Conheça a origem do pilates e como é a sua prática na atualidade aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do pilates leia aqui!
O pilates, é praticado comumente pelo público feminino, mas que tem encantado o público masculino. Ele é um método de exercícios físicos e alongamentos no qual é utilizado o próprio corpo como peso. Ele visa trabalhar o corpo como um todo, o que promove um equilíbrio físico e mental.
Através de movimentos suaves, é possível trabalhar todo o corpo, com formas contínuas e focado na concentração. Ele melhora muito a postura e condicionamento, além de exercitar os grupos musculares estabilizadores, o que dá muito mais disposição no dia a dia.
Acompanhe nosso texto e conheça um pouco sobre a origem do pilates, essa incrível prática!
Qual a origem e história do Pilates?
O Pilates foi criado na Alemanha em 1920 por Joseph Pilates que nasceu em 1880 no mesmo país. Ele tinha muitos problemas por ser uma criança raquítica, asmática, frágil entre outras coisas. E com isso passou a estudar formas para condicionar o seu próprio corpo, o que o ajudou a construir um corpo forte e sadio.

Ele procurava formas de equilíbrio do corpo e da mente, e criou diversos movimentos próprios para esse objetivo. Ele era especialista em artes como o mergulho, boxe, entre outras coisas.
Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, Joseph decidiu utilizar os tempos livres forçados para desenvolver suas ideias sobre a questão da aptidão física. Ele ensinou esses exercícios aos seus colegas e afirmou que com a ajuda dos mesmos, eles não morreram pela Influenza.
Quem pode fazer Pilates?
O método é geralmente indicado para pessoas sedentárias que não executam nenhum tipo de exercício físico. E pode ser feito por pessoas de 7 a 100 anos, pode se tratar de um exercício de baixa intensidade, é muito importante para pessoas mais velhas, por exemplo, que necessitam de práticas de atividades físicas constantes.
Exercício de Pilates: quais benefícios para o condicionamento físico
O Pilates é um sistema bem completo para melhorar o condicionamento físico, e deve ser feito para pessoas que não praticam nenhuma modalidade. Entre os benefícios mais importantes está na melhoria da flexibilidade e na mobilidade; ajuda a recuperar o equilíbrio e a coordenação motora; aumenta a força muscular e adquirir massa magra; corrige bastante a postura para quem tem má postura e trabalha no computador o dia todo, por exemplo.
Além de diversos outros benefícios, que podem te ajudar no dia a dia. Por isso, se tem alguma dúvida se realmente faz diferença, é importante fazer a inscrição em uma aula de Pilates para perceber as diferenças que ela pode causar no seu dia a dia.
Benefícios gerais do Pilates para saúde
De uma forma geral, o Pilates vai ajudar em todas as partes do seu corpo, e até na parte mental. Pois ele ajuda a estabelecer uma conexão da mente com o seu organismo. O que trás benefícios completos para a sua saúde.
Quais métodos e aparelhos utilizados no Pilates?
Assim como qualquer outra modalidade, o Pilates também tem aparelhos que compõem esse trabalho. E alguns são bem importantes para se fazer da maneira correta. Para isso vamos mostrar alguns modelos bastante utilizados por esse tipo de exercício.
1 – Aparelho Versátil – Reformer
Esse é considerado o aparelho mais utilizado para fazer pilates em todo o mundo. Ele é um aparelho bem completo, e tem formatos para trabalhar o corpo todo, com exercícios de pé e sentado. Ele trabalha toda a coordenação motora, a mobilidade e principalmente a flexibilidade.
2 – Aparelho de Pilates completo – Cadillac
Esse foi diretamente criado pelo criador do Pilates, e é um dos mais completos que existem. Ele permite o fortalecimento dos músculos, e compõe praticamente todos os tipos de exercícios que a modalidade necessita.
3 – Aparelho para studios pequenos – Step Chair
Esse aparelho além de ajudar no exercício de atletas de alta performance, pode também ser usado por qualquer pessoa. Ele é muito utilizado pelo seu formato pequeno que cabe em lugares menores.
O Pilates é muito importante para a saúde, e caso seja uma pessoa sedentária, é importante considerar a possibilidade de praticar esses tipos de exercícios. E em pouco tempo poderá perceber a diferença na qualidade de vida.