Conheça a Origem do sobrenome e as suas influências aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do sobrenome, leia aqui!
A medida que a população mundial foi crescendo, os nomes ficaram repetidos e a sociedade percebeu estar na hora de criar outro nome para diferenciar as pessoas e mostrar a origem de suas famílias. Assim surgiu os sobrenomes, pronomes visando diferenciar cada pessoa e também mapear a sua origem familiar.
Alguns sobrenomes têm origens milenares e passadas de geração em geração, mas outros podem surgir a partir de um simples apelido. Já outros podem ser referência de algum parente importante. Uma coisa é certa: a forte influência dos colonizadores ajudaram bastante na origem dos nomes completos dos brasileiros.
Por isso, a finalidade deste artigo é mostrar as influências e origens do sobrenome no Brasil e também em outros países.
Como foi a origem do sobrenome?
O sobrenome é um segundo nome que caracteriza a origem de uma família da pessoa. Em países nórdicos, como a Islândia, eles usam o sistema patronímico, no qual o segundo nome traz alusão ao nome do pai, geralmente com o sufixo -son e -dottir. Por exemplo, o sobrenome Johnson significa “Filho de John”.

Um outro exemplo é com a cantora Bjork tem como seu nome completo Björk Guðmundsdóttir, em que quer dizer “Filha de Guðmundur”.
Mas, para países lusofônicos, como o Brasil, a origem dos sobrenomes difere, visto que utiliza características em comum de uma família, como “Silva”, “Oliveira”, “Ferreira” e entre outros.
Isso também acontece em outros países do continente americano, onde tiveram influência dos colonizadores espanhóis. Por isso é comum nos países hispânicos sobrenomes “Chavez”, “Perez”, “Lopez”, e etc.
A seguir, vamos explicar o que influencia na escolha dos sobrenomes nas famílias brasileiras.
O que influenciou na escolha dos sobrenomes?
São vários fatores que influenciam na escolha dos sobrenomes, que podem ser desde uma profissão do patriarca da família, mas a cidade de origem dos primeiros ancestrais. Até o século X, as pessoas não utilizavam os sobrenomes.

A obrigatoriedade, no entanto, aconteceu durante os Concílios de Trento, a Igreja Católica obrigou que os nascidos tivessem sobrenome, além do nome dos pais e padrinhos. E a origem dos sobrenomes vem a partir de quatro influências.
No início eram apenas nomes para diferenciar as pessoas, mas os sobrenomes, ao longo do tempo, passaram a ser hereditários. Ou seja, passando de geração em geração.
Patronímico
A gente explicou mais acima que os sobrenomes de origem Patronímico são utilizados mais em países nórdicos, como a Islândia. No entanto, este costume é bastante comum nos municípios brasileiros.
Se você já morou no interior, com certeza você conhece “Carlos de Márcio” ou “João de Domingos”. Essa referência, muitas vezes, originou os mais diversos sobrenomes de famílias espalhadas no Brasil.
Ocupacional
O ocupacional é aquele sobrenome com origem da profissão do patriarca. Por exemplo, “João Serralheiro”, se o rapaz trabalha com Serralharia. Outros nomes vindo de ocupação são “Marcos Pescador”, se referindo ao seu trabalho na pesca.
Apelido ou descrição
Algumas vezes muitos apelidos podem se transformar em um sobrenome da pessoa. Por exemplo, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, utilizou o apelido de infância como sobrenome e repassou para os seus descendentes.
Localidade geográfica
Esta origem de sobrenome está relacionado onde se originou a família. O sobrenome Aveiro, por exemplo, está relacionado às pessoas que nasceram na região de Aveiro, em Portugal.
Influência europeia nos sobrenomes
No Brasil, boa parte dos sobrenomes dos brasileiros tem influência europeia nos sobrenomes, principalmente em Portugal. Durante a colonização, muitos portugueses vieram para a região e formou famílias. Por isso, existem muitas famílias “Silva”, “Oliveira”, “Pereira” e entre outros na região por causa disso.
Agora que você sabe a influência e origem do sobrenome, compartilha esta curiosidade para outras pessoas com esta dúvida.
2 comentários em “Como ocorreu a origem do sobrenome e quais foram suas influências?”