Como se deu a origem do Vilhenense Esportivo Clube?

Poucos se falam do esporte nortista, mas hoje vamos falar da origem do Vilhenense Esportivo Clube. O time é natural da cidade de Vilhena, a quarta  maior do estado de Rondônia.

Apesar de quase cinco anos em atividade, o Vilhenense já foi campeão estadual.

Além disso, ele também já participou de competições nacionais, como a Copa do Brasil e a quarta divisão do Brasileirão, também conhecida como Série D. Conhecida como Leão do Norte, o Vilhenense está participando de competição utilizando os times de base. 

Vamos contar a história completa da  origem do Vilhenense Esportivo Clube a seguir. 

Fundação e origem do Vilhenense Esportivo Clube 

Vilhena é uma cidade de Rondônia com quase 100 mil habitantes com o segundo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. A economia da cidade tem como a sua principal de atividade econômica a agropecuária, comércio e prestação de serviços. Mas, isso não impede a criação de um time de futebol. 

Vilhena é uma cidade fundada em abril de 1969, sendo que a sua emancipação política aconteceu em 23 de novembro de 1977.

Vilhena é uma cidade fundada em abril de 1969, sendo que a sua emancipação política aconteceu em 23 de novembro de 1977.
Qual a história. Fonte/Reprodução: original.

A origem do  Vilhenense Esportivo Clube aconteceu em outubro de 2017 após o empresário Waldir Kurtz perder o patrocínio do Vilhena Esporte Clube. Meses depois, em 2018, eles já começaram a competir o Campeonato Rondoniense. O Vilhenense, conhecido como Leão do Norte, venceu rapidamente o primeiro turno. 

Já na parte da semifinal, o time perdeu do Barcelona de Vilhena, seu principal rival. Logo, eles ficaram em quarto lugar na classificação geral. O Barcelona Futebol Clube surgiu um ano antes do Vilhenense, em que o fundador mudou-se para Vilhena e queria transformar o seu time de futebol amador em profissional. Logo, no dia 7 de outubro de 2016 nasceu o Catalão Rondoniense. Podemos dizer que este time foi a origem do Vilhenense Esportivo Clube. 

Além disso, a cidade rondoniense tem mais um time, o Vilhena, que surgiu no ano de 1991. Em Rondônia  a disputa ficou com Real e Barça, o mesmo que aconteceu na final da competição 2017. Mas, o ano de 2019 a sorte do Vilhenense Esportivo Clube começou a mudar. Os jogos da cidade rondoniense acontecem no Portal da Amazônia, que tem a capacidade máxima de 7 mil pessoas. 

O ano de 2019 para o Vilhenense Esportivo Clube

O ano de 2019 foi bastante importante para o Vilhenense Esportivo Clube, onde ganharam o Campeonato Estadual. A disputa foi dividida em dois grupos, o Vilhenense estava no segundo. 

Após seis vitórias, 1 empate e 1 derrota, o Vilhenense foi a semifinal enfrentando o maior time de Rondônia, o Porto Velho, e saíram vitoriosos. Na final, eles disputaram o Ji-Paraná e conseguiram levar a taça.

Após seis vitórias, 1 empate e 1 derrota, o Vilhenense foi a semifinal enfrentando o maior time de Rondônia, o Porto Velho, e saíram vitoriosos.
Rondônia, o Porto Velho, e saíram vitoriosos. Fonte/Reprodução: original.

Como resultado, o Vilhenense Esportivo Clube teve o direito de disputar a Copa do Brasil e, consequentemente, teve o direito de participar da série D do Campeonato Brasileiro, conhecido como Brasileirão. 

Em 2020, por conseguinte, o Vilhenense perdeu para o Bragantino do Pará, no qual foi eliminado rapidamente da quarta divisão do Brasileirão. Agora eles estão há dois anos sem participar dos campeonatos nacionais. 

Principais competições da origem do Vilhenense Esportivo Clube e atualidade

Desde a origem do Vilhenense Esportivo Clube, ele sempre participou de diversos campeonatos. Atualmente, o Vilhenense está participando apenas de competições estaduais e investindo no time de base, principalmente o time sub-20.

Hoje, o seu principal rival é o Barcelona de Rondônia, que fica na cidade de Vilhena. 

Deixe aqui o seu comentário se você torce pelo Vilhenense Esportivo Clube ou compartilhe este texto para mais pessoas que amam futebol.

Deixe um comentário