Qual a origem do pintado na telha: prato típico brasileiro

Conheça a Origem do pintado na telha e algumas curiosidades sobre o prato brasileiro aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do pintado na telha leia aqui!

Típico da culinária paranaense, o pintado na telha é uma iguaria que não pode ficar de fora da sua degustação, principalmente se você gosta de experimentar a culinária regional durante as suas viagens.

Carregada de história e cultura, essa iguaria faz parte da tradição indígena. Conheça mais sobre o pintado na telha.

O que é um pintado?

O peixe pintado é de água doce, sua característica principal, além é claro, de suas pintas, são os “bigodes” bem longos e espetados. Ele é encontrado em diversos locais do Brasil, mas em maior quantidade no Pantanal e também na Bacia do Rio São Francisco.

O que é um pintado
Fonte/Reprodução: original

O pintado é um peixe carnívoro, se alimenta de outros peixes menores e pode ser utilizado também como controle de população, principalmente no caso das tilápias criadas em tanques.

Benefícios do pintado na alimentação

Assim como demais peixes de água doce, o peixe pintado fornece excelentes vantagens para a sua saúde, como por exemplo:

Benefícios do pintado na alimentação
Por ser de água doce, são perfeitos para quem tem pressão alta ou busca controlar a pressão arterial;
Pouco calórico;
Ajuda no controle do colesterol;
Fortalece o sistema imunológico;
Desacelera o envelhecimento.

Esses são apenas alguns dos benefícios da alimentação com esse peixe, porém o modo de preparo e seus acompanhamentos também podem auxiliar.

Por que o nome pintado na telha?

Por ser extremamente saboroso, o pintado é usado como base de diversas receitas diferentes, sendo o pintado na telha uma delas. O prato foi batizado com esse nome por conta da maneira que a receita é feita.

Cozido em uma telha de barro, o pintado na telha ganha um sabor super especial por conta disso. O barro, utilizado também em panelas e travessas, garante um toque único ao prato. A telha de barro onde o pintado é preparado, neutraliza e equilibra o pH dos pratos, deixando os alimentos não só mais saudáveis, como também mais saborosos.

Qual a origem do pintado na telha?

Como outros pratos brasileiros, o pintado na telha tem origem indígena. Preparar alimentos em telhas rústicas feitas de barro, fazia parte da cultura de indígenas e padres jesuítas que moravam principalmente na cidade de Guaíra, no Paraná. Essa foi a tradição que deu origem ao pintado na telha.

Qual a origem do pintado na telha
Fonte/Reprodução: original

Conforme o tempo foi passando e a culinária evoluindo, a receita foi passando por adaptações. Inclusive, hoje a telha usada para fazer essa receita, é uma telha desenvolvida especialmente para passar pelo processo de cocção com o prato.

Como é feito o pintado na telha?

Apesar de usar ingredientes e ter um preparo simples, o pintado na telha é uma receita que demora uma média de 1 hora para ficar pronta. E ela começa bem antes, pois ao usar a telha pela primeira vez, é preciso prepará-la. É preciso impermeabilizar sua telha, usando água, óleo de cozinha e o calor do forno, para ela estar pronta para receber o peixe e prepará-lo.

Quais os tipos de pratos do pintado na telha?

O pintado na telha é consumido como prato principal e pode receber diversos tipos de acompanhamentos que irão deixá-lo ainda mais saboroso. Tradicionalmente, ele é consumido acompanhado de arroz branco e pirão de peixe. Porém, também pode receber uma farofa de banana-da-terra e até mesmo batatas assadas.

Extremamente saboroso e com muitos benefícios, o pintado na telha é um prato com sabor único e seu preparo é o que dá um toque extra não somente no sabor, como também na apresentação do prato. Vale a pena experimentar!

Deixe um comentário