo tipo de necessidade com essa tecnologia.
Muito se diz sobre a dependência do homem da tecnologia em tom de troça ou revolta, mas ainda assim devemos dar graças e relembrar os esforços dos antigos por nos proporcionarem soluções tecnológicas que hoje fazem a diferença em nossa vida. Entre essas, a origem do Wi-Fi!
2 comentários em “Qual a origem do Wi-Fi?”