Origem do Tangram: o que é e para que serve?

Conheça a Origem do Tangram e para que serve aqui no Origem das coisas. Para você entender mais sobre o surgimento do quebra-cabeça leia aqui!

Muitos cidadãos do mundo passaram a ter uma visão maior de geometria a partir da origem do Tangram. Afinal, além de ser uma brincadeira popular e antiga, o Tangram tem o objetivo de aprimorar muitas habilidades necessárias para as pessoas no dia a dia através de uma maneira divertida.

Entretanto, será que você realmente conhece qual é a origem do Tangram e toda sua importância na formação da história da matemática chinesa? Para conhecer isso e, ainda, uma forma divertida de utilizar o Tangram, confira o texto abaixo com o panorama completo sobre a brincadeira.

O que é o Tangram?

Antes de comentar sobre a origem do Tangram, vale explicar o que seria isso. Trata-se de um quebra-cabeça de origem chinesa que reúne 7 figuras geométricas diferentes: 2 triângulos grandes, outros 2 médios, 1 triângulo pequeno, 1 quadrado e 1 paralelogramo.

Por fim, uma curiosidade interessante sobre a origem do Tangram, que é o significado de seu nome, “tábua das 7 sabedorias”. O registro mais antigo do uso desse quebra-cabeça foi encontrado no início do século XIX.

Qual é a origem do Tangram e para que serve?

Agora vamos falar a respeito sobre qual seria a origem do Tangram. Não se sabe com certeza quando ele surgiu, mas muitos teorizam sobre como a brincadeira surgiu. A mais popular é a de que um monge teria derrubado um pedaço de porcelana em formato de quadrado. Na queda, ele teria se partido nos 7 pedaços que compõem a figura.

Qual é a origem do Tangram e para que serve
Fonte/Reprodução: original

Desde a origem do Tangram, vários professores o utilizam com o objetivo de introduzir noções básicas de geometria, como perímetro e área, junção delas para mostrar figuras planas e, em alguns casos, trabalhar com ângulos. Outra utilidade do Tangram, nos tempos atuais, bastante útil para as crianças, é a socialização através da brincadeira com outras de mesma idade.

Quais as características do Tangram?

Como já falamos no segundo tópico do artigo, o Tangram é composto de 7 peças das quais 5 são triângulos com certos tamanhos, 1 é um quadrado e o último é um paralelogramo. Alguns locais, que disponibilizam o quebra-cabeça, separam as figuras por cores, a fim de melhorar a didática da brincadeira.

Para finalizar, comentaremos sobre os vários benefícios observados em pessoas que jogam constantemente o Tangram. O primeiro é a melhoria no raciocínio lógico, vantagem observada, principalmente, nas crianças. Além disso, melhora a visão espacial, melhor controle emocional para montar a figura desejada e melhoria na criatividade.

Como jogar o Tangram?

Desde a origem do Tangram, várias formas de jogar foram desenvolvidas. A mais popular entre as pessoas é escolher uma figura e fornecer dicas para que os outros descubram. É estabelecido um tempo limite para a montagem da figura desejada e vence quem terminar primeiro.

Como jogar o Tangram
Fonte/Reprodução: original

Apesar dessa ser a forma mais fácil, o Tangram é um jogo que permite modificações de regras, exceto a sobreposição de peças. Essa versatilidade popularizou o quebra-cabeça nos mais variados locais do mundo. Outro ponto importante do Tangram, ele é uma brincadeira para todas as faixas etárias.

Com isso devidamente explicado, terminamos o texto aqui. Espera-se que, agora, você saiba mais sobre a origem do Tangram e possa colher os benefícios dessa brincadeira através da diversão. Para ajudar na divulgação, compartilhe o texto em seus canais de comunicação e volte sempre neste site para conhecer mais sobre o mundo.

Deixe um comentário