Conheça a origem do pilates e como é a sua prática na atualidade

Conheça a Origem do Pilates e toda a sua prática na atualidade aqui no Origem das coisas. Para saber mais do surgimento do Pilates leia aqui!

Você sabe qual a origem do Pilates e como ele atua? O Pilates é um exercício físico que vem se tornando cada vez mais presente, pois é um método que além dos exercícios e alongamentos, que fazem muito bem para a saúde física, também ajuda muito na saúde mental.

Essa prática é indicada para todas as pessoas e idades, até mesmo crianças, por serem exercícios de baixa intensidade, com movimentos suaves, que trabalham vários grupos musculares. O Pilates aumenta a força e flexibilidade dos músculos de forma natural, melhora a postura, o alongamento, e também a concentração da pessoa.

Qual a origem e história do Pilates?

A origem do Pilates vem de Joseph Pilates. Ele foi uma criança com muitos problemas de saúde, como febre reumática, asma e raquitismo (falta de vitamina D), mas tudo isso o deu forças para que fosse atrás de estudos e práticas que melhorassem sua condição física, consequentemente tendo um corpo mais saudável e forte.

Para Joseph, sua má postura e respiração ineficiente eram as causas de seus problemas de saúde, com isso, ele começou a se exercitar ao ar livre e melhorar sua respiração. Com  o passar do tempo, Joseph tornou-se um esportista, fazia muitos esportes como mergulho, esqui, ginástica, boxe, entre outros, até artista de circo ele foi.

Qual a origem e história do Pilates
Fonte/Reprodução: original

Conforme o tempo passava, Joseph Pilates aprofundava seus conhecimentos e começava a criar sua própria filosofia. Estudava acrobacias, yoga, kung fu, movimento e condicionamento físico, misturando práticas de exercícios e saúde do Oriente e do Ocidente.

Somente durante a Primeira Guerra Mundial, a qual Joseph foi preso em um campo de concentração, na Ilha Main, ele passou a desenvolver suas práticas e estudos com os presos, que tinham problemas físicos. 

Com a evolução de melhora dos presos, Joseph aumentava o nível de dificuldade dos exercícios, para que ganhassem mais força e flexibilidade, além de trabalhar o controle da respiração e da mente. Ele afirmava que graças às técnicas que foram ensinadas aos seus colegas presos, nenhum deles morreu na grande epidemia de Influenza que teve em 1918.

Hoje em dia o Pilates é um dos exercícios mais procurados para quem deseja um melhor condicionamento físico, para a melhora da força muscular, controle mental e respiratório. Até mesmo pessoas que buscam sair de um comportamento sedentário buscam essa prática.

Quem pode fazer Pilates?

O Pilates é indicado para homens, mulheres, idosos, crianças e até mesmo gestantes. Seus exercícios não são complicados de fazer, e com o passar do tempo, a pessoa ganha mais prática, ficando assim muito mais fáceis de serem feitos.

Exercício de Pilates: quais benefícios para o condicionamento físico

Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre os benefícios que o Pilates tem em nosso corpo, conforme for praticado, e claro, da sua alimentação, essa prática é ótima para emagrecimento e definição muscular. Por isso, é ideal sempre ter o acompanhamento de um Nutricionista para que você consiga atingir seus objetivos.

Benefícios gerais do Pilates para saúde

O Pilates ainda tem inúmeros benefícios para a nossa saúde, entre eles: Aumento da flexibilidade, aumenta a força física e mental, alivia o stress e ansiedade, melhora a respiração, o equilíbrio, corrige a postura do corpo, melhora a concentração, fortalece os músculos abdominais, alivia dores musculares, elimina toxinas do corpo, auxilia na prevenção contra a osteoporose, e por aí vai.

Quais métodos e aparelhos utilizados no Pilates?

Você pode praticar o Pilates Solo ou como também é chamado, Mat Pilates. Essa técnica pode ser executada com o próprio corpo, e com acessórios, sem a ajuda de aparelhos. 

Em alguns casos pode exigir um maior esforço de quem pratica, e o uso de força muscular, alongamento, consciência corporal e equilíbrio serão importantes, mas não quer dizer que será mais difícil de fazer. Com o tempo, o corpo se acostuma e a prática naturalmente é melhor executada.

Mas também existe o método de Pilates em aparelhos, que como é de se supor, a execução dos movimentos são com ajuda de aparelhos. Os exercícios realizados em aparelhos são controlados, de forma rítmica, com respiração e correção da postura, assim como também é feito no Pilates Solo. Os aparelhos: Chair, Cadillac, Barrel e Universal Reformer são os mais importantes aparelhos criados por Joseph Pilates.

  • Chair: Tem como objetivo alongar a musculatura paravertebral e mobilizar a coluna vertebral.
  • Cadillac: Treina o controle abdominal, e mobiliza a coluna vertebral.
  • Barrel: Faz o alongamento dos músculos isquiotibiais.
  • Universal Reformer: Alonga os músculos quadríceps femoral, iliopsoas e da cadeia posterior do membro imovel.

Com a origem do Pilates, deu-se a origem de um dos melhores métodos para quem quer unir exercícios para a melhoria do corpo e da mente, e como vimos aqui, os benefícios são diversos. Não esqueçam que a junção de uma boa alimentação traz resultados muito mais satisfatórios.

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