Conheça a origem do são bento e quais são os seus títulos conquistados aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do clube leia aqui!
Aos amantes do futebol, neste texto, traremos informações sobre a origem do São Bento, um time centenário, fundado no ano de 1913.
Desde a origem do São Bento, o clube tem cinco títulos em competições regionais. Atualmente, o time encontra-se na série A2 da Federação Paulista de Futebol.
Qual a origem do São Bento?
A origem do São Bento aconteceu em 14 de setembro de 1913, na cidade de Sorocaba-SP, considerado um dos times mais antigos do interior de São Paulo. As cores oficiais do clube são o azul e o branco, o tom do azul pode ser marinho, royal ou celeste.

Desde a origem do São Bento, o clube jogou com grandes times paulistas entre 1960 e 1980 e, nos dias atuais, já tem sua vaga garantida no Paulistão de 2023.
O time tem uma mascote chamada Azulão, representada por um pássaro cujas cores são iguais às do uniforme. A primeira vez que a figura do pássaro apareceu foi em uma publicação do Jornal Cruzeiro do Sul, em 03/03/1968.
Qual a história do Esporte Clube São Bento?
Como visto, a origem do São Bento aconteceu no ano de 1913 e o nome inicial era Sorocaba Athletic Club, porém, no ano seguinte, trocou o nome para o que é usado atualmente, com o intuito de homenagear um clube de sucesso da época, a Associação Atlética São Bento.

A profissionalização do time ocorreu no ano de 1953, e seu primeiro jogo como time profissional aconteceu em 10 de junho desse mesmo ano, contra o Ferroviária de Botucatu. Nesse jogo, o São Bento venceu com um placar de 4 a 2.
A seguir, acompanhe uma breve cronologia de fatos importantes da história do clube:
- 1956: o time participou pela primeira vez de um jogo internacional. A partida foi contra o Nacional de Montevidéu e houve um empate com o placar de 2 a 2. Esse jogo foi em Sorocaba;
- 1962: ingressou na Divisão Especial de 1953 do futebol paulista devido ao título obtido na Primeira Divisão, que foi adquirido na final contra o time América de São José do Rio Preto;
- 1963: ficou em 4º lugar da competição da Divisão Especial (atual série A1);
- 1964/65/68: finalizou as competições da Divisão Especial na 6ª posição. O clube permaneceu nessa Divisão por 29 anos seguidos;
- 1979: participou do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão e ficou em 15º lugar na competição;
- 1985: conquistou o título da Taça Estado de São Paulo;
- 1991: primeiro rebaixamento da equipe, foi para a divisão intermediária, que hoje é denominada série A2
- 1994: uma modificação no regulamento da Federação Paulista de Futebol fez com que o São Bento passasse a competir na série A3;
- 1999: um empresário pernambucano, Jailson Dantas, comprou o clube. Entretanto, a Justiça reverteu a venda
- 2001: ganhou o Campeonato Paulista da série A3;
- 2002: ganhou a Copa Estado de São Paulo
- 2005: devido a uma boa campanha, conquistou uma vaga no Campeonato Paulista da série A1 do ano seguinte, ao terminar o campeonato em 11º lugar. O time permaneceu na divisão principal por dois anos;
- 2013: devido a uma boa campanha, conquistou mais um título para o clube e o time conseguiu ingressar na série A2
- 2014: Com uma boa campanha, o time conseguiu acesso à série A1 do Campeonato Paulista;
- 2016: conquistou o direito de participar da Copa Brasil de Futebol de 2017, participou do Campeonato Brasileiro da série D e conquistou uma vaga no Campeonato Brasileiro de Futebol da série C de 2017;
- 2017: garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro da série B;
- 2018: finalizou o Campeonato Brasileiro da série B em 13º lugar;
- 2019: o time foi novamente rebaixado, Campeonato Paulista de 2020 (série A2) e série C de 2020.
- Em 2022, no futebol profissional, participará dos campeonatos da Copa Paulista e da série A2.
Vários talentos foram revelados no time, tais como Odair Patriarca, Paraná, Tupãzinho, Marinho Peres, Mickey, entre outros.
Como foi a evolução dos escudos do São Bento?
Depois da origem do São Bento, o clube criou seu primeiro escudo na década de 20, que era um brasão com um círculo branco centralizado. Dentro deste estavam as iniciais do clube, ECSB (Esporte Clube São Bento).
O escudo sofreu modificações ao longo do tempo, e na década de 30, passou por duas modificações:
- Primeira: o escudo passou a ser apenas um círculo com as iniciais;
- Segunda: manteve-se o círculo com as iniciais do clube, porém, a fonte das letras foi modificada.
