Saiba a origem do racismo e sua repercussão histórica 

Descubra a Origem do Racismo e toda a sua repercussão histórica aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do Racismo leia aqui!

A origem do racismo possui os motivos mais banais que podem existir. Crime cujo motivo é depreciar pessoas por suas características físicas e cultura, o racismo ocorre quando uma pessoa se coloca em posição de superioridade diante de outra por conta de suas características físicas, como cor de pele e cultura de origem. 

Historicamente resultou em massacre da população negra, guerras, injustiças e desigualdade social. Mesmo sendo um comportamento que percorre anos na história, só começou a ser debatido na atualidade.

O que é e onde se originou o racismo?

Na idade média as relações entre os povos caracterizavam-se pelo poder e dominação de territórios ou reinos. Os povos que dominavam outros construíram uma relação de superioridade para com os conquistados, o que dava início a xenofobia e preconceitos em relação à cultura e origem das pessoas.

O que é e onde se originou o racismo
Fonte/Reprodução: original

Ou seja, a origem do racismo começa neste período ligado mais a cultura e religião do que a aparência. Foi só na idade moderna, com o processo de colonização e escravização das pessoas negras, que temos o primeiro indício do racismo como conhecemos na atualidade.

Evolução histórica do racismo

Na idade moderna as justificativas para a xenofobia começaram a se ligar cada vez mais à religião, em especial ao catolicismo e ao protestantismo, religiões mais seguidas e importantes no hemisfério ocidental. 

A origem do racismo como entendemos hoje começou a surgir com as grandes navegações e expansão territorial pelo mundo. Com o objetivo de expansão do comércio e de levar o cristianismo para os “pagãos” (como eram chamados os povos não cristãos) os europeus começaram a colonização da África.

O tráfico de escravos inicialmente foi um acordo comercial com diversos reinos africanos, com o objetivo de angariar mão de obra para as diversas empresas coloniais. Após um tempo, a situação ficou cada vez mais séria: para usar os negros como mão de obra barata as justificativas começaram a partir da premissa de que essa era uma “raça” inferior e servia somente para o trabalho.

Qual o impacto do racismo nas sociedades atuais? 

A construção do imaginário público onde os negros são uma “raça” inferior gerou situações que são um grande problema social. Apesar de hoje em dia o racismo ser crime na maior parte do mundo, o resultado de anos de preconceito, violência e exclusão social foi a desigualdade social, onde essa parcela da população marcada pela pobreza, criminalização, baixa ocupação em cargos de poder, falta de acesso a políticas públicas de qualidade, disparidade de renda, subempregos, evasão escolar, entre outros.

Essas questões consequentemente se transformam em problemas de saúde, em que uma parcela da população que vive nessas condições, sofre com o aumento do suicídio, alcoolismo, depressão, ansiedade e tabagismo.

Equidade racial e o movimento negro: lutas cotidianas

No Brasil, mesmo que a população negra represente a maior parte dos cidadãos (56,01%), estes problemas ainda são marcantes. Diante destes acontecimentos, surgiram pelo mundo movimentos que lutam pela equidade racial, por meio de ações culturais, sociais e políticas. 

Aliados a pessoas não negras, o movimento luta pelo fim do racismo e garantia de direitos iguais. Fora do Brasil, existem diversos exemplos de ações anti racistas, como o Partido Dos Panteras Negras (Black Panter Party – BPP). Uma organização socialista, revolucionária e urbana criada por Bobby Seale e Huey Newton, no ano de 1966, é hoje uma das iniciativas mais conhecidas e significativas na luta contra o racismo pelo mundo.

Racismo contra indígenas no Brasil: 2022 e ainda acontece

No Brasil, assim como em todos os países do continente americano, o racismo não afeta apenas os negros, mas também povos originários. Aqui, também há a exclusão da população indigina, o desrespeito aos seus direitos e a imposição de uma visão preconceituosa, onde sua posição social é de inferioridade. 

Atitudes como a desvalorização da cultura indigena, massacre dos povos e tomada de territórios causam reflexos sociais muito similares ao que ocorre com a população negra.

A internet como ferramenta de denúncias

Nos dias atuais, a internet segue como um paralelo da sociedade e pode servir como ferramenta tanto de expressão e luta por direitos sociais, como oportunidade de denúncia.

Quando falamos de racismo na internet um dos maiores canais de denúncia é o Safernet, portal que funciona em cooperação com variadas instituições governamentais como a polícia federal, ministério público, Senado Federal, Câmara dos Deputados e a Secretaria dos Direitos Humanos. Para fazer uma denúncia basta abrir o portal, fazer um registro e acompanhar o processo através de um número de protocolo.

É urgente trabalhar em políticas públicas que acabem com esse tipo de desigualdade, e leis que atuem diretamente na punição de crimes como o racismo. É na equidade de direitos que construímos uma sociedade justa, próspera e digna.

3 comentários em “Saiba a origem do racismo e sua repercussão histórica ”

Deixe um comentário