Além de formar um grupo musical, a origem do Teatro Mágico é repleta de outras temáticas que, até hoje, fazem parte do cerne da banda, que já conquistou uma legião de fãs por todo o Brasil e até em localidades diversas no mundo.
Com quase vinte anos de estrada, o grupo sempre deixou claro que, para se conectar mais com seu público, eles deixam aberto um espaço para que os fãs participem ativamente da construção dessa história, inclusive como auxiliares na composição das canções.
Mas afinal, qual a origem do Teatro Mágico? Este artigo possui as principais informações sobre a criação da banda, além de outras curiosidades.
Qual a origem do Teatro Mágico?
A origem do Teatro Mágico aconteceu em 2003, na cidade de Osasco, no Estado de São Paulo. Criado pelo ator, cantor e compositor Fernando Anitelli, o grupo tem como principal foco o uso de temas como circo, teatro, música, poesia e literatura, que sempre são temas das suas canções e performances ao vivo, com seus membros maquiados e vestidos de palhaços, além de bailarinos performistas.

Boa parte das composições do grupo são inspiradas na obra de Hermann Hesse, escritor de origem alemã premiado com Nobel que, em seu livro, O Lobo da Estepe, apresentou o conceito de teatro mágico, que dá nome à banda.
Curiosidades do Teatro Mágico
Além da origem do Teatro Mágico, é interessante conhecer outros destaques do grupo, e aqui separamos algumas curiosidades sobre o mesmo.
- O grupo é adepto do movimento MPB – Música para Baixar, que disponibiliza todas as suas músicas e conteúdos de forma gratuita online, algo que já gerou polêmica na indústria da música;
- As composições do Teatro Mágico transitam entre vários gêneros musicais, como rock, folk e MPB, além de, mais recentemente, se inspirar em tons urbanos e na disco music;
- O espetáculo circense de suas apresentações ao vivo começa desde a entrada dos shows, com uma boneca de pano viva recepcionando o público.
Além disso, sem dúvida a banda tem uma performance ímpar, que por si só já gera curiosidade nos novos espectadores.
Músicas mais tocadas do Teatro Mágico
Desde a origem do Teatro Mágico, o grupo já lançou 6 álbuns de estúdio e 3 ao vivo. O mais recente álbum de estúdio, Luzente, foi lançado em março de 2022. Atualmente, a banda conta com mais de duzentos mil ouvintes mensais nas plataformas digitais.

Dentre as suas músicas mais populares, destacam-se as faixas “O Anjo mais Velho”, “Nosso Pequeno Castelo”, “Você me Bagunça”, “Ana e o Mar”, “Sintaxe à Vontade” e “Realejo”, todas estas com milhões de visualizações online.
Os integrantes do Teatro Mágico
Como dito anteriormente, na origem do Teatro Mágico foi estipulada a inspiração de temática circense e literária, e isto se reflete nos membros do grupo, que além dos músicos, conta com performistas e bailarinos.
A formação atual da banda é a seguinte:
- Fernando Anitelli (vocal, violão);
- Rafael dos Santos (bateria);
- Zeca Loureiro (guitarra);
- Maria Fernanda (violino);
- Emerson Marciano (baixo);
- Daniel Santiago;
- Pedro Martins.
O Teatro Mágico também conta com os performistas Andrea Barbour, Nayara Dias, Nô Stopa, Nathalia Dias e Matheus “Tocinho” Bonassa.
Ao trazer o circo, a literatura, a poesia e a fantasia para os palcos, a origem do Teatro Mágico mostra que, desde o seu início, a banda tinha o seu tema central firme, que segue vivo mesmo após quase vinte anos de grupo.
Na verdade, a caminhada do grupo e a parceria com seus fãs faz com que essa relação amadureça e se torne quase uma sintonia, crie conceitos e inspirações para um grupo que, além de tudo, traz a beleza poética para a vida real.