A origem do talco é algo bastante curioso, afinal, um aspecto que nem todos sabem sobre o produto é que ele é extraído da natureza. Trata-se de um mineral argiloso que contém silicato de magnésio, além de ouras moléculas que o tornam um minério muito útil.
Atualmente, o talco é utilizado na indústria de cosméticos, mas também pode ser encontrado na produção de cerâmica, tintas, vernizes, papel e até mesmo em produtos alimentares.
A seguir, conheça como se deu a origem do talco e qual a sua utilidade no dia-a-dia!
Qual a origem do Talco?
A origem do talco vem desde a antiguidade. Esse ingrediente é considerado um mineral que pertence à família das argilas. Ele foi descoberto para utilização na pele por conta de suas propriedades absorventes.
Esse mineral argiloso tem em sua composição silicato de magnésio e a fórmula química Mg3Si4O10(OH)2. Atualmente, o mineral é utilizado para a fabricação de alguns cosméticos, como o talco para bebês, no qual se adiciona o amido de milho. Ele é considerado pela CETEM (Centro de Tecnologia Mineral), o minério que mais é utilizado em toda a indústria de cosméticos.

Em nosso país, a origem do talco foi de extrema importância. Assim, o Brasil tornou-se um dos países que mais produzem talco no mundo. O talco produzido aqui recebe apenas operações básicas, como moagem e britagem, por isso, é considerado melhor na utilização de processos em cerâmica.
A palavra talco surgiu do latim medieval “talcun”, que também tem sua origem do árabe talq e do persa talk. Desde a antiguidade, essas palavras já eram utilizadas para nomear diversos minerais além do talco, como a selenita e a mica.
O talco é extraído da natureza?
O talco é um mineral que pertence à família das argilas e sua extração é realizada da natureza. Desde a origem do talco, esse minério é encontrado principalmente em cinturões metamórficos com rochas ultramáficas, como é o caso da pedra-sabão. Essa rocha, muito utilizada por escultores para a confecção de estátuas e objetos, também é conhecida por ser aquela que possui o maior teor de talco.
A China é considerado o país que mais produz talco no mundo. Sua produção pode chegar a 2,2 milhões de toneladas por ano, resultando em 30% de toda produção mundial. Já o Brasil fica com 12%, seguido pela Índia com 11% e Estados Unidos com 9% da produção do planeta.
Como é produzido o talco?
A partir da origem do talco, esse mineral passou a ser produzido através da redução a pó e também purificação do silicato de magnésio. Sua principal fonte é a pedra sabão, que passa pelo processo de moedura e demais processos até atingir o talco.
Para a produção do talco, são utilizados maquinários capazes de realizar a extração do talco das rochas, moagem, britagem e outros processos especializados em cada finalidade do talco extraído.
Qual a principal utilidade do talco?
Desde a origem do talco, esse mineral é utilizado para as mais diversas situações e finalidades. A principal delas é na indústria de cosméticos, por conta do seu poder absorvente, dispersante e também ótima duração e aderência ao corpo.

Hoje, podemos encontrá-lo em diversos tipos de antitranspirantes, pó para maquiagem, produtos de higiene e cuidados com o bebê – embora para esta última função o talco esteja gradativamente caindo em desuso, devido à preocupação dos pediatras com sua influência em problemas respiratórios.
Além da indústria de cosméticos, o talco é usado fortemente em outras produções, como em tintas, cerâmicas, borracha, papel, revestimentos e até mesmo na fabricação de inseticidas.
De fato, o talco é um ingrediente importante para a produção de diversos produtos que utilizamos no dia-a-dia. Essa matéria, de aparência translúcida e de cor esbranquiçada, é algo que possui diversos benefícios e após estudos realizados na área, hoje conclui-se que a indústria dos cosméticos utilizam concentrações seguras para a saúde humana, desde que não seja inalado.