Qual a origem do sanduíche?

Conheça a Origem do Sanduíche e o que é aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do lanche, leia aqui!

Um alimento extremamente popular hoje em dia, muitos dos consumidores da atualidade desconhecem a origem do sanduíche. Com vários tipos e receitas diferentes por todo o mundo, o alimento é consumido por milhões de pessoas todos os dias.

Graças a facilidade de fazer um sanduíche, não é muito incomum que, em determinados dias, uma pessoa acabe se aproveitando disso para se alimentar em várias ocasiões de um bom e velho sanduba enquanto realiza outros afazeres.

Contudo, qual é a origem do sanduíche? Quando ele se tornou tão popular ao redor do mundo? Aqui te mostramos tudo isso e mais alguns detalhes interessantes.

O que é o sanduíche?

Desde os primórdios da origem do sanduíche, o alimento é tido como dois pedaços de pão que possuem uma espécie de recheio entre eles, consumidos como lanche ou até mesmo como uma refeição diária, sobretudo café da manhã ou jantar.

O que é o sanduíche
Fonte/Reprodução: original

Entre os dois pães, os alimentos mais comuns utilizados são carnes, queijo e verduras. Mas, por ser uma refeição rápida de ser feita, muitas pessoas utilizam diversos outros alimentos, criando várias receitas diferentes do mesmo, conforme a cultura de uma região.

Qual a origem do sanduíche?

Embora seu conceito seja um senso comum, não dá para se dizer o mesmo sobre a origem do sanduíche em si, pois os historiadores entram em alguns atritos sobre qual seria de fato a real origem do alimento.

Alguns estudos acreditam que, antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo, o povo judeu já misturava pão com alguns alimentos embutidos durante a Páscoa Judaica. Porém, a origem mais popular para o sanduíche acontece no século XVIII na Inglaterra, com o aristocrata John Montagu.

Montagu, um amante de jogos de cartas, detestava a demora para preparar suas refeições, pois atrapalhava suas longas jogatinas. Com isso, seus empregados começaram a levar dois pães com carne entre eles para o aristocrata, que adorou o alimento e passou a pedi-lo todas as noites.

Com o passar dos anos, o sanduíche foi ganhando popularidade ao redor do mundo graças a sua praticidade e rapidez no preparo. Além disso, outros ingredientes passaram a ser usados na preparação, criando vários tipos de sanduíches.

O que significa sanduíche em português?

No dicionário, a palavra sanduíche, derivada do inglês sandwich, significa uma iguaria composta por duas ou mais fatias de pão que entre as quais são colocados diversos ingredientes, tais como queijo, presunto, alface, e outros.

Receitas de sanduíches?

Como dito anteriormente, desde a origem do sanduíche surgiram diversas receitas diferentes do alimento graças a sua enorme popularidade em todo o mundo, e algumas delas também se espalham por diversos locais.

Dentre essas várias formas de preparo, uma das mais populares, inclusive entre os brasileiros, é o cachorro-quente ou pão com salsicha. O prato é simples e rápido de se fazer, além de ser extremamente saboroso graças aos vários ingredientes.

Receitas de sanduíches
Fonte/Reprodução: original

Outro sanduíche bastante popular é o clássico hambúrguer, que é vendido praticamente em qualquer esquina em todo o mundo. Com a saborosa carne bovina ou de frango, junto de verduras e condimentos, o hambúrguer é um dos mais tradicionais sanduíches do mundo todo, que também possui várias versões diferentes, como o cheeseburger.

Além destes, outras receitas populares são o famoso misto quente, o americano e o beirute, este último que utiliza um pão especial, o sírio, que traz um diferencial no seu sabor em relação ao pão tradicional.

Agora que você conhece mais da origem do sanduíche, que tal bater uma boquinha com um sanduba? Com no máximo cinco minutos o prato já está pronto, e isso é o seu grande diferencial.

A rapidez no seu preparo e a criatividade de quem está fazendo o sanduíche são o que torna o prato uma iguaria sem igual por todo o mundo, que não cansa de inventar novas receitas e novos sabores.

Deixe um comentário