Qual a origem do Rio Branco Esporte Clube e principais destaques?

Conheça a Origem do rio Branco Esporte Clube e algumas curiosidades aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o clube, leia aqui!

O Rio Branco Esporte Clube foi fundado no dia 4 de agosto de 1913. O clube é uma agremiação esportiva pertencente à cidade de Americana localizada no estado de São Paulo.

Um dos principais clubes do interior paulista, tendo conquistado o título de campeão do Campeonato Paulista da Série A2 em 2014. Além disso, o clube já foi vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2009.

Também conhecido como Rio Branco de Americana, as cores preto e branco compõem os itens do time. Para um time do interior de São Paulo, o Rio Branco Esporte Clube é conhecido por ter conquistado alguns títulos estaduais.

Para te ajudar a conhecer melhor o clube, reunimos algumas informações úteis sobre o Rio Brando Esporte Clube. Continue lendo!

Origem do Rio Branco Esporte Clube

Fundado no dia 4 de agosto de 1913, o Rio Branco Esporte Clube teve como idealizador João Truzzi. Anteriormente, o clube levava o nome de Sport Club Arromba, até que no ano de 1917, a proposta de mudança de nome para Villa Americana Foot Ball Club foi dada.

Origem do Rio Branco Esporte Clube
Fonte/Reprodução: original

Contudo, em setembro do mesmo ano houve a alteração de nome para Rio Branco Football Club em homenagem ao Barão do Rio Branco.

Quais atletas de renome foram revelados no Rio Branco Esporte Clube?

Foram revelados alguns atletas de renome graças ao Rio Branco Esporte Clube. Veja abaixo quais são:

  • Flávio Conceição;
  • Macedo;
  • Marcos Senna;
  • Marcos Assunção;
  • Souza;
  • Sinha;
  • Mineiro;
  • Marcelinho Paraíba;
  • Sandro Hiroshi;
  • Anaílson;
  • Pituco.

Dentro os atletas citados acima, alguns como Anaílson, por exemplo, encerram a carreira no futebol.
Ausência do Rio Branco Esporte Clube nas décadas de 60 e 70

Nas décadas de 60 e 70, o Rio Branco Esporte Clube ficou ausente. Isso fez com que o Esporte Clube Vasco da Gama, que também é conhecido como Vasquinho, torna-se o time mais importante da cidade.

Anos de glória do Rio Branco Esporte Clube

A década de 90 trouxe ao Rio Branco Esporte Clube anos de glória. Mais precisamente os anos de 1993 e 1994, foram marcados por diversas conquistas para o clube. Dentre as conquistas, grandes posições em campeonatos eram alcançadas.

Estádio do Rio Branco Esporte Clube

Nos primeiros anos de existência, o Rio Branco Esporte Clube tinha partidas em um campo localizado na rua 12 de novembro, na cidade de Americana. Foram muitos anos até que o time conquistasse o próprio estádio já na década de 70.

Estádio do Rio Branco Esporte Clube
Fonte/Reprodução: original

Hoje em dia, o estádio pertencente ao Rio Branco Esporte Clube é o Estádio Décio Vitta, conhecido também como Rio Brancão. Foi inaugurado no ano de 1977 e possui capacidade para mais de 16 mil espectadores.

Mascote

O Rio Branco Esporte Clube tem como mascote o Tigre e foi o clube brasileiro pioneiro a adotá-lo como mascote. O motivo da escolha do animal é pelo fato de o mesmo representar ferocidade.

Quanto ao responsável por sugerir o mascote, não se sabe ao certo. Contudo, um registro menciona o Sr. Plínio Ortolan em março de 1923 como autor da sugestão. Esse fato foi documentado na revista “Americana Ilustrada” em 1951.

Hino

O hino oficial do clube é tocado no início das partidas no Estádio Decio Vitta. O hino possui letra e um arranjo musical composto por Oseias Sass.

Torcida

Conforme a pesquisa feita pelo Jornal Tododia no ano de 2001, o Rio Branco Esporte Clube conta com 7,5% de torcedores americanenses. A torcida organizada do clube chama-se Malucos do Tigre.

A torcida do Rio Branco Esporte Clube foi a dada como a oitava maior torcida do estado e terceira do interior de São Paulo.

1 comentário em “Qual a origem do Rio Branco Esporte Clube e principais destaques?”

Deixe um comentário