Descubra qual a origem do vatapá: um prato baiano famoso!

Conheça a Origem do vatapá e como ficou tão famoso pelo Brasil aqui no Origem das coisas. Para saber mais do surgimento do vatapá leia aqui!

A Bahia é conhecida por sua deliciosa culinária e também pela origem do vatapá, prato trazido pelos africanos para o nosso país. Além de saboroso, esse é um prato rico em história e temperos.

Conheça mais sobre a origem do vatapá e como esse prato se tornou um marco brasileiro conhecido no mundo inteiro.

Qual a origem do vatapá?

A origem do vatapá é africana e faz parte da cultura brasileira há mais de 5 séculos. Trazido pelos negros, o prato se popularizou rapidamente, não só por seu sabor delicioso, mas por ser barato, rápido e fácil de ser feito.

Quando os escravos foram trazidos para o Brasil, trouxeram junto sua receita, que chegou por aqui pelas mãos do povo Iorubá.

Qual a origem do vatapá
Fonte/Reprodução: original

O ehba-tapá, como era conhecido originalmente o vatapá, chegou na Bahia, mas teve sua receita modificada conforme chegava em outros estados. Por conta da ausência de determinados ingredientes, o vatapá pode ser feito de formas distintas, conforme a região.

Mesmo sendo muito consumido na Bahia, outros estados como Amazonas, Pará, Rondônia e Amapá também tem o vatapá em suas culinárias regionais.

Como o vatapá se popularizou no Brasil?

Como os escravos eram trazidos e distribuídos em diversas regiões e estados, o vatapá também conquistou territórios e avançou para diversos locais brasileiros. Esse é um prato forte, principalmente no norte e no nordeste brasileiro.

Assim como a feijoada, o vatapá pode ser encontrado em diversas variações, acompanhamentos, ingredientes e temperos diferentes, conforme a região em que é consumido, mas, no geral, afirma-se que a receita baiana é a que mais se assemelha com a original africana.

Acompanhamentos e ingredientes mais utilizados no vatapá

O vatapá pode ser feito com diversos ingredientes diferentes, desde pães amanhecidos, até diversos tipos de farinha como fubá e mandioca. Porém, os ingredientes que não podem ficar de fora dessa receita são o leite de coco e é claro, o famoso azeite de dendê.

Acompanhamentos e ingredientes mais utilizados no vatapá
Fonte/Reprodução: original

Essa é uma receita que pode acompanhar todo tipo de carne, mas combina super bem com peixe e frango. Outra forma de consumir o vatapá é como acompanhamento do também famoso acarajé e a moqueca.

Quais os ingredientes principais do vatapá?

Os ingredientes do vatapá variam muito de acordo com o que você tem disponível. Por exemplo, sua base é feita de farinha, que pode ser fubá, de mandioca ou de trigo. Mas, se não tiver farinha no momento, pode ser feito até mesmo com pão amanhecido.

Normalmente, a carne utilizada é o peixe. Para deixar o prato mais barato, pode ser feito com restos como cabeça e partes que seriam descartadas, mas também pode ser feito com frango ou até mesmo carnes mais nobres como camarão e salmão.

Um dos segredos do sabor único do vatapá, são os temperos. Por isso, abuse da cebola, alho, azeite de dendê, cheiro verde e é claro, pimenta.

Como preparar o vatapá?

Para preparar o vatapá não existe segredo nenhum, além de ser rápido e simples. Você deve deixar os pães bem úmidos em leite de coco e depois bater tudo no liquidificador até ficar cremoso. No fogo, azeite de dendê, cebola, alho, temperos e a carne escolhida até dourar, depois, é só acrescentar o creme feito com pão, mexer até ficar tudo incorporado e encorpado.

A origem do vatapá e sua presença na nossa culinária é marcante e se você ainda não experimentou, precisa provar na sua próxima visita ao nordeste ou até mesmo fazer a receita na sua casa.

4 comentários em “Descubra qual a origem do vatapá: um prato baiano famoso!”

Deixe um comentário