A origem do primeiro Estado moderno é um tema de suma importância para o entendimento sobre a evolução das nações ao longo dos últimos séculos. Boa parte das características que estão presentes, hoje, nas diferentes sociedades, no que diz respeito à política, relações de poder e outras coisas, têm a ver com esse assunto.
Apesar de sua importância, no entanto, não é tão simples apontar qual é a origem do primeiro Estado moderno de maneira tão definitiva. Mesmo assim, com o volume de informações existentes sobre isso, é possível levantar boas discussões que facilitem a elucidação dessa questão.
Se você tem interesse em saber mais sobre a origem do primeiro Estado moderno existente, e também sobre os diversos aspectos que giram em torno disso, não deixe de conferir este artigo até o fim. Certamente, esse tema ficará mais claro ao longo do texto. Boa leitura!
O que é o estado moderno?
Antes de enveredar de fato nas discussões sobre a origem do primeiro Estado moderno, é necessário defini-lo. Esta tarefa, inclusive, não é das mais difíceis, basta pensar no período de tempo chamado de Modernidade (ou Idade Moderna).

Foi durante esse recorte temporal (que vai do século XV ao fim do XVIII) que se teve a origem do primeiro Estado moderno e de todos os outros que o acompanharam. Estado moderno, então, é a ideia de nação estabelecida ao fim da Idade Média e no início da Idade Moderna.
Na prática, o estado moderno (ou nação moderna) é aquele que possui moldes diferentes dos observados na Idade Média. Esses moldes, por sua vez, relacionam-se com aspectos políticos, econômicos e sociais, principalmente. Para ficar mais claro, estas são as principais características de um Estado moderno:
- Existência de exército único;
- Poder político centralizado (nas mãos do monarca);
- O rei como autoridade soberana;
- Administração da nação e justiça unificadas;
- Desenvolvimento de um sistema burocrático.
Essas práticas puderam ser observadas desde a origem do primeiro Estado moderno, ainda em meados do século XV, mas continuaram sendo indispensáveis para a definição de nação moderna ao longo dos séculos seguintes.
Qual a origem do primeiro estado moderno?
Como já afirmado, a origem do primeiro Estado moderno está localizada temporalmente no século XV. Foi nessa época que reinos como Inglaterra, Espanha, França, Portugal e, um pouco mais tarde, Itália, transformaram-se no que é chamado de Estado Moderno.
Isso aconteceu por diferentes motivos para cada um deles, no entanto, um fator foi preponderante: a dissolução paulatina do sistema feudal. Em diferentes lugares da Europa ocidental, o feudalismo dava sinais de enfraquecimento e, assim, abriu as portas para o surgimento de uma nova forma de organização social.
Foi nesse contexto que se deu a origem do primeiro Estado moderno: Portugal. Os outros países citados acima também mudaram suas práticas políticas, sociais e econômicas e alinharam-se ao Modernismo, mas o reino luso é de fato considerado o primeiro a fazê-lo.
Como foi o surgimento do Estado?
Como dito acima, a grande instabilidade do sistema feudal entre os séculos XIV e XV arou a terra e plantou a semente para, mais tarde, nascer o Estado moderno como o definimos hoje.
Revoltas camponesas contra os senhores feudais, adversidades climáticas, fome, guerras e a própria peste-negra são fatores que contribuíram para o declínio do feudalismo. Esse cenário foi um fator-chave para o surgimento da ideia base do Estado moderno: centralização do poder.
Com o poder político, social e econômico nas mãos de uma única pessoa (o rei), seria possível controlar as revoltas camponesas e dar seguimento ao desenvolvimento da nação. Assim, os monarcas ganharam muito poder e puderam definir e comandar seus Estados nacionais.
Quem foi o primeiro na idealização do Estado Moderno?
Ainda sobre a origem do primeiro Estado moderno, um importante pensador italiano, Nicolau Maquiavel, deu uma grande parcela de contribuição para a sua definição conceitual.
Em sua obra máxima, O Príncipe, ele apresenta, na forma de manual, instruções que devem ser seguidas pelo monarca para a conquista e manutenção do poder político.

Ao longo do texto, Maquiavel propõe a ideia de que o Estado deve ser unificado para permanecer forte frente a ameaças militares estrangeiras e guerras civis, ao passo em que isso também é indispensável para a defesa dos fundamentos da sociedade civil.
Por pensar dessa forma, Maquiavel é considerado um dos primeiros teóricos a refletir sobre o Estado moderno, coisa que fez no início do século XVI. Até hoje, seus escritos são alvo de estudos e discussões, tamanha sua importância para a ciência política.
Bem, essas são as principais informações sobre a origem do primeiro Estado moderno e sobre os diferentes aspectos ligados ao seu surgimento. Sem dúvida, esse tema é muito interessante e merece ser estudado.