Origem do Timão: confira tudo!

Apesar de ser um dos personagens favoritos de muitas crianças e adultos que cresceram com O Rei Leão, a origem do Timão é algo que passa despercebido para muitos dos seus fãs, mesmo aqueles mais velhos. 

O mentor do clássico do Hakuna Matata, além de extremamente carismático e engraçado, tem uma grande história por trás da sua criação, seja dentro ou fora do universo da clássica animação da Disney.

Mas afinal, qual a origem do Timão? Como surgiu e qual a inspiração do icônico personagem que, junto com Pumba, se tornou um grande símbolo da Disney e que, até hoje, cativa vários novos fãs todos os anos? Neste artigo, você confere mais sobre sua criação.

Qual a origem do Timão?

A origem do Timão foi contada de forma oficial no filme Rei Leão 3: Hakuna Matata, que retrata os acontecimentos do clássico Disney pelos olhos da dupla bem humorada Timão & Pumba.

Na história, Timão é membro de uma colônia de Suricatos trabalhadores e dedicados que, cavavam diversos túneis subterrâneos e viviam em fuga de predadores como as temíveis hienas. Porém, o personagem sempre foi diferente dos seus companheiros, e sonhava com uma vida além da rotina de cavar e se esconder.

Qual a origem do Timão
Fonte/Reprodução: original

Temendo que ele não se encaixasse em nenhum local da colônia, a mãe de Timão o coloca na função de sentinela, responsável por vigiar a atividade dos predadores nas proximidades. Porém, após um deslize do personagem, as hienas invadem o lugar, e Timão se sente culpado por isso, o que o leva a decidir ir embora, em busca dos seus sonhos.

Ao partir, ele conhece seu grande amigo Pumba e o conceito do Hakuna Matata, onde se deve viver “sem problemas”. Após isso, a dupla encontra o seu lar ideal e, pouco depois, encontram o jovem Simba.

Quem é o Timão?

Além da origem do Timão, é interessante conhecer mais do personagem, que é um suricato, um mamífero da espécie Herpertidae, que é encontrado em países como África do Sul, Botsuana, Namíbia e Angola.

Quem é o Timão
Fonte/Reprodução: original

Nos longas, o personagem é dublado originalmente por Nathan Lane, que deu sua voz ao suricato nas animações. Já na versão live-action do Timão, quem o dublou foi Billy Eichner. No Brasil, Timão foi dublado pelo saudoso Pedro Lopes, que eternizou a música Hakuna Matata, e depois por Fernando Mendonça.

Quando o Timão aparece pela primeira vez?

A primeira aparição do Timão aconteceu em 1994, na animação de O Rei Leão da Walt Disney Studios. Além deste, o personagem participa das duas continuações do longa animado, com o terceiro filme explorando totalmente a origem do Timão, como dito anteriormente.

Devido ao grande sucesso da dupla no filme animado, Timão & Pumba ganharam uma série animada em 1995, que também se tornou um enorme sucesso entre os fãs e rendeu cinco temporadas.

Curiosidades sobre o Timão

Além da origem do Timão, aqui separamos algumas curiosidades sobre o personagem desde a sua primeira aparição.

  • Durante a composição da música Hakuna Matata, foi feito um verso para contar a história do Timão, mas o trecho foi removido;
  • Timão é inspirado em personagens como Mercutio de Romeu e Julieta, Rosencrantz da dupla Rosencrantz & Guildenstern de Hamlet, e nos personagens bíblicos Moisés e Samuel;
  • Na série animada, foi contada uma diferente origem do Timão, mas a oficial é a mostrada no filme animado de 2004.

Conhecendo melhor a origem do Timão e suas inspirações fora das telas, não é difícil imaginar o porquê o personagem é tão querido pelos fãs. Com seu bom humor e visão de mundo diferenciada, o suricato é um exemplo de como, mesmo em situações complicadas, você pode seguir em frente e superar os seus problemas.

Deixe um comentário