Por ser responsável pela música tema de um dos filmes mais famosos do cinema nacional, muita gente se interessa em conhecer a origem do Tihuana.
Em um primeiro contato com músicas do Tihuana, podemos pensar ser uma banda de Punk Rock, enquanto em outras parece ser uma banda de Reggae. O melhor de tudo é que a banda consegue manter a regularidade e lançar hits que conquistam os mais diferentes tipos de público.
Se você está interessado em conhecer a origem do Tihuana, veio ao lugar certo!
Aqui, vamos descobrir como a banda começou e conhecer um pouco da sua trajetória, além é claro de conferir alguns sucessos e curiosidades Acompanhe o post!
Qual a origem do Tihuana?
A origem do Tihuana se inicia a partir do fim dos anos 1990, momento em que o rock não conseguia ter espaço na mídia do Rio de Janeiro. Assim, a fim de realizar o sonho de montar uma banda de sucesso, os amigos Paulo Guilherme, Baía, Román e Léo partiram rumo a São Paulo a fim de divulgar a sua banda, chamada de Ostheobaldo.
A tentativa não deu certo e o grupo acabou sendo desfeito. O quarteto então tinha que tomar a difícil decisão de continuar tentando realizar o sonho de viver da música, ou desistir e voltar para o Rio de Janeiro. Foi então que, durante uma feira de surfe, eles conheceram o vocalista Egypcio.

Paulo Guilherme gostou do jeito que Egypcio cantava e o convidou para formar uma nova banda, dando origem ao Tihuana. O grupo então começou a gravar músicas e formou uma Demo com apenas 6 canções.
Logo foi assinado o primeiro contrato profissional da história do Tihuana, com a gravadora multinacional Virgin Records. Após isso, o primeiro álbum da banda foi lançado, chamado de Ilegal, dando início à história de origem do Tihuana no mercado musical.
É nesse álbum que estão alguns dos principais sucessos da banda, como Eu Vi Gnomos, Pula e Tropa de Elite, que se tornaria ainda mais famosa depois do lançamento do filme de José Padilha. Assim, a banda se tornou um grande sucesso nacional, tendo suas músicas tocadas em todas as rádios do País.
Depois de terem se passado 18 anos após a origem do Tihuana, a banda anunciou o seu fim no ano de 2017.
Quem são os integrantes do Tihuana?
Agora que vimos qual é a origem do Tihuana, vamos dar uma olhada nos seus integrantes e quais as suas funções na banda. São eles:
- Egypcio – Vocal;
- Fernando Baía – Percussão;
- Román Laurito – Baixo;
- Leonardo Stuart – Guitarra;
- Paulo Guilherme – Bateria;
Essa é a formação inicial da banda, e foi com ela que foram realizados os shows nos anos de sucesso do Tihuana. Já na fase final da banda, o DJ Fouad Khayat também fez parte do grupo entre os anos de 2012 e 2015.
Curiosidades da banda Tihuana
O Tihuana conseguiu algo que grande parte das bandas de rock brasileiras não fizeram, conquistar o sucesso já no seu primeiro disco, algo que nem se passava na cabeça da banda, já que antes de conhecerem o vocalista Egypcio, os integrantes pensavam em desistir da música. Como outras curiosidades da banda também temos:
- Durante a sua trajetória, a banda lançou 6 álbuns de estúdio e 1 álbum ao vivo;
- A banda possui mais de 424.000 ouvintes mensais no Spotify;
- O seu álbum de estreia vendeu mais de 150.000 cópias;
- A canção Tropa de Elite foi criada para ser um grito de guerra, mas passou a ser associada ao Bope depois do lançamento do filme homônimo.
Visto a origem e algumas curiosidades do Tihuana, é hora de conhecer as músicas que fizeram a banda conquistar todo o reconhecimento que possui hoje.
Músicas mais tocadas
A banda conseguiu conquistar milhares de fãs por conta de se diferenciar bastante das outras bandas da época, não só na melodia, como em suas letras irreverentes.

Dentre os seus principais sucessos temos:
- Tropa de Elite;
- Pula;
- Eu vi Gnomos;
- Renata;
- Que Ves;
- Um dia de cada vez;
- Minha rainha.
Depois de conhecer a origem do Tihuana, vale a pena incluir alguns desses sucessos na sua playlist e conhecer ainda mais sobre essa banda que marcou o cenário musical brasileiro!