A origem do Venom, icônico vilão da Marvel Comics, é repleta de acontecimentos surpreendentes e misteriosos. Alguns deles são lembrados até hoje pelos fãs das HQs, sobretudo os fãs do Homem-Aranha, grande inimigo do monstro simbionte e, que entre alianças e batalhas épicas, já viveram diversas histórias desde seu primeiro encontro.
Graças à sua popularidade, sobretudo após a chegada do personagem aos cinemas, existe um anseio de novos olhares para conhecer melhor a origem do Venom.
Neste artigo, vamos ver as principais curiosidades sobre a criação e os primeiros anos do icônico simbionte.
Qual a origem do Venom?
Nos quadrinhos da Marvel Comics, a origem do Venom têm início durante a primeira grande mega saga da editora, intitulada Guerras Secretas, na qual o Homem-Aranha entra em contato com uma substância alienígena que amplia suas habilidades e sentidos, além de dar a ele um novo uniforme, na cor preta e com uma grande aranha branca no seu peito.

Após a saga, o herói utiliza seu novo uniforme para combater o crime nas ruas de Nova York, mas começa a perceber algumas mudanças em relação ao seu temperamento, tendo se tornado mais agressivo, vingativo e incontrolável. É nesse momento que o Homem-Aranha começa a suspeitar que sua nova roupa alienígena é a causa de tudo isso.
No fim das contas, Peter Parker decide se livrar de vez da roupa preta, o que não é uma tarefa fácil. No topo da torre de uma igreja, o herói inicia uma enorme batalha para tentar retirar o uniforme, que se mostra vulnerável ao som dos sinos do local, fazendo com que Peter consiga, finalmente, se livrar do antigo aliado extraterrestre.
Depois disso, o Homem-Aranha volta ao seu clássico uniforme vermelho e azul. No entanto, pouco depois ele se depara com um terrível novo inimigo, que possui suas habilidades e, para piorar tudo, sabe que ele é Peter Parker. E assim o Aranha conhece um dos seus piores inimigos: o temível Venom.
Quem é Venom?
Nos quadrinhos, muitas pessoas já usaram o manto do vilão desde a origem do Venom. O mais popular é Eddie Brock, primeiro a se tornar o monstro simbionte e quem mais se manteve no posto.

Mesmo sendo vilão por muito tempo, o Venom de Eddie Brock já passou por vários momentos como um anti herói, ocupando esse posto nos dias atuais nos quadrinhos e também no cinema, onde o personagem é vivido pelo ator Tom Hardy.
Além de Eddie e do próprio Peter, Venom também foi Flash Thompson, que se tornou um herói graças aos poderes do extraterrestre. Sob o codinome de Agente Venom, Flash já fez parte dos Vingadores e dos Guardiões da Galáxia.
Quando o Venom apareceu pela primeira vez?
Como dito anteriormente, a primeira aparição do simbionte que marca a origem do Venom aconteceu na saga Guerras Secretas, publicada nos anos de 1984 a 1985. Nela, vários heróis e vilões são levados para um mundo estranho, que se torna um verdadeiro campo de batalha.
Quanto ao vilão em si, o simbionte monstruoso apareceu pela primeira vez em 1988, na edição de número 299 da revista The Amazing Spider-Man.
Curiosidades sobre o Venom
Além da origem do Venom, vamos ver algumas curiosidades sobre o temido vilão da Marvel, tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas:
- Na sua primeira aparição nos cinemas, em Homem-Aranha 3 (2008), o vilão foi utilizado contra a vontade do diretor do longa, Sam Raimi, que não gostava do personagem;
- Venom é um alienígena da raça Klyntar, criada por Knull, um ser primordial que é a personificação das trevas;
- Ao possuir o corpo de uma pessoa, o simbionte amplifica suas habilidades e sentidos. Em troca, ele começa a possuir as memórias e psiquê do hospedeiro.
Conhecendo melhor a origem do Venom e outras curiosidades acerca do personagem, é inegável a importância do simbionte para a cultura pop e para a mitologia do Homem-Aranha.