Qual é a origem do Protetor Solar? Conheça!

A origem do protetor solar foi extremamente importante para a humanidade. Isso porque, essa loção é conhecida por ser essencial para a proteção da pele humana contra a exposição solar, a qual é nociva, pode provocar doenças e fazer muito mal à saúde.

O uso do protetor solar está cada vez mais popular por conta de seus benefícios. Hoje, é possível encontrar muitos tipos de protetores em supermercados e farmácias, além de marcas especializadas nesse tipo de proteção. Conheça, a seguir, como aconteceu a origem do protetor solar no mundo e qual sua importância.

Qual a origem do protetor solar?

A origem do protetor solar que conhecemos hoje aconteceu através das mãos de Benjamin Greene, em 1944. O americano, ao ver o estado das queimaduras causadas pela exposição ao sol de soldados da Segunda Guerra Mundial, decidiu criar algo que conseguisse proteger a pele contra o sol.

Desse modo, a origem do protetor solar aconteceu. A primeira loção contra os raios do sol era feita à base de petróleo e tinha uma consistência viscosa na pele. A marca responsável por adquirir seus direitos foi a Coppertone.

Qual a origem do protetor solar
Fonte/Reprodução: original

Ao decorrer do tempo, os protetores conseguiram se aprimorar para melhor atender ao seu público. Atualmente, é possível encontrar diversas versões e marcas em supermercados e farmácias.

O uso do protetor solar, também conhecido como filtro solar, é recomendado por toda comunidade médica para a prevenção de câncer de pele e outros malefícios que a exposição ao sol pode gerar.

O que é protetor solar?

Desde a origem do protetor solar a indicação é que as pessoas usem na pele durante o dia. Isso porque, trata-se de uma loção que protege a pele do corpo humano contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.

Para ser considerado um bom protetor solar, ele deve proteger contra a radiação ultravioleta UVB, que está entre 290 e 320 nanômetros e também contra UVA, o qual é mais preocupante para a saúde humana, já que pode atingir de 320 a 400 nanômetros.

Como funciona o protetor solar?

Após a origem do protetor solar, essas loções se moldaram para que a proteção aconteça de forma eficiente e confortável no corpo. Os ingredientes presentes nos filtros são moléculas aromáticas e grupos de carbonila. Quando juntos, a molécula é absorvida pelos raios solares ultravioletas e assim previne que os danos desses raios sejam causados na pele.

No mercado há dois tipos de protetores, o físico e o químico. O físico é chamado de bloqueador e possui dióxido de titânio, que funciona como uma espécie de refletor contra os raios solares. Já o protetor químico é repleto de substâncias que conseguem absorver a radiação sem que ela deixe danos na pele.

Qual a importância do protetor solar?

Desde a origem do protetor solar, o produto tornou-se fundamental para a proteção da pele das pessoas. Com o uso regular do protetor solar, é possível evitar queimaduras causadas pelos raios solares, o desenvolvimento de câncer de pele, envelhecimento da pele e outros danos.

No Brasil, o uso do protetor solar é ainda mais importante, pois vivemos em um clima tropical. Aqui, o câncer de pele é um dos tipos da doença que mais aparecem casos todos os anos. Utilizar protetor solar é algo que afeta a saúde.

Por que é importante usar protetor solar?

A origem do protetor solar foi de extrema importância, pois é através dele que as pessoas podem se proteger contra a radiação infravermelho e ultravioleta. Utilizar o protetor diariamente se faz importante, pois pode evitar doenças e todos os malefícios da exposição solar em excesso.

Por que é importante usar protetor solar
Fonte/Reprodução: original

Para que os danos sejam os menores possíveis, é preciso aplicar o protetor muitas vezes ao dia nas áreas mais expostas, principalmente no rosto. Além disso, é preciso comprar um protetor com FPS compatível com a necessidade. O FPS (Fator de Proteção Solar, é a medida que o filtro consegue proteger a pele.

Independente da idade, a recomendação é de que todas as pessoas utilizem o protetor solar, principalmente no verão. Usar é a maneira mais eficaz de se proteger contra os danos provocados pelo sol e viver uma vida mais saudável.

1 comentário em “Qual é a origem do Protetor Solar? Conheça!”

Deixe um comentário