Qual a origem do voleibol e sua historia?

Conheça a Origem do Voleibol e a sua historia aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do esporte leia aqui!

Você conhece a origem do voleibol? Um dos esportes mais populares do planeta. O voleibol é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo. Esse esporte exige tática, inteligência e um bom controle emocional de seus atletas.

O voleibol é o esporte ideal para aqueles que querem praticar um esporte que não exija muito contato físico. Mas mesmo sendo um esporte tão popular, poucas pessoas conhecem a origem do voleibol? Por isso, vamos conhecer agora a origem do voleibol, quem foi o seu criador e como o vôlei evoluiu durante os anos.

O que é o voleibol?

Antes de conhecer a origem do voleibol, vamos entender o que é o voleibol. Bom, o vôlei é um esporte que pode ser praticado tanto em uma quadra fechada como também em uma quadra aberta. Nessas quadras duas equipes com 6 jogadores cada, se enfrentam.

O que é o voleibol
Fonte/Reprodução: original

Essas equipes são separadas por uma rede, e o objetivo do jogo é conseguir fazer a bola tocar no chão do adversário usando apenas as mãos. A equipe vencedora é aquela que conseguir vencer mais sets. Sendo que cada ser possui um limite de 25 pontos, caso a equipe já tenha uma diferença de pelo menos 2 pontos para o adversário.

Qual a origem do voleibol?

A origem do voleibol vem dos Estados Unidos ainda no século XIX, mais precisamente no ano de 1895. Nessa época, um professor de educação física de Massachussets estava buscando um esporte que pudesse ser praticado com pouco risco dos jogadores se machucarem, e daí então surgiu o formato do vôlei. Vamos entender mais sobre isso a seguir.

Qual a história do voleibol e por que ele foi criado?

No ano de 1895 o basquete estava em alta, e era o esporte mais praticado do momento. Porém, por ser um esporte que exigia muito do físico dos participantes por terem que percorrer toda a quadra e terem a todo momento contato físico com jogadores da outra equipe. Um professor de educação física teve a ideia de criar o mintonette, o primeiro nome do voleibol.

A ideia principal era criar um esporte onde os jogadores pudessem competir entre si, mas com um risco menor de sofrerem lesões. E então o professor teve a ideia de criar um esporte onde as equipes não tivessem contato físico entre si, e corressem menos do que no Basquete, e daí veio a origem do voleibol.

Mas quem era o professor de educação física que foi o responsável pela origem do voleibol?

Quem criou?

O criador do voleibol foi William George Morgan, nascido em 1870 em New York- USA. Quando criou o voleibol, William era professor de educação física da Associação Cristã de moços, em Massachusetts. Ele faleceu em 1942, aos 72 anos.

Como foi a evolução do voleibol ao longo do tempo?

Depois da origem do voleibol, o esporte sofreu várias modificações. Uma delas foi no nome, já que o nome original do vôlei era “mintonette”. Além disso, também sofreram modificações coisas como o tamanho da quadra, a altura da rede e também a forma como são contadas os pontos.

Qual a importância do voleibol atualmente?

Desde a origem do voleibol, o esporte se tornou um dos mais populares do mundo. Atualmente o vôlei conta com milhares de equipes profissionais, que disputam torneios nacionais, sul-americanos e mundiais.

Qual a importância do voleibol atualmente
Fonte/Reprodução: original

Além disso, por ser um esporte muito benéfico para saúde e que trabalha boa parte do corpo, o vôlei é praticado e estudado em escolas tanto do Brasil como em outras partes do mundo.

Depois de conhecermos a origem do voleibol e a sua grande relevância, podemos ver o tamanho da importância do voleibol, e por que o esporte é um dos mais assistidos e comentados, depois do futebol e basquete.

3 comentários em “Qual a origem do voleibol e sua historia?”

Deixe um comentário