De onde veio? Conheça a origem do sabonete!

Conheça a origem do Sabonete e como é feito aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do item, leia aqui!

A origem do sabonete aconteceu há muito tempo e faz parte de um longo contexto histórico. O produto passou por inúmeras modificações até chegar ao que conhecemos atualmente, e a sua construção era feita com outros tipos de ingredientes que, por mais que sejam parecidos com o que vemos atualmente, os materiais eram poucos e escassos.

Qual a origem do sabonete?

Conforme as pesquisas dos historiadores, a origem do sabonete ocorreu através do povo Fenício, que utilizava gordura proveniente de carneiro e certas substâncias presentes em cinzas que eram diluídas na água. Isto aconteceu a cerca de 600 a.C.

Qual a origem do sabonete
Fonte/Reprodução: original

A maneira de confecção do produto desde a origem do sabonete era feita através da gordura com os óleos em processo de ebulição. O método de barra veio através dos povos árabes, que criaram o sabão sólido por intermédio da saponificação.

Quando acontece a invasão dos turcos pelo Império Bizantino, o sabonete foi apresentado na Europa e recebeu um novo ingrediente dos espanhóis: azeite de oliva. O seu aroma se tornou mais agradável, menos enjoativo e estranho.

Por que o sabonete é importante?

Após aprendermos sobre a origem do sabonete, saiba que este é um produto que garante a nossa higiene completa. Evita que o nosso corpo permaneça com bactérias, sujeiras geradas pela poluição e restos de pele morta retidas no corpo.

A limpeza integral da pele evita que se fique com mau cheiro, gerado pelo suor nas axilas, nos pés e nas virilhas. Sim, a última região sua muito e a gordura retida por ali pode trazer malefícios a longo prazo.

Além disso, desde a origem do sabonete, as pessoas aprenderam que o sabão é sinônimo de limpeza. Nos sentiremos mais limpos, com uma boa sensação e estaremos mais revitalizados ao longo do dia.

Além disso, não podemos esquecer que os sabonetes podem ser usados tanto para o banho, quanto para apenas lavarmos as mãos. Existem os líquidos, perfeitos para usarmos no lavabo para higienizarmos esta parte do corpo e garantirmos uma limpeza completa antes de nossas refeições.

Como o sabonete é feito?

Ao longo da origem do sabonete, houve mudanças como a inserção de gorduras, perfumes, corantes, hidantoína, BHT, e o processo de saponificação. Alguns são líquidos, preferível de se utilizar, justamente porque não temos contato direto com o produto e evita a contaminação.

Se você estiver em busca de um produto realmente natural e que fuja do que foi instituído desde a origem do sabonete, recomendamos que compre os naturais. Estes tem ingredientes como extratos removidos de plantas, resinas vegetais, mel, corantes de ervas, óleos essenciais naturais, substâncias aromáticas das flores, conservantes in natura e glicerina.

Quais são os benefícios do sabonete?

Durante o período de origem do sabonete, não era conhecido os benefícios do item. Mas hoje em dia, sabemos que serve para remover as sujeiras presentes por nosso corpo, que ajuda a tirar bactérias, microrganismos e até vírus presentes em nossas mãos.

Quais são os benefícios do sabonete
Fonte/Reprodução: original

Garante que as regiões onde as glândulas sudoríparas são totalmente ativas fiquem perfumadas, a fim de evitar que aconteça a liberação daquele odor forte e desagradável que tão bem conhecemos.

Graças a origem do sabonete podemos nos manter limpos, perfumados, com a pele realmente livre de sujeiras e que as bactérias não se propaguem pelo corpo. Sabemos que estas formas de vida são muito perigosas quando conseguem se instaurar no organismo, mas podemos evitá-las com bons cuidados e boas práticas de higiene pessoal.

Deixe um comentário