A origem do Scracho, uma das últimas bandas nacionais a ganhar destaque como revelação após os anos 2000, é, sobretudo atualmente, algo bem desconhecido e pouco explorado pelo grande público, mesmo por quem conhece e acompanha o trabalho do grupo desde o seu auge no início do novo milênio.
Pensando nisso, este artigo contém toda a trajetória inicial e a origem do Scracho, desde os seus primeiros anos, a chegada aos grandes palcos, e outros detalhes que podem passar despercebidos por muitos fãs ou por quem teve sua fase de ouvir o grupo na sua adolescência e que agora mantém uma boa memória daquela época.
Qual a origem do Scracho?
A origem do Scracho aconteceu no ano de 2004, no Rio de Janeiro, onde um grupo de alunos adolescentes do colégio Corcovado se juntou para realizar apresentações em saraus escolares com músicas de rock e reggae.
Após uma certa popularidade, os amigos Diego Miranda, Caio Correa, Gabriel Leal e Rodrigo Stallone viram a necessidade de batizar o grupo e resolveram homenagear o Restaurante Dom Scracho, do Jardim Botânico, assim se deu a origem do Scracho.

Depois disso, os amigos decidiram gravar músicas autorais e covers para serem divulgadas gratuitamente na internet, o que rendeu ainda mais popularidade para o quarteto.
Nos anos seguintes, o Scracho já se tornou muito conhecido na capital carioca, especialmente entre o público mais jovem, que sempre marcava presença nas apresentações do grupo, que inclusive começou a ganhar reconhecimento fora do Estado, e passou a tocar em São Paulo, Curitiba e outras capitais da Região Nordeste.
Em 2006, Rodrigo Stallone deixa a banda, e é substituído por Débora “Dedé” Teicher, e dois anos depois, o Scracho chega ao seu auge, com participação em diversos programas e premiações nacionais, além de lançar o seu primeiro disco de estúdio.
Em 2012, foi a vez de Gabriel Leal deixar o projeto, que se tornou um trio com os membros restantes. O Scracho pausou suas atividades três anos depois, e em 2020 retornou com novas canções.
Curiosidades da banda Scracho
Além da origem do Scracho, separamos algumas curiosidades sobre a banda, que embora não tenha mais o mesmo destaque de antes, ainda mantém sua legião de fãs e admiradores.
- O videoclipe da música “Universo Paralelo” se manteve na primeira posição do programa MTV OVERDRIVE durante duas semanas, e foi o primeiro destaque nacional do grupo;
- Em 2009, a baterista Débora Teicher venceu o Prêmio Multishow de Música Brasileira na Categoria de Melhor Instrumentista;
- O Scracho venceu a categoria de Melhor Banda Independente do Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2013, ano do lançamento do seu último disco, “Boto Fé”.
Esse álbum, que foi gravado com recursos de um financiamento coletivo, com a colaboração dos fãs da banda, tem clipes disponíveis no YouTube e pode ser encontrado nos principais streamings.
Quem foram os integrantes da banda?
A formação de origem do Scracho contou com Diego Miranda nos vocais e guitarra, Caio Corrêa no baixo, Gabriel Leal na guitarra, e Rodrigo Stallone na bateria. Atualmente, apenas Miranda e Corrêa fazem parte do grupo, que também conta com Débora “Dedé” Teicher na bateria.
Quais são as músicas mais tocadas?
Desde a origem do Scracho, a banda angariou alguns sucessos que permeiam até hoje na mente de muitos fãs da banda e na cena do rock nacional. Atualmente, o grupo conta com mais de cem mil ouvintes mensais no Spotify, além de já ter recebido milhões de visualizações em videoclipes no YouTube.

Entre as principais músicas, estão:
- “Morena”;
- “Quase de Manhã”;
- “Passa e Fica”;
- “Divina Comédia”;
- “Som Sincero”;
- “Fértil”.
Essa última é a mais recente, lançada ainda em 2022.
Representando toda uma geração, a origem do Scracho é uma prova de que, mesmo sem o destaque de outrora, os talentos brasileiros levam boas músicas dos mais diversos gêneros e estilos para o seu público, que evolui com os artistas ao longo dos anos.