Qual a origem do trigo: descubra onde surgiu esse carboidrato!

Conheça a origem do trigo e qual é a importância econômica dele.só aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do trigo leia aqui!

Você sabe a origem do trigo e a importância dele? Sem dúvidas, o alimento foi um dos grandes responsáveis por manter a humanidade viva nos tempos mais difíceis. Seu cultivo é tão antigo que várias técnicas se desenvolveram ao longo dos tempos.

O cereal está em segundo lugar em matéria de exportações para o mundo, perdendo apenas para o milho, de acordo com as estatísticas. Para saber mais curiosidades e a origem do trigo, continue a ler o nosso artigo.

Qual a origem do trigo?

Historicamente, a origem do trigo, como alimento cultivado pela humanidade, surgiu na Mesopotâmia, cerca de 10 mil anos atrás. Devido à escassez de alimentos na época, o cereal passou a ser conservado por causa de sua facilidade e pela quantidade que rendia a cada colheita.

Qual a origem do trigo
Fonte/Reprodução: original

O modo de consumo inicialmente era machucar o cereal e misturar a pasta com frutas, peixes e outros alimentos. Entretanto, no ano 4000 a.C, os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Essa descoberta foi a responsável por criar pães, biscoitos e outros tipos de massa através do processo.

Os anos se passaram e durante esse tempo, várias outras manipulações foram feitas no alimento. Inclusive, foi após os egípcios descobrirem a fermentação que os pães ganharam o significado religioso que muitos conhecem.

A origem do trigo no Brasil

De acordo com os documentos históricos, a origem do trigo no Brasil se deu em 1534. Porém, devido ao clima brasileiro ser quente, o cultivo levou bastante tempo para ser adaptado e se tornar uma boa fonte de alimentos.

Os colonizadores viram a necessidade de trazer o trigo para as terras brasileiras após notarem que a farinha de mandioca não era tão eficiente para a produção das massas populares como pães e biscoitos.

O trigo só conseguiu uma grande expansão a partir de 1940 no Rio Grande do Sul e em regiões do Paraná. Entretanto, o Brasil ainda realiza muitas importações de trigo para o consumo da população, devido a alguns problemas na produção que explicaremos mais adiante.

Importância econômica do trigo

O trigo foi responsável por manter muitos países com sua economia em dia, já que sempre era produzido em quantidade imensa e a procura sempre era alta. Em épocas de crise, muitas regiões ficaram somente à base do cereal para o consumo da população.

Importância econômica do trigo
Fonte/Reprodução: original

Os países que mais exportam são China, Índia, Rússia e EUA. Cada um desses países exporta mais de 50 milhões de toneladas do produto. Por fim, o aumento da indústria do trigo fez com que vários estudos fossem desenvolvidos a fim de obter melhores resultados, o que auxilia em outras culturas.

Alimentos produzidos com trigo

Existem vários, mas o principal alimento produzido com esse cereal é o pão, que carrega um significado muito forte na sociedade, principalmente para os religiosos.

Há outros alimentos bastante consumidos que tem a base no trigo como os bolos, pizzas, baguetes, pastéis, entre outros.

Problema brasileiro na produção do trigo

Apesar do Brasil ser um forte exportador de trigo, ele não está entre os maiores produtores mundiais. Segundo alguns especialistas, a excessiva diversificação de sementes em um mesmo local é o que prejudica o produto final da colheita e, devido a isso, o produto brasileiro não ganha a popularidade necessária.

Com isso, paramos por aqui. Esperamos que você agora saiba qual é a origem do trigo como alimento cultivado, bem como tudo que provém dele, além de sua importância para o mundo. Se curtiu, compartilhe para ajudar na divulgação do assunto e para mais informações, volte sempre ao Origem das Coisas!

1 comentário em “Qual a origem do trigo: descubra onde surgiu esse carboidrato!”

Deixe um comentário