Conheça a origem do queijo Canastra e o motivo dele ser especial aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do queijo canastra leia aqui!
Para os amantes de queijo, a origem do Queijo Canastra é uma condição importante na hora da compra. Esse é um queijo tradicional e extremamente saboroso, que faz parte da culinária brasileira há séculos.
Conheça mais sobre o saboroso Queijo Canastra.
Qual é a origem do Queijo Canastra?
Como o próprio nome já diz, a origem do Queijo Canastra é a região conhecida como Serra da Canastra, localizada em Minas Gerais.

Esse é um queijo tradicional brasileiro, fabricado há mais de 200 séculos e ainda hoje, é o sustento de muitas famílias da região.
Como é o Queijo Canastra?
Caso você não reconheça o nome, a aparência com certeza você vai identificar. O Queijo Canastra tem uma cor levemente amarelada e possui uma casca mais amarela, que pode ter rachaduras. Ao cortar, sua textura chama atenção, pois é macia e amanteigada.
Existem algumas variações desse queijo, fazendo com que seu sabor tenha um pouco de acidez e levemente apimentado.
Quais foram as condições favoráveis para o queijo da Canastra?
Para garantir o Queijo Canastra perfeito, diversas condições são necessárias para favorecer essa produção e consequentemente aumentar a qualidade do produto.
Diversas condições como clima, altitude, água e até mesmo a alimentação das vacas são fatores que influenciam muito no resultado e no sabor do queijo.
Como é a produção do Queijo Canastra?
O tradicional Queijo Canastra é feito de forma artesanal, utilizando leite cru e tem um tempo de cura maior que os demais.
Para fabricar o Queijo Canastra, todo um ritual está envolvido. No leite cru são adicionados o coalho e o soro de leite do dia anterior. A primeira etapa do queijo é se transformar em uma pasta coberta de sal grosso e colocado para repousar.

Depois de, em média, 12 horas ele é virado e salgado do lado oposto. Após mais um dia, o queijo é colocado em prateleiras de madeira e começa o processo de envelhecimento.
Esse processo de envelhecer o queijo dura em média 21 dias, mas existem fabricantes que estendem esse prazo para até 40 dias.
Como é comercializado o Queijo Canastra no Brasil?
Desde 2008 o Queijo Canastra é considerado um patrimônio cultural imaterial brasileiro, assim como o acarajé. E a comercialização desse tipo de queijo artesanal não é simples como possa parecer.
Por exemplo, o INPI regulamenta que apenas queijos artesanais produzidos em alguns municípios podem ser chamados de Canastra e os produtores são fiscalizados com frequência pelos órgãos reguladores.
Receitas com Queijo Canastra
Por conta de seu sabor único e marcante, o Queijo Canastra pode ser utilizado em muitas receitas. Conheça algumas formas de utilizar esse tipo de queijo na sua alimentação:
Pão de queijo
Outra receita típica de Minas Gerais, o pão de queijo também pode ser feito com o Queijo Canastra. A receita é simples, com poucos ingredientes e o tempo de preparo é rápido, perfeito para um lanche da tarde.
Gratinados em geral
Finalizar pratos com queijo gratinado é uma maneira simples de transformar completamente receitas básicas. Você pode usar o Queijo Canastra gratinado em massas e até mesmo sopas.
A origem do Queijo Canastra é o nosso país e sua fabricação mantém viva tradições que passam por diversas gerações da mesma família, além de ainda hoje ser o sustento de muitas gentes. Muitos produtores abrem suas portas para turistas conhecerem mais sobre essa produção e é claro, se deliciar com o famoso queijo mineiro.
1 comentário em “Qual a origem do Queijo Canastra e porque é especial?”