Qual a Origem do Primeiro Computador?

Pelo simples fato de, basicamente, sempre convivermos com essas máquinas atualmente, pessoas mais jovens costumam não saber a origem do primeiro computador, mesmo que ela seja recente. O estouro da tecnologia que temos atualmente, em comparação a outras descobertas, ainda é jovem, mas dominou todo o globo mais rápido que qualquer tecnologia anterior.

Entender esse processo é muito interessante pelo fato da rapidez com que os computadores dominaram todos os setores em todo o mundo. Seja para trabalho ou questões pessoais, sempre há uma máquina em algum local, graças às infinitas possibilidades que ela pode oferecer.

Pensando desse modo, separamos neste artigo as principais informações sobre a origem do primeiro computador, que era muito diferente do que conhecemos hoje em dia, mas que foi o primeiro passo para toda a revolução tecnológica que se sucedeu. Confira a seguir!

O que foi o Primeiro Computador?

Para entender a origem do primeiro computador, é importante citar que, a princípio, o uso do mesmo era apenas estratégico, pois o primeiro computador eletrônico, que foi chamado de Colossus, tinha apenas um único objetivo, decodificar códigos secretos.

O que foi o Primeiro Computador
Fonte/Reprodução: original

Já o primeiro computador com outros propósitos, chamado de ENIAC, era capaz realizar uma variedade de cálculos complexos de forma rápida e prática, algo que, em mãos humanas, poderia demorar longos períodos para ser finalizado.

Qual a origem do Primeiro Computador?

A origem do primeiro computador, assim como outras tecnologias em outros momentos da história humana, aconteceu num período de crise, mais precisamente durante a Segunda Guerra Mundial. O Colossus foi criado pelas forças britânicas para decodificar códigos secretos do exército alemão.

Já o ENIAC, abreviação de Electronic Numerical Integrator and Computer, foi desenvolvido em 1945 pelos estadunidenses John W. Mauchly e J. Presper Eckert, sendo considerado um marco na história. Porém, ele era um aparelho gigantesco, que ocupava 167 metros quadrados e pesava cerca de 30 toneladas.

Como foi a evolução do Primeiro Computador?

Após a origem do primeiro computador, houve uma verdadeira revolução tecnológica que proporcionou um avanço significativo dos computadores. Alguns anos após o surgimento do Colossus e do ENIAC, as máquinas começaram a utilizar transistores, que possibilitaram que elas pudessem ser menores e mais eficientes no uso de energia.

Após isso, tivemos o surgimento dos circuitos integrados e a ideia de sistemas operacionais, fazendo com que os computadores pudessem executar diversos programas ao mesmo tempo. Com esse avanço, começaram a chegar às máquinas para uso pessoal, além dos minicomputadores.

Quase 40 anos após a origem do primeiro computador, a tecnologia de microprocessadores permitiu que os computadores se tornassem ainda menores e potentes, com isso, eles foram capazes de utilizar interfaces gráficas de usuário, tornando a interação do cidadão com o computador muito mais fácil e prática.

Quais as opções de computadores hoje?

Nos dias de hoje, temos uma variedade de computadores que estão disponíveis para a população, cada um com diversas características e vantagens para situações e serviços específicos.

Quais as opções de computadores hoje
Fonte/Reprodução: original

Para locais fixos, temos os chamados desktops, ou computadores de mesa, que também podem ser usados como servidores, que devem ser mais potentes para armazenar e gerenciar dados ou aplicativos de uma empresa. Já na parte móvel, temos diversos tipos de computador, como notebooks, tablets, e até mesmo os smartphones, que também são uma máquina desse tipo.

É impressionante o avanço tecnológico que ocorreu desde a origem do primeiro computador, especialmente se considerarmos que isso aconteceu há pouco menos de 100 anos. Contudo, é muito importante conhecermos toda a trajetória da máquina, pois, isso nos mostra como, nesse curto período, a humanidade se superou em buscar melhorias para o nosso dia-a-dia.

Deixe um comentário