Qual a origem do Violão?

Conheça a origem do violão e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do instrumento musical, leia aqui!

A origem do violão, o instrumento de cordas mais popular do mundo, é desconhecida pela maioria das pessoas. Com certeza você já deve ter visto ou até tocado violão. Eles podem ser usados como objeto de estudo, para trabalho ou apenas para se divertir.

Mas sendo ele um instrumento tão usado e importante para o mundo da música, talvez tenha a curiosidade de conhecer a origem do violão. Ficou interessado? Então leia esse texto até o final, e saiba o que é, quais os seus tipos e conheça a origem do violão.

O que é o Violão?

O violão é um instrumento musical acústico, composto por 6 cordas e uma espécie de caixa de madeira, responsável por espalhar o som no ambiente. O violão é um instrumento conhecido em todo o mundo, sendo chamado de guitarra acústica em alguns lugares. Agora que entendemos qual é a definição vamos conhecer a origem do violão.

Qual a origem do Violão?

Não dá para afirmar ao certo qual é a origem do violão, mas existem duas hipóteses para isso. A primeira hipótese é de que a origem do violão tenha vindo da Khetara grega, que passou a ser chamada Cítara Romana, depois do domínio de Roma.

Esse instrumento tinha uma caixa de ressonância, um braço de três cravelhas e três cordas. Depois foram acrescentadas divisões transversais, chamadas de trastes, deixando-o ainda mais parecido com um violão.

Qual origem do Violão
Fonte/Reprodução: original

Já a segunda hipótese conclui que o violão veio do alaúde árabe, que foi levado para a península ibérica por meio das invasões muçulmanas. Esse instrumento ganhou grande notoriedade naquela época, sendo rapidamente incrementado as atividades da corte.

Do alaúde árabe surgiram dois instrumentos diferentes, a guitarra mourisca e a latina. O primeiro tinha três pares de cordas e era tocado por palhetas, emitindo um som ruidoso. Já o segundo instrumento, tinha o formato de oito, e possuía 4 pares de cordas. Era tocado com os dedos e o seu som era suave.

Entendemos de onde veio a origem do violão, agora vamos conhecer a sua história, até chegar nos dias atuais.

História e importância do Violão?

A história nos remete ao ano de 1959, ao violão do espanhol Francisco Sanguíneo, considerado o violão mais antigo que se tem registro. Não se sabe ao certo quantas cordas esse violão tinha, mas a certeza é que eram ao menos 6.

100 anos depois, o também espanhol Antonio de Torres Jurado revolucionou a história do violão. Ele definiu o comprimento da escala em 650mm, modificou as proporções e o reforço interno do tampo.

História e importância do Violão
Fonte/Reprodução: original

E o principal: Aumentou o tamanho da caixa acústica. Isso melhorou consideravelmente a projeção de som do violão, ajudando-o a ganhar ainda mais admiradores ao redor do mundo.

De lá para cá o violão continuou evoluindo, e se tornou um dos instrumentos musicais mais importantes do mundo. Prova disso é o violão ser usado no Blues, Folk, Rock, MPB, Sertanejo e diversos outros tipos de gêneros musicais, sendo um instrumento indispensável.

Quais os tipos de Violão?

Já mencionamos que o violão continua se transformando ao longo da história, com isso, surgiram diversos tipos diferentes de violão. São eles:

  • Clássico: Esse é o tipo de violão mais usado. Ele pode ser usado em diversos estilos musicas, na forma acústica e eletroacústica;
  • Flat: Ideal para iniciantes, esse violão possui um bojo mais estreito e suas cordas são de nylon, isso proporciona mais conforto na hora de tocar;
  • Folk: Popular entre admiradores de Folk, Rock e Blues, o bojo desse só coincide com o braço após a 12ª casa. As suas cordas são de aço, emitindo um som forte;
  • 7 cordas: Instrumento difícil de ser manuseado, é muito popular entre os amantes do Samba;
  • 12 cordas: Popular na MPB, as 12 cordas são divididas em 6 pares de 2 cordas. O seu som é único e muito bonito.

Como o Violão funciona?

Cada traste e corda do violão emite uma nota diferente. Com uma mão, apertamos a corda no braço do violão, com a outra mão, fazemos os dedilhados. Para formar um acorde é necessário apertar várias cordas ao mesmo tempo, sendo que em determinados acordes algumas cordas ficam soltas.

Após conhecer a origem do violão, que tal tentar aprender a dominar as técnicas desse belo instrumento? Vale muito a pena conhecer mais sobre um dos instrumentos mais importantes do mundo da música.

3 comentários em “Qual a origem do Violão?”

Deixe um comentário