- Na década de 50, houve três modificações no escudo:
- Primeira: o círculo deixou de existir e permaneceram apenas as letras SB, escritas de forma entrelaçadas;
- Segunda: colocaram, novamente, as letras das iniciais entrelaçadas dentro de um círculo;
- Terceira: foi inscrito ao escudo existente, o nome do clube e da cidade de origem do São Bento (Sorocaba). O escudo tinha um fundo azul com as letras brancas, que estavam mais estreitas do que o modelo anterior.
Outra modificação foi feita na década de 80, o fundo do escudo passou a ser branco e colocaram as letras na cor azul.
Por fim, o escudo atual foi deliberado em 2014 e possui poucas alterações quando comparado ao anterior.
Qual estádio do São Bento?
Após a origem do São Bento, a casa do clube era o Estádio Humberto Reale. Entretanto, no ano de 1978, foi inaugurado o estádio no qual acontecem os jogos atualmente.
O nome dele é Estádio Walter Ribeiro, popularmente chamado de CIC, ou, ainda, nomeado de Estádio Municipal Walter Ribeiro.
O CIC tem capacidade para 12.525 torcedores e localiza-se na Avenida Pereira da Silva, s/n em Sorocaba-SP.
História do estádio
O local onde o Estádio Walter Ribeiro foi construído era um brejo, a inauguração CIC foi em 14 de outubro de 1978. Em frente, encontra-se a Praça Pereira da Silva, que serve para a realização de vários eventos.
A primeira partida realizada no CIC foi entre o São Bento e o São Paulo Futebol Clube, pelo Paulistão. Neste dia, houve apresentação da Escola de Samba III Centenário, o Bispo Dom José Melhado de Campos abençoou o estádio, o prefeito da época fez um discurso, entre outros acontecimentos.
O estádio recebeu reclamações acerca do gramado, que era fofo e irregular, mas essa condição foi revista quando o São Bento retornou à primeira divisão em 2005. O estádio passou por uma reforma geral, onde pintaram as arquibancadas, o gramado foi reformado e instalou-se um sistema de irrigação moderno.
Homenagem
O nome do estádio é uma homenagem ao jornalista e radialista Walter Ribeiro, que fazia parte da Associação dos Cronistas Esportivos de Sorocaba (ACES). Ele era o vice-presidente, além disso, Walter integrava a Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), no cargo de diretor-tesoureiro.
Ele foi funcionário da rádio Vanguarda, na qual comentava os jogos do São Bento e do programa Chute sem Bola. Além disso, trabalhou no Jornal Diário de Sorocaba, quando escrevia na coluna chamada Chute de Bico, com um pseudônimo – Vadico.
Quais são as conquistas do São Bento?
Apesar de a origem do São Bento ter acontecido a mais de 100 anos, o clube possui poucas conquistas no futebol profissional, apenas cinco títulos, são eles:
- Um Campeonato Paulista da série A2 em 1962;
- Duas Copas Paulista nos anos de 1985 e 2002;
- Dois Campeonatos Paulista da série A3 nos anos 2001 e 2013.
No futebol amador, o time possui oito títulos, um no Torneio Início e sete no Campeonato Amador de Sorocaba. E, ainda, conquistou três títulos no Torneio de Futsal Cruzeirão, dois na categoria principal e um na categoria feminino.
Hino do Esporte Clube São Bento
Segundo o estatuto do clube, a composição oficial do hino é de autoria de Ulderico Amêndola.
A seguir, leia a letra do hino:
“Gol sorocabano, vai ganhando azulão…
Gente de tutano tricotando o balão…
Arte do bailado sobre as linhas de cal,
Ritmo exaltado, precisão genial!
Gol alvi-celeste ecoando no ar…
Quando bem fizeste
Ensinando a ganhar
Na emoção mais alta da porfia,
No calor da simpatia
De quem já te viu jogar.
Força e mocidade,
Glória da cidade…
Que monumento
É o meu querido são bento
De Sorocaba expansiva,
Em prol do esporte e do labor…
Salve a chama sempre viva,
Que me inspira, minha lira
De torcedor!
Salve o afã beneditino,
Nossa história, mais um hino,
Meu imenso amor!”
Neste artigo, conseguimos colocar um pouco sobre a história desse clube, quando foi fundado, sua trajetória, a evolução do escudo, seu hino, entre outras informações.
Para conhecer mais sobre as origens de times de futebol e muito mais, continue aqui no Origem das Coisas, você não vai se arrepender!