Conheça a Origem do Tutu de Feijão e como fazer um aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do tutu de feijão leia aqui!
Você sabe a origem do tutu de feijão e como ele é feito? Receita típica da culinária brasileira, o tutu de feijão está no prato de diversas regiões do país, porém sua maior fama está ligada ao estado de Minas Gerais. Conheça mais sobre esse prato a seguir!
O que é tutu de feijão?
O tutu de feijão é um prato de grande simplicidade, que pode ser explicado basicamente pela mistura do feijão com farinha. Com muitos temperos e um sabor único, essa receita faz parte da alimentação histórica do nosso povo.
Qual a origem do tutu de feijão?
Existem diversas histórias que rondam a origem do tutu de feijão. Alguns dizem que a receita surgiu pelas mãos dos escravos, que misturavam farinha no caldo do feijão que ficava no fundo das panelas, para engrossar o caldo e aumentar o rendimento, o que possibilitava alimentar mais pessoas.

O nome do prato, tutu, vem de uma das línguas mais faladas na Angola, e significa “papão”. Sem dúvidas é um prato simples, de fácil preparo, mas que diz muito sobre a cultura de Minas Gerais, além de ser extremamente saboroso.
Quem inventou o tutu de feijão?
Afirmar com exatidão quem é o responsável pela origem do tutu de feijão é praticamente impossível, uma vez que seu preparo está ligado a diversos povos e culturas. Mas, acredita-se que, de fato, o prato é de origem africana, e foi criado no Brasil pelos escravos que se alojaram em Minas Gerais.
Quais os ingredientes para o tutu de feijão?
O tutu de feijão leva ingredientes simples, como o feijão, que pode ser de qualquer tipo, bacon, linguiça calabresa, pimenta e temperos em geral, como cebola, alho, salsinha e cebolinha. É claro, a farinha de mandioca não pode faltar e algumas pessoas ainda acrescentam ovos, cozidos ou mexidos, para completar o prato.
Receita rápida de tutu de feijão
Para fazer essa receita, você precisará daquele feijão esquecido na geladeira, temperos e farinha. Primeiro frite a cebola, o alho e os temperos em geral, depois acrescente o feijão, coloque farinha e mexa até chegar no ponto que você deseja.
Algumas pessoas preferem o tutu mais cremoso, já outras preferem mais sequinho. Tudo depende da quantidade de farinha, por isso, adicione aos poucos.
Quais os tipos de pratos de tutu de feijão?
Essa é uma receita que pode ser feita para não desperdiçar aquele feijão que ficou parado na geladeira por alguns dias. E como pode ser feito com qualquer tipo, é uma receita extremamente versátil.

Para quem não come carne, o bacon e a linguiça podem ser substituídos por versões de soja, ou mesmo serem tirados da receita sem problema nenhum.
Alguns aproveitam o tutu como prato principal e outros preferem consumi-lo como um acompanhamento.
Quais os tipos de acompanhamento para o tutu de feijão?
O tutu de feijão pode ser acompanhado por diversos tipos de alimento, como o tradicional arroz branco, couve refogada, ovo frito, carne seca, torresmo, galinhada mineira, linguiça e até mesmo costelinha.
Essa é uma receita extremamente versátil e simples de ser feita, ideal para reaproveitar o feijão e evitar o desperdício de comida. É muito saborosa e pode servir de acompanhamento ou de prato principal, proporcionando pratos e combinações deliciosas.
Gostou de saber a origem do tutu de feijão? Continue conosco aqui no Origem das Coisas e descubra muitas curiosidades interessantes!