A origem do sobrenome é uma questão bastante interessante, ele tem a função de evitar a repetição dos nomes de pessoas.
A partir do sobrenome, é possível identificar os indivíduos com facilidade, evitando constranger uma pessoa.
O que é o sobrenome?
O sobrenome consiste em um nome herdado da família, normalmente, é composto pela junção do antenome do pai com o da mãe e é registrado no cartório para formalizar o registro civil. Neste caso, a criança passa a ter um sobrenome que a identifica, evitando que ela seja confundida com outra.

Muitas pessoas usam o sobrenome como apelido e outras, são conhecidas por ele no local onde vivem, ou seja, é uma alcunha cuja finalidade é caracterizar uma pessoa e fazê-la ser reconhecida facilmente.
Qual a origem do sobrenome?
A origem do sobrenome aconteceu para evitar a repetição dos nomes que já existiam. Neste caso, os registros das nomenclaturas eram tidos como patronímicos, que referenciavam o nome do pai.
É comum observar que, em países europeus ou no próprio Estados Unidos, existam nomes finalizados com Son, como Johnson ou Jackson que exemplificam bem os nomes de origem patronímica.
Para que serve o sobrenome?
Como explicado sobre a origem do sobrenome, ele tem a função de auxiliar na identificação de uma pessoa e a sua família. Dessa maneira, é possível saber quem você é e ter um reconhecimento na sociedade como um todo.

Todas as pessoas recebem um sobrenome e ele pode ser usado na identificação escolar dos alunos, principalmente, em provas ou atividades para nota. Isto permite que a própria escola tenha um controle amplo dos estudantes e possa fazer o reconhecimento de todos pelo sobrenome.
Quais os sobrenomes mais comuns no Brasil?
O Brasil, por ser um país populoso, possui inúmeros sobrenomes. Isto ocorre pelo fato de o país ter sido colonizado por Portugal e ter recebido muitos imigrantes italianos, alemães, franceses, noruegueses, entre outros.
A seguir, estão alguns dos sobrenomes mais comuns encontrados no Brasil.
- Santos;
- Silva;
- Oliveira;
- Lima;
- Souza;
- Pereira;
- Costa;
- Rodrigues;
- Ferreira;
- Almeida;
- Nascimento;
- Carvalho;
- Alves;
- Ribeiro;
- Araújo;
Muitos dos sobrenomes desta lista possuem origem portuguesa e hispânica, herdados no período da colonização.
Os dois sobrenomes mais comuns estão no topo da lista e compõem o nome de milhares de brasileiros atualmente.
Posso mudar meu sobrenome?
De fato, é possível modificar o seu sobrenome, porém é exigido determinadas especificações para isto. O juiz é quem determinará se é possível ou não realizar a alteração em seu sobrenome.
Como?
Para fazer a troca, a pessoa deve estar acompanhada de um advogado e esclarecer seus motivos, a fim de levá-los à Vara de Registros Públicos. No entanto, é necessário ter 18 anos ou mais e estar inserido em uma dessas especificações:
- Sobrenome que lhe cause desconforto;
- Erro no nome;
- Problema na pronúncia.
Se você se encaixar em uma dessas exigências, faça a solicitação por intermédio de um advogado para ter o direito de realizar a troca.
Agora que você sabe sobre a origem do sobrenome, porque não pesquisar na Internet o significado do seu? É possível encontrar muitas informações interessantes e até curiosidades sobre a sua origem.
1 comentário em “Para que serve o sobrenome e qual a sua origem?”