Conheça a origem do sobrenome Tavares e como foi sua chegada no Brasil aqui no Origem das coisas. Para entender leia mais aqui!
A origem do sobrenome é portuguesa, e é um dos sobrenomes mais antigos da Europa. O sobrenome é derivado do nome do clã Tavares, que era um dos mais antigos e poderosos clãs da Europa. O clã era composto por guerreiros e nobres, e era um dos mais ricos e influentes clãs do continente europeu.
Saiba como este sobrenome se originou e como teve sua chegada em nossas terras.
A origem do sobrenome Tavares
A origem do sobrenome Tavares vem do continente europeu, na área da Península Ibérica, para os estudiosos da origem nomes próprios, o sobrenome é um nome Toponímico, ou seja, é um nome próprio de determinada localidade.

O sobrenome surgiu em Portugal na região de Tavares, o primeiro a possuir o sobrenome seria Dom Pedro Viegas, que após se tornar o senhor das terras ficaria conhecido com esse sobrenome.
Tavares era uma cidade de Portugal, hoje em dia ela faz parte de Mangualde, pertencente ao Distrito de Viseu. Os descendentes de Pedro Viegas passaram a ter o sobrenome indicando que nasceram ou moravam na cidade.
Como por exemplo Estêvão Pires, filho de Dom Pedro Viegas, o primeiro descendente de Viegas a possuir o sobrenome.
Variação de origem espanhola
Na Espanha, o sobrenome é originado na região de Tabares, assim deu origem às variações Tabarés e Tavarez.
Para alguns estudiosos, a palavra vem do vocabulário pré-romano, tavalus, nome usado para uma espécie de planta ou animal.
Como o sobrenome Tavares chegou ao Brasil?
No Brasil, o sobrenome chegou em diversas épocas e em muitas regiões do país, indo do nordeste ao sul do Brasil. No estado do Rio de Janeiro, tem registrado André Tavares, nascido em torno de 1588, na cidade de São Vicente, filho do habitante do arquipélago de Açores, Manuel.
No estado do Rio Grande do Sul, o coronel Antônio da Silva Tavares ganhou uma sesmaria na região chamada Capão dos Tavares no ano de 1754.

No estado da Paraíba, a cidade tem esse nome para homenagear o padre Francisco Tavares que foi para a região na segunda metade do século 19.
O sobrenome também passou a ser usado por famílias de cristãos-novos, onde eram judeus ou muçulmanos que eram forçados a se converter para o cristianismo pelo Rei de Portugal em 1497.
Significado e Brasão da família Tavares
Como já citado no artigo, o sobrenome surgiu após Pedro Viegas virar senhor da região de mesmo nome, assim ele passou para seus descendentes, o que fez o sobrenome Tavares ter o significado de “nascido em Tavares”.
Brasão da família Tavares
O desenho do brasão que representa a família Tavares é um escudo amarelo adornado com a imagem de cinco estrelas, cada uma delas com seis pontas e de cor vermelha. O brasão da família representa uma das salas do Palácio de Sintra, em Portugal, com os desenhos de outros 72 brasões de famílias nobres da história do pais.
Esta é a história de origem do sobrenome Tavares em Portugal e como ele chegou ao Brasil e se difundiu nas regiões do país ao longo dos séculos.
Eu tenho orgulho do meu sobrenome Tavares é dó meu pai não trocaria por nada.