Conheça a Origem do Santos e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do clube do peixe, leia aqui!
Muito popular, o clube, de apelido carinhoso “Peixe”, já foi casa de nomes como Robinho, Neymar e, claro, Pelé, mas você conhece a origem do Santos Futebol Clube? Afinal, como um dos clubes de futebol mais populares de São Paulo, quiçá do Brasil, foi criado?
Além das muitas vitórias em campo e do impacto sobre a cultura, o centenário, comemorado em 2012, já aponta para a tradição e riqueza histórica do clube. O Santos é um time com uma torcida vasta, que se espalha de geração em geração e mantém, até hoje, a imagem de “celeiro de craques”.
Confira agora a origem do Santos, quantas vezes esse time foi campeão brasileiro, por que é chamado de “Peixe” e como surgiu o símbolo de um dos clubes mais amados do Brasil. Confira!
O que é o Santos?
Apesar de ser mais conhecido pelo futebol e por seus muitos craques de renome, o Santos é um clube que abriga vários esportes, que vão desde os esportes coletivos, com bola, até os individuais, como artes marciais.

Atualmente, o clube incentiva as práticas do:
- Futsal;
- Vôlei;
- Futebol Americano;
- Tênis de Mesa;
- Futebol de Praia;
- Judô;
- Taekwondo;
- Karatê;
- Goalball;
- Showball;
- Surf;
- Skate;
- Fórmula Truck;
- Drift;
- Santos Run;
- E-Sport.
Desde a origem do Santos até os dias de hoje, o clube acumula as modalidades que tutela e só cresce nessa prática, e uma prova disso é a inclusão dos E-Sports, que são voltados para os jogos eletrônicos, desde 2015.
Qual a Origem do Santos?
A história de origem do Santos se dá na ocasião em que três amigos, até então frequentadores do Clube Concórdia, se tornaram entusiastas do futebol. Rapidamente, a primeira diretoria do clube, que teve sua fundação em 1912, foi fundada.
Santos Futebol Clube | |
Fundação | 14 de abril de 1912 |
Presidente | Andrés Rueda |
Treinador | Fabián Bustos |
Mascote | Baleia |
Principal Rival | Corinthians |
No mesmo ano, o Santos Futebol Clube já jogava sua primeira partida, contra o chamado Santos Athletic Club, e ganhou por 2 x 1. Mas foram décadas de jogos locais, até que em 1955, o clube finalmente se tornou campeão da Liga Paulista de Futebol.
Quantas vezes o Santos foi campeão brasileiro?
A origem do Santos é a de um clube pequeno, que levou muitos anos para obter expressão no cenário nacional. Mas, atualmente, o “Peixe” coleciona oito títulos só do Campeonato Brasileiro. O clube levou o troféu para casa em 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004.

Do ano de 1955 em diante, o Santos tornou-se cada vez mais uma força entre os clubes paulistas, especialmente porque foi nesse ano que Pelé entrou para o time.
Mas foi somente no ano de 1962 que o clube entrou para História do Futebol Mundial, pois ganhou todos os campeonatos que disputou no ano: Paulista, Brasileiro, Libertadores da América e o Mundial Interclubes.
Porque o time do Santos é chamado de Peixe?
É comum os clubes de futebol terem os seus apelidos. No caso do Santos, o “Peixe” veio justamente devido à localização litorânea da cidade de Santos. Mas essa é uma versão mais embelezada da história.
De acordo com especialistas em História do Futebol, a origem do apelido vem de torcedores de outros clubes, que chamavam os santistas de “peixeiros” ou “peixes podres”. Um dia, a torcida santista abraçou o apelido, o que lhe deu um novo significado.
Como surgiu a mascote do Santos?
Já o símbolo do Santos, a orca, foi escolhido após o apelido pegar. A orca foi eleita como mascote porque, de acordo com seus idealizadores, é um predador implacável.
Atualmente, o clube leva aos estádios uma dupla de orcas, que são chamados de Baleião e Baleinha, a fim de animar a torcida.
Quando observamos a história, desde a origem dos Santos até os dias atuais, nos deparamos com uma jornada riquíssima, uma coleção de vitórias e taças conquistadas, repleta de craques e uma torcida apaixonada.
2 comentários em “Qual a Origem do Santos?”