Saiba a origem do veleiro e o que é aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento destas embarcações, leia aqui!
Em algum momento, você já se perguntou: qual a origem do veleiro? E É sobre isso que iremos falar neste texto. Mas antes, para quem não sabe o que é, vamos contextualizar.
Importantes para a história da humanidade, os barcos a vela, também conhecidos como veleiros, foram essenciais para o desenvolvimento da civilização proporcionou a possibilidade das navegações e outras funções em alto mar.
Se ficou curioso, vamos te contar a seguir a origem do veleiro, para que serve, seus tipos e muito mais, sobre essa invenção, que foi muito importante para cursar a história humana. Confira!
O que é um veleiro?
Os veleiros são um modelo de embarcação impulsionado por velas feitas com o tipo de tecido e cortada com o cálculo ideal para sua função. As velas são colocadas em um ou mais mastros e são controladas através de uma série de cordas chamadas de cordoalha. O sistema de cordas e velas é chamado de armadoria.
Para que serve o veleiro?
Desde a origem do veleiro, este tipo de embarcação possui uma série diversificada de serventias, que variam bastante de acordo com o modelo de veleiro. Os veleiros podem ser utilizados para transportar cargas e pessoas, atividades de pesca, passeios turísticos, competições esportivas.

No passado, os veleiros foram muito importantes para a exploração de rotas marítimas e “descobrimento” de novas terras durante o período das grandes navegações, além é claro do uso de veleiros para funções militares em frotas marítimas.
Qual a origem do veleiro?
Não se sabe exatamente quando foi a origem do veleiro, mas há indícios de que sua origem foi há 800 A.C. com os povos Fenícios, que adicionaram mastros com velas quadradas em seus barcos a remo para criar colônias na região da Espanha e no continente africano.
Outro povo que tem indícios a serem um dos primeiros povos a utilizar veleiros, com a vela quadrada, são os egípcios, seus veleiros também possuíam velas quadradas, porém com seu mastro mais próximo a proa da embarcação.
Um problema das velas quadradas é que elas permitiam que o veleiro navegasse apenas na direção do vento. No entanto, com o passar do tempo e avanços nas técnicas de navegação desde a origem do veleiro, foram criadas as velas latinas, que permitem os veleiros navegarem franqueando a direção do vento. Um bom exemplo do uso das velas latinas, foram nas caravelas durante as grandes navegações.
Tipos de veleiro
Desde a origem do veleiro, essa embarcação possui diversos tipos e modelos, separamos a seguir alguns tipos de veleiros:
- Barca;
- Bergantim;
- Caravela;
- Clipper;
- Escuna;
- Fragata;
- Galé;
- Galeão;
- Iate;
- Lugre;
- Nau;
- Naveta;
- Palhabote;
- Patacho;
- Pinaça.
Estes são alguns dos modelos de veleiros existentes, porém, existem outros tipos desta embarcação registrados.
Por que o nome veleiro?
O nome veleiro vem obviamente das velas utilizadas para a locomoção da embarcação, a palavra vela, vem do latim vela que é o plural de “velum” que significa “véu, tecido, cortina”, ou seja, o nome veleiro significa algo próximo a “embarcação movida a tecido”.
Quem inventou o veleiro?
Como dissemos anteriormente, é difícil saber exatamente qual a origem do veleiro, então não dá para saber quem é seu inventor, porém podemos dizer que o modelo de veleiro que conhecemos atualmente é a junção das ideias e melhorias de diversos povos no decorrer dos milênios para aprimorar os veleiros.

Uma curiosidade sobre esse tipo de embarcação é que: o conjunto de velas que fazem parte de um veleiro também é conhecido como velame.
Com isso, você conheceu e a origem do veleiro e um pouco de como esse transporte marítimo foi muito importante para a história. Se gostou do conteúdo, confira outros textos do Origem das Coisas e descubra a história de vários objetos, automóveis, etc.