Qual a Origem Do Teatro: Conheça Sua História

Conheça a origem do Teatro e como ele cresceu e evoluiu com o passar dos seculos aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do teatro, leia aqui!

Uma das artes mais antigas e tradicionais da humanidade, o teatro possui um valor imensurável para a cultura de vários povos. Presente do período ágrafo a Idade Contemporânea, essa arte, além de promover entretenimento, ajuda a entender diferentes períodos da história e as sociedades.

A arte do “lugar de onde se vê”, significado da palavra teatro em sua origem grega, é riquíssima e expressa muito mais do que as falas pontuais dos atores em cena. Versa também sobre o que é o ser humano em suas diferentes camadas e aspectos.

Neste texto você vai entender um pouco sobre a origem e desenvolvimento do teatro ao longo do tempo. Acompanhe até o final.

O teatro na época das cavernas: como surgiu na pré-história

No período ágrafo, também conhecido como “pré-história“, os humanos possuíam manifestações artísticas rudimentares típicas que, posteriormente, evoluíram e ajudaram a moldar o que seria conhecido como teatro.

Os estudiosos possuem pensamentos diferentes quanto à data precisa de quando o teatro surgiu, mas alguns acreditam que em 80.000 a.C. já existiam manifestações que podem ser consideradas formas de teatro.

O teatro na época das cavernas como surgiu na pré-história
Fonte/Reprodução: original

Nesse período, no entanto, as “peças” não tinham roteiro e nem eram encenadas por atores, tratavam-se apenas de expressões corporais espontâneas para transmitir alguma mensagem, ou seja, para se comunicar.

O homem primitivo usava, sem saber, algo que mais tarde seria conhecido como teatro para contar aspectos da vida cotidiana, expressar sentimentos e promover rituais religiosos.

O teatro na Grécia Antiga

É na Grécia Antiga, no entanto, que residem as raízes mais edificadas do teatro. Foi nessa época que os humanos usaram dos artifícios expressivos dessa arte para realizar rituais religiosos mais elaborados, como as procissões que eram promovidas para o deus Dionísio, por exemplo.

Nesses eventos, as pessoas cantavam e dançavam enquanto adoravam a divindade. Também eram feitas interpretações simples de cenas atribuídas ao próprio Dionísio. Foi nesse contexto, inclusive, que Téspis, em 534 a.C., usou uma máscara para atuar na forma do Deus do Vinho. Por causa disso, ele é considerado o primeiro ator da história.

Roma Antiga e suas peças teatrais épicas

O teatro em Roma é mais antigo que o estabelecimento da sua fase imperial. O primeiro contato que a sociedade romana teve com essa arte foi graças aos etruscos, uma civilização que vivia nas regiões da Itália Central. Nessa época, as encenações tinham conotação religiosa e eram realizadas principalmente em eventos funerários.

Pouco depois, em 55 a.C. foi construído o primeiro teatro de pedra em Roma, o que marcou definitivamente a presença da arte na sociedade. Com o passar do tempo, diversos tipos de encenações foram realizados pelos romanos, mas os mais majestosos, sem dúvida, foram os praticados no Coliseu.

Roma Antiga e suas peças teatrais épicas
Fonte/Reprodução: original

A construção dessa obra imponente durou oito anos e foi encomendada, em 72 d.C. pelo imperador Flávio Vespasiano. Quando concluído, o espaço foi palco para inúmeras atrações dos mais variados tipos, incluindo as famosas lutas de gladiadores. As atividades no local só tiveram fim em 523 d.C.

De toda forma, o teatro romano não se resume ao Coliseu. Muita coisa foi realizada ao longo do tempo, seja em teatros simples, ao ar livre ou em grandes construções. Da comédia à tragédia, passando pelas lutas e desafios dos gladiadores, o teatro romano foi riquíssimo a ajudou a moldar a arte que conhecemos hoje.

O teatro na Idade Média

A Idade Média, ao contrário do que muitos pensam, também possui grande riqueza de produções artísticas e, entre elas, está o teatro. Entre os séculos XII e XV, essa manifestação artística esteve presente na vida dos povos medievais de diferentes locais da Europa.

Nessa época se desenvolveram dois tipos de teatro: o sacro e o profano. O primeiro tinha como foco apresentar temas religiosos e o segundo possuía caráter mais popular e cômico. De toda forma, algumas características marcam as encenações nesse período: o uso de máscaras, a junção de dança e música, a tradição oral e a utilização de personagens alegóricos.

O teatro no Brasil

No Brasil, o teatro foi praticado pela primeira vez ainda na época da colonização. Os padres jesuítas, em suas missões de catequização, usaram diferentes artifícios para se comunicarem e converterem os nativos brasileiros ao Cristianismo. Entre esses recursos estava o teatro, no que ficou conhecido como “teatro de catequese”.

Nos séculos seguintes, o teatro continuou tendo, aqui no Brasil, teor religioso. Foi apenas no início do século XIX, com a vinda da família real portuguesa, que o país experimentou peças de teatro diferentes. D.Jõao VI trouxe consigo artistas da Europa e mandou construir na colônia espaços para a apresentação deles.

Foi apenas no século seguinte, no entanto, que grupos de teatro verdadeiramente brasileiros surgiram. Foi a partir da criação, nessa fase, de companhias nacionais de teatro que a manifestação artística se consolidou e ganhou brasilidade de fato.

Teatro 2022: Tipos nos tempos modernos

Hoje em dia o teatro é muito mais complexo do que outrora, mas continua sendo usado para expressar o que é o ser humano em todos os aspectos de sua natureza e complexidade.

Nesse sentido, existem diferentes tipos de peças de teatro. A Comédia, o Drama, a Ópera, o Melodrama, a Farsa, o Monólogo, o Stand-up comedy e o Musical são alguns exemplos do que pode ser conferido por aí nas casas de espetáculo, nas ruas e praças públicas.

4 comentários em “Qual a Origem Do Teatro: Conheça Sua História”

Deixe um comentário