Qual a origem do símbolo da paz?

Conheça a Origem do Símbolo da paz e o que significa aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do símbolo leia aqui!

Não é fácil determinar a origem do símbolo da paz, já que várias culturas o modificaram ao longo dos anos. O símbolo da paz pode ser determinado como uma pomba branca; um símbolo de “V” com os dedos, e até mesmo uma bandeira branca.

Por isso, continue a leitura para saber qual é a origem do símbolo da paz. Por quais mudanças ele passou ao longo da história e se, até hoje, ele é capaz de representar o que representava quando foi criado há mais de 60 anos!

Qual é o símbolo da paz?

A origem do símbolo da paz popular, que todos nós conhecemos, e está presente até mesmo na cultura “pop” em roupas, produtos, e também na arte, foi criada em 1958 pelo artista britânico Gerald Holtom (1914 – 1985).

Qual é o símbolo da paz
Fonte/Reprodução: original

Na época, em meio a um mundo ainda não muito distante das influências e consequências da Segunda Guerra Mundial, Holtom sentiu a necessidade de criar um símbolo que representasse o desespero de viver no tempo de uma corrida armamentista tão visível.

Como foi escolhido?

Holtom, então, decide se inspirar em Goya (1746 – 1828), pintor do quadro “Trés de Mayo de 1808”, em que os personagens prestes a serem fuzilados estendem os braços em desespero. 

Então, segundo o próprio Holtom: “o símbolo trata-se de ‘N’ de ‘Nuclear’ (com os braços estendidos, como os do campesino de Goya), e ‘D’ de ‘Desarmamento’ (a extensão do restante do corpo do campesino).”

Qual a origem do símbolo da paz?

Como já dito anteriormente, a origem do símbolo da paz pode ser datada de diversas épocas, em vários contextos diversos.

Qual origem do símbolo da paz
Fonte/Reprodução: original

Para os cristãos, por exemplo, a origem do símbolo da paz é uma pomba branca, que surge após o dilúvio para representar uma nova era de paz; durante a primeira Convenção de Genebra, em 1864, foi convencionada uma bandeira branca para uma “trégua” entre conflitos; e, durante a década de 1970, durante a Guerra do Vietnã, surge um símbolo de “V” com as mãos, para simbolizar “paz” e “amor”. 

Qual a história por trás do símbolo da paz?

Agora que sabemos a origem do símbolo da paz, vamos conhecer um pouco mais da história por trás da criação deste símbolo: ele surge, em 1958, pelo artista Gerald Holtom, que buscava representar visualmente o seu desespero pela época de corrida armamentista em que vivia.

No entanto, o símbolo foi ganhando outras conotações ao longo do tempo, principalmente porque Holtom não o patenteou. Desta forma, ao chegar nos anos 1970, grupos de contracultura (como os famosos hippies) passaram a adotar o símbolo como símbolo de “paz e amor”.

Junto da adoção da imagem de Holtom, foi ressignificado o uso do “V” com os dedos; antes, utilizado por Winston Churchill (1874 – 1965) para celebrar as conquistas militares de tropas aliadas.

Qual o significado do símbolo da paz?

Originalmente, o símbolo da paz foi feito na tentativa de representar os sentimentos negativos de seu autor pela época em que ele foi feito, mas por ter ganho diferentes interpretações ao longo dos anos ele foi adotado por diferentes frontes ativistas que buscam, de alguma forma, alcançar a paz para os conflitos confrontados.

E com o passar dos tempos?

Com o passar do tempo, e levando em consideração a origem do símbolo da paz. Hoje podemos utilizar este símbolo em quaisquer contextos que impliquem em pregar pela paz (entre nações, povos, com a natureza, etc).

Antes, além de um símbolo originado para representar a dor do seu criador, ele foi — e ainda é muito associado — ao movimento hippie, e tido como símbolo da paz e do amor, e não apenas da paz.

Quais outros símbolos da paz?

Há diversos símbolos da paz a depender do contexto em que buscamos, além da origem do símbolo da paz de cada cultura variar conforme a história de cada cultura.

Para o povo cristão, a pomba branca é um símbolo de paz porque surge após o dilúvio enviado por Deus a Noé; a pomba, branca como a pureza do divino, representaria o perdão de Deus para os homens.

Durante 1864, em Genebra, a primeira convenção que lá houve determinou que branco — por diversos motivos histórico-culturais — representaria a paz, a trégua; portanto: quando duas tropas se enfrentam, e precisam cessar-fogo por um período de tempo limitado, utiliza-se uma bandeira branca para simbolizar a “paz”.

Qual o dia internacional da paz?

A ONU (Organização das Nações Unidas) determinou que o dia internacional da paz é o dia 21 de setembro, em 1981. 

Em 2001, o período também foi determinado como um dia de não-violência de maneira geral, incluindo cessar-fogo.

Agora, você já sabe sobre a origem do símbolo da paz e como ele foi difundido no mundo inteiro e claro, passou por ressignificações ao longo do tempo.

Deixe um comentário