Descubra a origem do The Cranberries!

A origem do The Cranberries se dá na Irlanda, no ano de 1989. Com uma sonoridade mais voltada para o Rock alternativo, o The Cranberries também incorpora em suas canções alguns elementos do Folk, Indie Pop e Dream Pop. 

A origem do The Cranberries é algo que desperta o interesse de muitas pessoas, afinal a banda é uma das mais bem sucedidas da história do Rock, com mais de 40 milhões de discos vendidos e 4 dos seus álbuns registrados no top 20 da Billboard. 

Quer saber qual é a origem do The Cranberries? A seguir, vamos ver como a banda começou, conheceremos um pouco da sua trajetória, além de algumas curiosidades e os principais sucessos da história da banda. Confira! 

Quem são os integrantes do The Cranberries!

Antes de conhecer a origem do The Cranberries, vamos conhecer quem são os integrantes da banda e quais as suas funções: 

  • Dolores O’Riordan – Vocais, teclado e guitarra;
  • Feargal Lawler – Baterista;
  • Noel Hogan – Guitarrista;
  • Mike Hogan – Baixista.

Assim, como ocorre com outras bandas, o The Cranberries contava com alguns músicos de apoio em seus shows, porém eles não faziam parte da banda oficialmente. Sendo assim, durante os mais de 20 anos que a banda esteve em atividade, essa foi a formação principal da banda.

Qual a origem do The Cranberries?

Os principais responsáveis pela origem do The Cranberries foram os irmãos Noel e Mike Hogan, com as funções de guitarrista e baixista respectivamente. Inicialmente o nome da banda era The Cranberry Saw Us, um trocadilho com o nome Sauce, enquanto Cranberry é uma fruta muito popular na Irlanda.  

Nial Quin foi o próximo a entrar na banda e assumir o posto de vocalista. Um ano depois foi a vez do baterista Feargal Lawler. Não demorou muito tempo para o vocalista Nial Quin desistir da banda, com isso, Dolores O’Riordan, que já possuía formação em música clássica, assumiu o posto de vocalista e a banda fez a sua primeira fita demo, que atraiu a atenção de diversas gravadoras. 

Qual a origem do The Cranberries
Fonte/Reprodução: original

Em 1991, a banda assinou o primeiro contrato desde a origem do The Cranberries. Assim, foi lançado o Single “Uncertain”, que não obteve muito sucesso. Depois do Single, foi lançado o primeiro álbum do The Cranberries, com o nome “Everybody Else Is Doing It, So Why Can’t We?”.

Inicialmente, parecia que o álbum tomaria o mesmo rumo do Single. Porém, a música “Linger” explodiu nos Estados Unidos e impulsionou o sucesso da banda. 

Músicas mais tocadas

Em 1994, foi lançado o álbum “No Need To Argue”, que posteriormente se tornou o disco de maior sucesso desde a origem do The Esberriares. Foi nesse álbum em que foi lançada a faixa “Zombie”, a música de maior sucesso da banda. Assim, a banda conseguiu conquistar o seu espaço no cenário musical, atraindo milhões de fãs para os seus shows. 

Músicas mais tocadas
Fonte/Reprodução: original

Mas esse não é o único sucesso da banda, que também emplacou musicas como: 

  • Dream;
  • Linger;
  • Animal Instinct;
  • When You’re Gone;
  • Promises;
  • Just My Imagination.

Uma das características da banda são as variedades de temas abordados em suas canções, enquanto algumas canções abordam temas sociais, outras citam sentimentos como rebeldia e amor. 

Curiosidades da banda

No ano de 2018, a vocalista Dolores O’Riordan faleceu por conta de uma overdose acidental, causando o fim da banda. Porém, durante os anos que estiveram em atividade, a banda nos forneceu algumas curiosidades interessantes como: 

  • Dolores assumiu o posto de vocalista após ver um anúncio publicado por Noel e Mike em um jornal; 
  • A ideia de encurtar o nome da banda para apenas “The Cranberries” foi de Dolores; 
  • A música “Zombie” foi feita durante um período de muita agitação pelo qual a Irlanda passava; 
  • Após encerrar suas atividades em 2003, a banda retornou em 2009, e chegou ao fim em 2019, após realizar um show em homenagem à Dolores. 

Mesmo que a banda já tenha chegado ao fim, as suas músicas continuam a ser reproduzidas e admiradas por pessoas de todo o mundo, o que a mantém como parte da vida dos roqueiros e torna tão interessante saber sobre origem do The Cranberries.

Deixe um comentário