Entenda qual a origem do tacacá e sua lenda

Conheça a origem do tacacá e sobre sua lenda aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do prato leia aqui!

O Tacacá é um prato muito apreciado pela culinária nortista do Brasil e não é considerado uma refeição, mas um tipo de bebida ou sopa. A sua origem possui uma grande curiosidade e até mesmo uma lenda envolvida. Neste post vamos contar como surgiu o tacacá e que lenda é essa por trás de sua história.

O que é o Tacacá?

O tacacá é um mingau de goma temperado com tucupi que é um líquido extraído da mandioca de cor amarela que assim que extraído é considerado venenoso, mas que passando por processos de separação, cozimento e fermentação fica apto para o consumo, o tucupi é considerado um molho tradicional na região amazônica.

Além do tucupi, o tacacá leva cebola, cheiro verde, alho, jambu (é uma planta rasteira e quando sua folha é mastigada gera um leve tremor nos lábios) e por fim camarão. O tucupi é consumido em cuias naturais. Seu sabor é muito marcante e delicioso e além disso bastante nutritivo.

Qual a origem do Tacacá?

O tacacá é muito popular na região Norte, ele é de origem indígena, e vem de um tipo de sopa indígena chamada mani poi. Entretanto, a região em que o tacacá se originou ainda é uma disputa, há quem diga que sua origem se deu na região do Pará, e outros que a origem do tacacá foi na região da Amazônia.

Qual a origem do Tacacá
Fonte/Reprodução: original

Bom, não há uma certeza, mas se sabe que os paraenses se apropriaram e popularizaram muito mais essa culinária do que os amazonenses. Tanto que há até propagandas e jargões na região, tais como: “tacacá, o orgulho do Pará…”; “tacacá o prato mais gostoso do Pará” e a mais legal “quem foi ao Pará, parou, tomou tacacá, ficou.” Existem no Pará festivais locais de tacacá.

Como preparar o Tacacá?

A origem do Tacacá está relacionada à região amazônica e de seus nativos. Hoje em dia, o prato é considerado um marco do norte do país, pois é feito com ingredientes abundantes dessa localidade, principalmente do Pará.

Após separar os ingredientes, o Tacacá poderá ser feito. O primeiro passo é colocar o tucupi em uma panela e temperá-lo com alho e sal. Em seguida, deixe em fogo baixo até levantar fervura.

Durante esse tempo, o jambu deve ser cozinhado em água quente até que seus talos estejam completamente macios. Em uma vasilha, o camarão deve ser limpo e depois ficar de molho com água e sal. Para o preparo da goma, a dica é temperar e dissolvê-la em água fria. Depois, acrescente água fervendo aos poucos até a consistência de mingau.

Quais cuidados no preparo do Tacacá?

Mesmo durante a origem do Tacacá, o prato já demandava alguns cuidados antes de ser servido. O principal deles é o Tucupi, líquido amarelo extraído da mandioca. Antes de fazer parte do Tacacá, ele deve ser fervido por longas horas, visto que é venenoso para seres humanos quando cru.

Além de cozido, o Tucupi necessita ser muito bem temperado com os ingredientes da receita de origem do Tacacá. Assim, ele poderá oferecer seu sabor tradicional e inconfundível.

Devido o seu sucesso, o Tacacá é considerado atualmente um patrimônio cultural imaterial do Pará. A prefeitura de Belém organiza todos os anos um festival voltado somente para essa iguaria, o que atrai turistas de todas as partes do país.

O que significa tacacá na língua tupi?

O significado da palavra tacacá na língua tupi é nada mais nada menos do que mucilagem,
e mucilagem é uma substância gelatinosa, espessa e pegajosa de estrutura complexa que
reage à água, traduzindo, tacacá significa goma. E como visto no início do texto, o tacacá é
um mingau de goma temperado, então faz todo sentido ele ter esse nome não acha?

Qual a lenda do tacacá?

A lenda diz que por muito tempo, mas muito mesmo, a lua chamada Jacy e a Estrela d’alva por nome Iassytatassú, decidiram fazer uma visitinha ao âmago da terra. Sendo assim, ao atravessar a escuridão, a Caninana Tyiiba simplesmente picou o rosto da Lua, Jacy.

Qual a lenda do tacacá
Fonte/Reprodução: original

Jacy, sofrendo com a dor que a picada lhe causou, chorou e suas lágrimas regaram uma plantação de Mandioca. Após esse evento, a face da pobre Jacy ficou eternamente marcada pelas picadas da Caninana, a qual a fez chorar muito de dor, desde então através das muitas lágrimas da Lua Jacy, uma plantação foi regada e se deu origem ao Tycupy (tucupi).

Quais os tipos de pratos de tacacá?

O tacacá como toda boa receita não se limita apenas a uma forma de fazer, com isso há a forma tradicional relatado acima, feito de forma bem simples, dentre outras. Listamos a seguir mais sete tipos para se provar um delicioso tacacá:

● Tacacá simples, o qual acabamos de conhecer;
● Tacacá com camarão fresco, geralmente o tacacá é feito com camarão seco e salgado e esse pode ser servido em tigelas;
● Tacacá com camarão seco, o mais comum;
● Tacacá com dois tipos de camarão, que seria os dois tipos anteriores juntos;
● Arroz de tacacá, aqui o preparo do tacacá é feito separadamente;
● Risoto de tacacá, que é relativamente simples de fazer, esse tipo leva azeite;
● Pastel de tacacá, que na verdade não leva o tucupi e nem a goma, mas pela presença do camarão e do jambu, é assinado como pastel de tacacá.

Um ponto interessante, é que, não se fala beber ou comer tacacá, mas toma-se tacacá, fica aí mais uma dica para quando estiver por provar esse delicioso prato.

De origem bem antiga, ele subsiste até os dias atuais, passando de geração em geração e marcando não apenas no sabor, mas nas vidas de muitos que recordam de sua infância toda vez que voltam a prová-lo, é uma receita que gera memórias nas famílias nortistas do Brasil.

Além de conhecer sobre a origem do tacacá e sua lenda, deu ou não vontade de experimentar? Continue nos acompanhando para mais conteúdos assim.

Quais os principais ingredientes do tacacá?

Para preservar a origem do Tacacá indigena, após o preparo ele deve ser servido em uma cuia, um utensílio fabricado por indígenas. De acordo com a origem do Tacacá, o prato original leva os seguintes ingredientes:

  • 2 litros de Tucupi (líquido extraído da mandioca);
  • 4 dentes de alho;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 maços de jambú;
  • pimenta de cheiro;
  • ½ kg de camarão;
  • ½ kg de goma fresca.

Desde a origem do Tacacá, o prato não é considerado difícil de preparar. Porém, em algumas regiões, o mais trabalhoso será encontrar todos os ingredientes necessários para a receita.

Deixe um comentário