Confira qual a origem do pudim de leite condensado

Conheça a origem do pudim de leite condensado e quem criou aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento deste clássico da culinária leia aqui!

O pudim de leite condensado é uma tradicional sobremesa brasileira, que está presente em quase todas as residências, seja em dias festivos, comuns ou nos almoços de domingo em família. Mas de onde surgiu o pudim de leite condensado? Como sempre o povo brasileiro deu um jeitinho de personalizar a receita que conhecemos, confira a origem do nosso pudim nesse post.

O que é o pudim de leite condensado?

Clássico na área da culinária, de fácil produção e superpopular, o pudim de leite, que depois se tornou o pudim de leite condensado desde que chegou no Brasil é uma sensação até para aqueles que não têm muitas habilidades na cozinha, devido à praticidade e por utilizar na sua forma clássica poucos ingredientes na sua produção.

Quem criou o pudim?

Seu país de origem é Portugal, e os portugueses consideram o pudim de leite um patrimônio, se intitulando como o país do pudim de leite. Sua origem vem do meado do século 16, quando foi encontrado um livro escrito por um abade datado dessa época.

Quem criou o pudim
Fonte/Reprodução: original

Não era uma receita da forma que conhecemos hoje em dia, por que não desenformavam o pudim, mas as características descritas na receita são iguais ao clássico pudim que conhecemos hoje.

É claro uma receita se modifica, se reinventa e moderniza com o passar dos anos e não foi diferente com o clássico pudim de leite.

Qual a origem do pudim de leite condensado?

O pudim de leite pode ter nascido em Portugal, mas o seu upgrade com a introdução do leite condensado, foi originado aqui no Brasil. Por ser uma receita super badalada por aqui, o pudim de leite condensado tem uma data nacional que é o dia 22 de maio a data escolhida para comemorar o dia desse prato delicioso que conquistou e ainda conquista muitas pessoas.

Qual foi o primeiro pudim feito no Brasil?

O primeiro registro de uma receita de pudim, foi o pudim de nata, por volta de 1840, na época do império português. Com uma receita com mais ingredientes do que utilizamos hoje em dia, é dela o registro como iniciação desse prato em nossas terras.

Quais os tipos de receitas de pudim de leite condensado?

O pudim de leite condensado possui diversas variações, o modo de preparo depende do gosto de quem está fazendo, listamos algumas delas para você, que são: pudim de leite condensado com baunilha, pudim de leite condensado com calda caramelizada, pudim de leite condensado na panela de pressão, pudim de leite condensado simples no pote sem levar ao forno, pudim de leite condensado com leite ninho, pudim de leite condensado com coco, entre muitos outros.

Quais os tipos de receitas de pudim de leite condensado
Fonte/Reprodução: original

O clássico pudim de leite condensado, que possui diversas receitas e diversas formas, pode ser feito em formas quadradas, redondas com buraco ou sem (mas no Brasil, a forma mais utilizada é a redonda com buraco).

O pudim pode ser lisinho ou com furinho, com muita ou pouca calda. Cada um possui uma forma de fazer, mas uma coisa é certa: o pudim de leite condensado é delicioso e podemos dizer que conquistou todos os lares brasileiros, pela praticidade e por toda a singeleza que esse prato traz. Sendo útil para uma sobremesa de almoço normal de domingo, ou de uma comemoração de um dia festivo.

1 comentário em “Confira qual a origem do pudim de leite condensado”

Deixe um comentário