Não sabe qual a origem do socialismo e nem quem criou? Contaremos a você o que é e quais os principais países que aderiram à ideologia e a seguem com força. Tire as suas dúvidas e analise os estudos de filósofos para entender melhor sobre o conceito.
Com auxílio deste tema, você aprenderá a respeito de um dos termos mais discutidos na internet nos últimos anos para entender o que é. Veja abaixo!
O que é o socialismo?
O socialismo é uma ideologia política que aborda a igualdade entre uma sociedade, mas que se difere entre duas características: utópica e científica. Uma será mais radical do que a outra e falaremos a seguir como funcionam. Veja:
- Socialismo utópico: igualdade entre a sociedade por reformas, e boa vontade da burguesia, mas sem abolir o capitalismo;
- Socialismo científico: revolução. O capitalismo deixa de existir.
Por se tratar de ideologias, surge a dúvida sobre como é o seu funcionamento, de fato, e como ele poderia atrapalhar a vida de milhões de pessoas. Na verdade, o socialismo tem a função de tornar uma sociedade igual, onde um não sobressai o outro.

Leia um trecho de “O Socialismo Científico: Karl Marx”, para entender melhor a respeito da classe trabalhadora e a emancipação. O conteúdo científico pode ser encontrado neste link, para estudos e implementação do conhecimento a respeito do tema abordado.
“A emancipação da classe proletária trará como consequência a emancipação de todos os homens, com a abolição de todo tipo de classe. Nessa ordem de coisas, em que não
mais haverá choque entre o individual e o coletivo, o poder político — instrumento de opressão — desaparecerá. O Estado perecerá.”
O estudo acerca das obras de Karl Marx auxiliará na compreensão íntegra do que é apresentado pelo filósofo e assim, entender melhor sobre o que é o socialismo e claro, ter conhecimentos e argumentos para debater sobre o tema.
Qual a origem do socialismo?
A origem do socialismo ocorreu através dos séculos XVIII e XIX, ao longo do período da Revolução Industrial. As suas características passaram por modificações e ficaram estabelecidas por intermédio de alguns pensadores:
- Charles Fourier;
- Saint-Simoon;
- Robert Owen;
- Pierre Leroux.
Estes faziam parte do socialismo utópico, em que ocorre a crença de ser possível tornar a sociedade igualitária sem a derrubada do capitalismo. No entanto, após a origem do socialismo, Karl Marx e Friedrich Engels criaram teorias após anos de estudos em cima do capitalismo, chamada de “socialismo científico”.
Devido à Revolução Industrial, o nível de trabalho aumentou e fez com que os trabalhadores não possuíssem pausas entre o trabalho para descanso e tivessem uma péssima remuneração. Hoje em dia, o conceito é tido como um trabalho escravo e é um crime grave contra a integralidade de um ser humano.
Quem criou o socialismo?
A origem do Socialismo Científico aconteceu pelas mãos de Marx e Engels, a respeito da versão utópica, esta surgiu por pensadores citados acima. Ela se solidificou, de fato, na época da Revolução Industrial, em que a situação da classe proletária era similar ao trabalho escravo.

Se você não sabia a respeito da origem do socialismo, e quer se aprofundar mais no tema, sugerimos que faça a leitura dos artigos científicos. O ponto de vista de ambos filósofos faz com que o leitor enxergue a classe trabalhadora com novos olhos, onde são pessoas que vendem a sua mão de obra em troca de dinheiro para sobreviver.
Devido ao capitalismo, as pessoas consomem mais do que ganham e é um problema gerado ao longo dos anos. O estudo sobre a origem do socialismo auxiliará a compreender a respeito do porquê o capitalismo apresentar tantas problemáticas como esta.
Quais foram os países que aderiram à ideia?
Anos após a origem do socialismo, existem alguns países que se adequaram ao que é abordado pela ideologia. Se você não sabe quais são, apresentaremos os principais nomes abaixo:
- República Moldava da Transnístria;
- China;
- Cuba;
- Coreia do Norte;
- Vietnã;
- República Popular do Laos.
Estes são os principais países que usam a doutrina apresentada pelos filósofos desde a origem do socialismo, e cada um tem os seus diversos fundamentos e crenças.
Aprender sobre a ideologia auxilia a compreender como funciona, quem criou e o motivo pelo qual é tão debatido nas mídias digitais. Recomendamos a leitura dos artigos em links para estudar e verificar o que é dito pelos estudiosos.