Conheça a origem do Sorvete

Saiba a Origem do sorvete e o que é aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento da sobremesa gelada, leia aqui!

A origem do sorvete existe há quatro mil anos, quando ainda não existiam refrigeradores. A primeira versão do sorvete foi registrada na China, feita de gelo, leite e arroz. Existe outra registrada na Roma Antiga, também feita de gelo e frutas em uma época sem existência de geladeira.

Desses dois lugares a sobremesa começou a ser divulgada por exploradores que levavam a sua região de origem, dessa maneira o sorvete ganhou o mundo, e é considerado uma das sobremesas mais saborosas e fáceis de encontrar em qualquer lugar.

Para saber mais da origem do sorvete e outras curiosidades desse doce tão querido, basta continuar com leitura!

O que é o sorvete?

O sorvete é uma sobremesa gelada que pode ter por base leite, nata ou água acrescidos de sabores de fruta, chocolate entre outros alimentos. Além de açúcar e algum conservante ou aromatizante a depender do modo de preparo, o interessante é que essa base permanece desde a origem do sorvete.

Qual a origem do sorvete?

Podemos considerar a primeira origem do sorvete datada por volta de quatro mil anos atrás na China. Nessa época, sabemos que não havia geladeiras, então como acontecia para ser feito e mantido o sorvete?

O sorvete era feito de raspas de neve, arroz e leite e para preservar essa sobremesa, os chineses tinham uma técnica de armazenamento de gelo para isso, mas não apenas no inverno que conseguiam fazer e manter a refrigeração do sorvete. Eles conseguiam manter o gelo conservado para uso também, no caso, a nobreza.

Qual a origem do sorvete
Fonte/Reprodução: original

Existe também dados de que a origem do sorvete aconteceu na Roma Antiga, na época do imperador Nero. Ele gostava de consumir frutas misturadas ao gelo da montanha, o que caracteriza um tipo de sorvete menos elaborado.

Porém, a origem do sorvete da China parece ser a mais considerada devido à maneira como era feito o sorvete, pois se assemelha mais aos preparos realizados hoje.

Como é feito o sorvete?

Da origem do sorvete até hoje, para obter a textura ideal que apresenta, o uso adequado e de porções de seus ingredientes fazem toda diferença, ao ser produzido.

Retomando a base dos sorvetes é água e leite ou nata. Os sherbets são os sorvetes feitos com leite que costumam ser mais cremosos e também levam uma quantidade de água ao ser fabricado. Os sorvetes com a base apenas de água, os sorbets são mais apreciados pelo seu frescor.

Os demais ingredientes que compõem a massa de um sorvete: açúcares, gordura, sabores (podem ser frutas ou outros elementos), emulsificantes, estabilizantes, conservantes e corantes.

O processo de fabricação do sorvete é iniciado por uma calda que passará por emulsificação, o próximo passo é bater essa mistura para depois levar para congelar. Lembrando que cada ingrediente terá seu papel no preparo do sorvete.

O açúcar confere a doçura, sabor e diminui o ponto de congelamento, assim o sorvete mantém a cremosidade não endurecendo mais que o necessário. A gordura cuida da cremosidade do produto. Para evitar os cristais de gelo teremos o estabilizante. O emulsificante atua na homogeneização. E por fim os corantes e aromatizantes garantem o sabor, coloração do sorvete.

Nessa base da massa serão incluídos os sabores, que devem fazer parte do sorvete, os sabores compõem as porções de ingredientes para que o sorvete tenha seu ponto ideal. Por exemplo, quando eu acrescento como sabor uma fruta, as porcentagens são diferentes de acrescentar chocolate, porque um possui mais água enquanto o outro mais gordura.

Quais as opções de sorvete?

Como a origem do sorvete tem mais de mil anos, sua evolução nos preparos e nas variedades de sabores é inegável. Outro fato que também evoluiu foram as opções que encontramos desta sobremesa maravilhosa que é o sorvete.

Quais as opções de sorvete
Fonte/Reprodução: original

As opções relacionadas ao preparo recebem nomes diferentes, agora é o momento de sabermos dessas variedades.

Sorvete de massa

Já falamos dele ao contar como é fabricado um sorvete, são os sherbets. Os sorvetes de massas contém em sua composição aqueles ingredientes citados no texto como emulsificantes e gordura; por isso, podem ser produzidos em larga escala e também resistem mais ao tempo de armazenamento.

Sorvete artesanal

Nessa opção não entram ingredientes como corantes e outros aditivos, sendo considerado com uma fabricação mais natural, em sorveterias costumam ser produzidos para serem consumidos no dia de seu preparo.

Sorvetes premium

Apresentam um teor de gordura maior que os demais, porém sua fabricação é realizada com produtos selecionados e costuma ter um custo mais elevado.

Sorbets

Os sorbets também já apareceram no artigo, sua base é água e costumam ser de frutas. Essa opção de sorvete é apreciada por consumidores que têm alergia à lactose e o seu índice de açúcar pode ser reduzido, assim seu teor calórico é baixo.

Picolé

É um sorvete no palito bem parecido com o sorbet.

Sorvete no palito

O sorvete de massa no palito, algumas versões ganha coberturas e caldas que em contato com a massa gelada formam uma casquinha.

Paleta mexicana

As paletas possuem um aspecto mais robusto que o sorvete no palito, elas apostam nos sabores combinados e variados.

Sorvete expresso

São os sorvetes que saem direto de uma máquina para a casquinha ou copinho. O sorvete expresso é muito comum em restaurantes de fast food e costuma ser bem apreciado pelo sabor, rapidez em servir e baixo custo.

Quem pode consumir sorvete?

Embora qualquer pessoa possa tomar sorvete, lembre-se de que ele possui açúcar, gordura e leite. Algumas pessoas podem ser alérgicas à lactose e outras estarem com algum tipo de desordem no organismo, que requer cuidados no consumo desses ingredientes. Sendo assim, procure evitar o consumo excessivo do sorvete ou opte pelas versões que forem pouco calóricas, como o picolé e sobert.

A origem do sorvete foi um dos melhores doces criados para os adeptos dele. A textura macia que derrete na boca com o sabor de preferência é algo único, que gera na gente uma sensação de bem-estar e rememora bons momentos da infância.

Deixe um comentário