A origem do Tiago é desconhecida por muitos, apesar deste ser um personagem impostante na mitologia cristã. Esse nome apareceu pela primeira vez no Novo Testamento e segundo a Bíblia, existem quatro Tiagos, dois deles pertencentes ao grupo de apóstolos de Jesus.
Por conta disso, o nome Tiago é muito comum no Brasil, está entre os 30 nomes mais utilizados. Mas você conhece qual a verdadeira origem do Tiago? Confira a seguir!
Qual a origem do Tiago na bíblia?
Acredita-se que a origem do Tiago, com relação a nomenclatura, tenha sido uma derivação do nome espanhol Santiago, que também deriva-se da escrita “Sant’Iago”.
A variação mais conhecida de Tiago é o nome “Iago”. Além disso, sabe-se que o nome Tiago tem uma grande relação com “Jacó”, pois Iago é conhecida como uma forma já modificada de Jacó (que no inglês é “Jacob” e no hebraico “Ya’akov”).

A origem do Tiago na Bíblia acontece no Novo Testamento. Segundo essa escritura sagrada para os cristãos, haviam quatro Tiagos, dos quais dois eram apóstolos do Cristo. Um Tiago era o irmão de Jesus e o terceiro era o pai de Judas, também conhecido através do nome Tadeu.
Muito se fala sobre os 3 mais conhecidos Tiagos do Novo Testamento. Discussões feitas por estudiosos debatem muito sobre o papel do Tiago que era uma das lideranças da Igreja de Jerusalém e também daquele que escreveu a Epístola de Tiago. Segundo algumas opiniões, é que os dois tenham sido a mesma pessoa, inclusive que o mesmo era o irmão de Jesus.
Qual o significado do nome Tiago?
Além da origem do Tiago na Bíblia, também é importante deixar claro qual o significado desse nome tão utilizado no Brasil. Com todas as transformações linguísticas que ocorreram ao longo dos anos, o nome Tiago recebeu o significado de “Aquele que vem do calcanhar”.
Esse significado tem como referência o irmão gêmeo que nasceu por último. De acordo com a bíblia, durante o parto de Jacó, ele nasceu após seu irmão e apertando seu calcanhar. Logo, o nome Tiago significa “Junto ao calcanhar”, apesar de ter outras variações.
Outros nomes bastante utilizados pelo mundo oferecem a mesma raiz etimológica do nome Tiago, como é o caso dos nomes Jaime, James e Diego.
Qual a história de Tiago?
A origem do Tiago está diretamente ligada à bíblia. No Novo Testamento existem ao menos 4 Tiagos. Entre os mais famosos temos o irmão de Jesus e seu primeiro apóstolo.

No caso do mais popular da bíblia, Tiago era pescador e muito conhecido por “Mais velho”. Esse Tiago foi um dos primeiros a seguir Cristo, junto do seu outro irmão João. Além do nome Tiago, esse apóstolo também é chamado de “Santiago Maior” e “O Justo”.
Segundo a Bíblia, Tiago presenciou diversos eventos importantes, um deles é quando Jesus torna-se radiante e ganha um grande brilho diante de seus olhos, como se fosse uma espécie de transfiguração.
Lições bíblicas sobre Tiago
A origem do Tiago também é repleta de lições bíblicas entre as passagens. Entre seus principais ensinamentos, conheça os mais importantes a seguir:
“Vencendo com alegria” (Tg: 1.2)
“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”.
Nesta lição, Tiago como apóstolo, ensina que uma pessoa deve viver com alegria até mesmo nos piores momentos e provações, aifnal essas expiam seus pecados e servem como ensinamento para seus espíritos.
“Vencendo com perseverança” (Tg 1.3)
“Sabendo que a provação da vossa fé, é uma vez confirmada, produz perseverança”. Já nesta citação, acredita-se que Tiago confirma que todo teste que acontece em nossas vidas resulta em perseverança e afirma perante o criador a fé do crente.
O nome Tiago é muito utilizado no Brasil e em algumas partes do mundo. Em nosso país, esse nome está entre os 30 mais comuns, com mais de 495.211 de indivíduos do sexo masculino registrados com Tiago como o primeiro nome.