Saiba a Origem do Piano e o que é aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do instrumento musical, leia aqui!
Você certamente já ouviu e provavelmente apreciou seu som, mas você sabe qual é a origem do piano? O piano é um instrumento que há séculos encanta os amantes de uma boa música.
O seu som harmonioso e que passa uma espécie de paz é muito apreciado por todos os amantes de música clássica, tudo isso faz desse instrumento um dos mais tradicionais do mundo, e um símbolo da arte musical.
Hoje vamos conhecer a origem do piano, como e por que o instrumento foi criado e outras características. Confira!
O que é o piano?
Antes de conhecer a origem do piano, vamos tentar entender o que é esse instrumento musical. O piano é um instrumento de teclas onde o músico ao teclar move algumas cordas que dão o seu som característico.

Hoje, os instrumentos tradicionais ainda existem, porém, os pianos elétricos também são bastante comuns e tem um funcionamento digital. E no caso dos pianos elétricos, não há cordas em sua utilização, mas ainda assim eles são considerados piano legítimos.
Qual a origem do piano?
Agora iremos conhecer de fato a origem do piano e o que está por trás da criação do instrumento! O piano foi inventado no século 18 na Itália por Bartolomeo Cristofori, que se baseou em outro instrumento de teclas e cordas, o cravo, para criar o piano que conhecemos. Uma crítica de Cristofori a respeito do cravo é que o instrumento não permitia um controle do volume.
Essa ideia se fixou em Cristofori que acabou culminando na origem do piano, um instrumento muito mais capaz de ser controlado pelos músicos, dando uma intensidade diferente para o som, algo que o cravo não permitia.
História do piano
Após a origem do piano, mesmo com sua fama e sucesso, demorou um bom tempo para que o instrumento chegasse ao nível de refinamento que tem hoje. Alguns acréscimos foram acontecendo ao longo dos anos, alguns demoraram mais de um século para acontecer. Quase no fim do século 18, o inglês John Brodwood criou os pedais direito e de surdina.
Já em 1821 foi a vez do francês Sébastien dar sua contribuição criando uma forma de teclas serem apertadas repetidamente.
Quem criou?
Embora o piano tenha recebido atualizações necessárias, a origem do piano se deve exclusivamente a Bartolomeo Cristofori. Bartolomeo nasceu em 1655 e era um músico, na verdade, um especialista no assunto. Bartolomeo fabricava instrumentos, entre eles o cravo, e por isso mesmo teve os insights que o levaram a criar o piano.
Como o piano funciona?
O piano tradicional, aquele que foi criado por Cristofori, funciona com cordas, que são acionadas no momento em que o músico dedilha as teclas. Ao dedilhar as teclas, o músico aciona um martelo que bate a corda em uma posição específica e de modo específico a gerar determinada nota, em um processo semelhante a uma alavanca.
Quais as teclas do piano?
O piano tem obviamente um teclado, onde estão dispostas as teclas. Essas teclas até podem variar, indo de no mínimo 85 para no máximo 88. As teclas eram originalmente feitas de marfim, e até hoje podemos achar pianos com essa composição. Porém, devido à caça ilegal de elefantes, é cada vez mais comum, felizmente, o uso do marfim artificial.

Visualmente o teclado tem duas teclas, as brancas e as pretas, sendo as brancas em maior número chamadas de notas “naturais”, enquanto as pretas notas que modificam as brancas em determinadas situações.
Qual a importância do piano?
Desde a origem do piano o instrumento já foi trazido à vida para dar mais complexibilidade para as músicas. O piano é capaz de notas mais complexas e é um instrumento que marcou a música ocidental profundamente. Há estudos que indicam que ouvir composições complexas do piano pode ser um grande estímulo intelectual.
Agora que já aprendeu a origem do piano e as principais características desse objeto, não deixe de ouvir composições clássicas deste instrumento!
1 comentário em “Qual a origem do Piano?”